Page 34 - Revista EAA 79
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PONTO DE VISTA


                                            O eterno e o moderno




                       A velocidade das     Um sonho de crescimento próspero exige que não se perca de vista aquilo
                          mudanças nos      que é essencial, e o essencial é ser um criador legítimo de valor duradouro
                       assusta e, muitas    para aqueles que escolhemos servir.
                        vezes, nos deixa      Essa virtude é posta em prova constantemente quando não resistimos em
                          desnorteados,     dar prioridade ao que é moderno ao invés do que é essencial, do que é eterno.
                            provocando      É falta de inteligência não estar aberto ao novo, mas o importante é nos pro-
                    impactos inusitados     teger daquilo que pode roubar o valor duradouro que nos sustenta no tempo.
                          em nossa vida       A Torre Eiffel nunca ficará velha. Ela é eterna! No entanto, nela es-
                      e na das empresas     tão os elevadores mais atuais, feitos por uma empresa líder mundial que

                                            respeitou os desenhos originais e os tornaram o que há de mais moderno
                                            na área. A sua iluminação, então, é a mais sofisticada. São linhas de LEDs
                                            e de canhões de luz de última geração, que fazem dela uma das vitrines
                                            mais exuberantes que conhecemos. A Torre Eiffel nos faz ver que há duas
                                            dimensões que devem ser levadas em conta em um empreendimento
                                            que busca ser próspero: uma que cuida do eterno e outra que traz o moder-
                                            no para fortalecer o eterno.
                                              Empresas válidas, aquelas que a sociedade admira, respeita e conspira a
                                            favor, sabem que o eterno é o seu gesto de servir; servir todos aqueles que
                                            elas afetam e os que são afetados por ela.
                                              O grande equívoco das empresas que perdem valor tem sido o de subordi-
                                            nar o eterno à moda da vez, ao moderno.
                                              Cultivar clientes e colaboradores, estimular acionistas e promover a
                                            sociedade são virtudes duradouras de um negócio vencedor; o resto é mero
                                            ferramental, moderno e passageiro.
                                              Virtudes não tem prazo de validade, são eternas.


                                            José Carlos Teixeira Moreira é da Escola de Marketing Industrial



























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