Page 32 - Revista EAA 79
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REGIONAL


                                                             Seção São Paulo
                                  necedores e pesquisadores.
                                     O programa técnico do
                                  simpósio teve início com a   Simpósio de testes
                                  participação do economista-
                                  chefe da Federação da Agri-  e simulações
                                  cultura do Rio Grande do Sul
                                  (Farsul), Antônio da Luz, que
                                  falou sobre os critérios de deci-  Autonomia perante matrizes é o desafio
                                  são adotados pelos agricultores   para o desenvolvimento local, apontam
                                  para a compra de máquinas   engenheiros
                                  agrícolas. Para o economista,
                                  ainda há, no Brasil, um cam-
                                  po  vasto  para  a  indústria  de   Capazes de prever erros e acertos no processo de desenvol-
                                  máquinas agrícolas aumentar   vimento, as ferramentas de testes e simulações têm como
                                  seu market share. Na sequência,   contribuir com as demandas do programa Rota 2030 em se-
                                  Carlos Cogo, sócio-diretor da   gurança veicular e eficiência energética.
          Cogo Inteligência em Agronegócios, fez uma análise do agro-  O 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações
          negócio para 2018/2019, em um cenário nacional e global.   foi realizado em São Paulo sob a direção de Leandro Garbin,
            O painel “Perspectivas de Mercado de Máquinas Agríco-  membro da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL e
          las: a Visão do Fabricante” foi uma das atividades mais aguar-  diretor da VirtualCAE. Na abertura, Gábor Deák, da SAE
          dadas do evento e contou com a participação de Alexandre   BRASIL, mencionou o simpósio como oportunidade para
          Blasi, da New Holland Agriculture; Henrique Karsburg,   discutir a participação da indústria local na revolução tec-
          da Case IH do Brasil; Jak Torrets Junior, da Mahindra do   nológica por meio de ferramentas avançadas de desenvolvi-
          Brasil; Rodrigo Bonato, da John Deere; e Werner Santos, da   mento.
          AGCO. O evento foi mediado pelo jornalista Frederico Oli-  Jonathan Peter Marxen, da Mercedes-Benz, falou sobre
          vi.  Para os executivos, vivemos um momento bastante posi-  campo de provas da fabricante, em Iracemápolis (SP). Mai-
          tivo para a agricultura brasileira, com supersafras de grãos e   con Molon, do Campo de Provas Randon, mostrou metodo-
          recordes na produção de algodão, além de inflação controlada   logia de testes de durabilidade acelerada em implementos ro-
          e taxas de juros atraentes.                        doviários. Paulo Sergio Pomaleski, da Smarttech, apresentou
            O programa da tarde iniciou-se com um painel de tecno-  plataforma de IoT (Internet das Coisas), que disponibiliza
          logia. Robert Laschober, do grupo Hella, apresentou a CAB   em tempo real informações do veículo em ensaio de dura-
          Concept Cluster. Segundo o austríaco, esta plataforma foi   bilidade. Juan Carlos Dehoyos, da Bridgestone, mostrou as
          criada por fornecedores de indústrias líderes em seus respec-  características do campo de provas de São Pedro (SP).
          tivos segmentos, pela Universidade de Dresden (Alemanha)   Lucas Figueiró Berto, da ZEN, falou sobre o desenvol-
          e outras associações inovadoras.                   vimento de uma polia para alternador com sistema de roda
            Em seguida, Josemir Silva, da Dana Fora-de-estrada apre-  livre e amortecimento torcional. Gabriel Radaelli Piazza, da
          sentou soluções inovadoras para a nova geração de veículos   Suspensys, apresentou avaliação da vida em fadiga de suporte
          agrícolas. Para finalizar o painel de tecnologia, Jonas Rafael   de molas de suspensão traseira de um caminhão-plataforma.
          Reis, da Stara, falou sobre Inovação, o ingrediente essencial   Edinilson Alves Costa, da Ford, comparou metodologias
          para a evolução. Reis demonstrou como uma empresa brasi-  para o cálculo da vida em fadiga de uma solda em reserva-
          leira, de gestão familiar, pode ser inovadora, desenvolvendo   tório de fluido de um caminhão. Giovanni Prandini, da Vir-
          soluções adequadas às condições específicas do mercado re-  tualCAE, analisou propriedades mecânicas em peças produ-
          gional, num processo mais ágil e focado. O debate subse-  zidas por manufatura aditiva. Davi Cury, da Siemens PLM,
          quente foi mediado pelo consultor Amilcar Silva Centeno.  encerrou o painel com a experiência obtida em testes com
            A programação foi encerrada com a participação de Pedro   motores elétricos na China.
          Valente, da Amaggi Agro, que falou sobre o futuro do agro-  José Eduardo Silva, da  Volkswagen, apresentou estudo
          negócio. Para o executivo, nos próximos cinco anos, devemos   para a otimização de crashbox, a partir de técnicas de me-
          passar por uma transformação tecnológica mais ampla da   tamodelos. Ramon Juan Silva, da ESI Group, falou sobre o
          qual estamos acostumados, pois teremos vários eventos tec-  Whiplash, teste virtual de segurança. Rudinixon Moreira Bi-

          nológicos ocorrendo simultaneamente.            n  tencourt, da FCA, mostrou simulador de dinâmica veicular
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