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REGIONAL
Seção São Paulo
necedores e pesquisadores.
O programa técnico do
simpósio teve início com a Simpósio de testes
participação do economista-
chefe da Federação da Agri- e simulações
cultura do Rio Grande do Sul
(Farsul), Antônio da Luz, que
falou sobre os critérios de deci- Autonomia perante matrizes é o desafio
são adotados pelos agricultores para o desenvolvimento local, apontam
para a compra de máquinas engenheiros
agrícolas. Para o economista,
ainda há, no Brasil, um cam-
po vasto para a indústria de Capazes de prever erros e acertos no processo de desenvol-
máquinas agrícolas aumentar vimento, as ferramentas de testes e simulações têm como
seu market share. Na sequência, contribuir com as demandas do programa Rota 2030 em se-
Carlos Cogo, sócio-diretor da gurança veicular e eficiência energética.
Cogo Inteligência em Agronegócios, fez uma análise do agro- O 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações
negócio para 2018/2019, em um cenário nacional e global. foi realizado em São Paulo sob a direção de Leandro Garbin,
O painel “Perspectivas de Mercado de Máquinas Agríco- membro da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL e
las: a Visão do Fabricante” foi uma das atividades mais aguar- diretor da VirtualCAE. Na abertura, Gábor Deák, da SAE
dadas do evento e contou com a participação de Alexandre BRASIL, mencionou o simpósio como oportunidade para
Blasi, da New Holland Agriculture; Henrique Karsburg, discutir a participação da indústria local na revolução tec-
da Case IH do Brasil; Jak Torrets Junior, da Mahindra do nológica por meio de ferramentas avançadas de desenvolvi-
Brasil; Rodrigo Bonato, da John Deere; e Werner Santos, da mento.
AGCO. O evento foi mediado pelo jornalista Frederico Oli- Jonathan Peter Marxen, da Mercedes-Benz, falou sobre
vi. Para os executivos, vivemos um momento bastante posi- campo de provas da fabricante, em Iracemápolis (SP). Mai-
tivo para a agricultura brasileira, com supersafras de grãos e con Molon, do Campo de Provas Randon, mostrou metodo-
recordes na produção de algodão, além de inflação controlada logia de testes de durabilidade acelerada em implementos ro-
e taxas de juros atraentes. doviários. Paulo Sergio Pomaleski, da Smarttech, apresentou
O programa da tarde iniciou-se com um painel de tecno- plataforma de IoT (Internet das Coisas), que disponibiliza
logia. Robert Laschober, do grupo Hella, apresentou a CAB em tempo real informações do veículo em ensaio de dura-
Concept Cluster. Segundo o austríaco, esta plataforma foi bilidade. Juan Carlos Dehoyos, da Bridgestone, mostrou as
criada por fornecedores de indústrias líderes em seus respec- características do campo de provas de São Pedro (SP).
tivos segmentos, pela Universidade de Dresden (Alemanha) Lucas Figueiró Berto, da ZEN, falou sobre o desenvol-
e outras associações inovadoras. vimento de uma polia para alternador com sistema de roda
Em seguida, Josemir Silva, da Dana Fora-de-estrada apre- livre e amortecimento torcional. Gabriel Radaelli Piazza, da
sentou soluções inovadoras para a nova geração de veículos Suspensys, apresentou avaliação da vida em fadiga de suporte
agrícolas. Para finalizar o painel de tecnologia, Jonas Rafael de molas de suspensão traseira de um caminhão-plataforma.
Reis, da Stara, falou sobre Inovação, o ingrediente essencial Edinilson Alves Costa, da Ford, comparou metodologias
para a evolução. Reis demonstrou como uma empresa brasi- para o cálculo da vida em fadiga de uma solda em reserva-
leira, de gestão familiar, pode ser inovadora, desenvolvendo tório de fluido de um caminhão. Giovanni Prandini, da Vir-
soluções adequadas às condições específicas do mercado re- tualCAE, analisou propriedades mecânicas em peças produ-
gional, num processo mais ágil e focado. O debate subse- zidas por manufatura aditiva. Davi Cury, da Siemens PLM,
quente foi mediado pelo consultor Amilcar Silva Centeno. encerrou o painel com a experiência obtida em testes com
A programação foi encerrada com a participação de Pedro motores elétricos na China.
Valente, da Amaggi Agro, que falou sobre o futuro do agro- José Eduardo Silva, da Volkswagen, apresentou estudo
negócio. Para o executivo, nos próximos cinco anos, devemos para a otimização de crashbox, a partir de técnicas de me-
passar por uma transformação tecnológica mais ampla da tamodelos. Ramon Juan Silva, da ESI Group, falou sobre o
qual estamos acostumados, pois teremos vários eventos tec- Whiplash, teste virtual de segurança. Rudinixon Moreira Bi-
nológicos ocorrendo simultaneamente. n tencourt, da FCA, mostrou simulador de dinâmica veicular
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