Page 47 - Revista EAA - Edição 72
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FERROVIÁRIO


                               Ferrovias vicinais



                               Para possibilitar o acesso de produtores regionais ao modal sobre
                               trilhos, especialista propõe a implantação das short lines no Brasil,
                               aproveitando linhas subutilizadas pelas concessionárias
                               Fábio Ometto

                               Desde que a gestão da malha ferroviária brasilei-  os resultados trazidos pelas concessões no modal
                               ra passou para as mãos da iniciativa privada, na  ferroviário poderiam ter sido consideravelmente
                               segunda metade dos anos 1990, o setor de trans-  muito maiores e abrangentes. A razão para que
                               porte de cargas sobre trilhos do país ganhou um  eles tenham ficado apenas no campo das poten-
                               impulso excepcional, resultante da maior eficiên-  cialidades é que, dentro de toda a infraestrutura
                               cia em planejamento e gestão, e, sobretudo, dos  absorvida pelos gestores privados, apenas parte
                               bilionários  investimentos  despejados  pelas  con-  das ferrovias é plenamente utilizada.
                               cessionárias. De acordo com o último balanço di-  “A ocupação efetiva das vias não chega a 50%
                               vulgado pela Associação Nacional dos Transpor-  da rede sob concessão”, afirma o diretor do Ins-
                               tadores Ferroviários (ANTF), o volume de cargas  tituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de
                               movimentado pelas estradas de ferro do país mais  Transportes (Idestra), Jean Carlos Pejo, apoiado
                               do que dobrou nesses quase 20 anos, subindo de  em estudos de diversas entidades ligadas ao se-
                               137,2 milhões de toneladas, em 1997, antes das  tor de ferrovias. “Isso significa que cerca de 10
                               privatizações,  para 307,5 milhões de  toneladas,  mil km de malha viária ferroviária está subutili-
                               em 2014 – um salto de 124,1%.             zada ou com serviços operacionais encerrados”,
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                                  Entretanto, apesar do avanço impressionante,  relata o executivo.

















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           outubro/novembro/dezembro                                                                        47
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