Page 6 - Revista EAA - Edição 84
P. 6
Painéis temáticos tanto parceiras como usuários, e nossa
missão é gigante”, apontou a executiva.
A mudança do comportamen-
O tema central do Congresso deste ano foi aprofundado to dos consumidores para o futuro
da mobilidade já começou. É o que
em nove painéis temáticos ao longo de três dias apontou uma pesquisa apresentada
durante o Painel Internacional, que
mostrou que 90% dos consumidores
E qual o caminho para alcançar a mobi- novos projetos que a companhia dis- comprariam carros elétricos. De acor-
lidade ideal e o transporte sustentável? ponibilizará em breve no país, como do com Ricardo Bacellar, líder do setor
Esta foi uma das principais questões o serviço de frete. “A Uber tem total in- automobilístico da KPMG, a indús-
debatidas durante o Painel Presiden- teresse em trocar conhecimento com tria não é mais quem dita regras de
tes, que reuniu Christopher Podgorski, empresas centenárias da indústria au- mercado, e sim o consumidor. “Não
presidente do Congresso SAE BRASIL tomobilística, pois nosso negócio está é a tecnologia que vem à frente, mas
2019 e presidente e CEO Scania Latin planejado para ir além do transporte somos nós que correspondemos ao
America, Cláudia Woods, gerente-geral de passageiros. O nosso desafio é con- interesse do nosso ‘patrão’, que é o
sênior da Uber Brasil, Maurício Barros, tinuar replicando o know-how dessa cliente, sendo que 96% dos consumi-
presidente da DHL Brasil, Mauro Cor- modalidade para outros negócios, dores chegam às concessionárias com
reia, presidente da SAE BRASIL e do como o Uber Eats, sistema de entrega a decisão de compra praticamente
Grupo Caoa, e Rafael Paniagua, presi- em domicílio de comida que já está tomada e suas escolhas se baseiam,
dente da ABB Brasil. disponível no Brasil, e Uber Freight, que principalmente, em informações obti-
Para Podgorski, o mercado conver- conecta caminhoneiros a empresas das na internet”, revelou.
ge para automação, conectividade e que precisam transportar seus bens de E não é somente o comportamen-
eletrificação num futuro próximo. No uma cidade para outra. Mesmo sendo to do consumidor que mudou. Em cin-
entanto, o setor não pode depender uma plataforma tecnológica, estamos co anos, a internet vai crescer quatro
de regulamentações definidas para impactando a sociedade. São vidas e vezes e até 2040 os usuários farão 4 mil
agir. “Temos dois caminhos a perse- pessoas que estão atrás do aplicativo, interações por dia no celular.
guir: esperamos tudo maturar ou co- Para conseguir acompanhar a evo-
meçamos agora a buscar as respostas lução do mercado na mesma veloci-
e soluções de forma proativa. Num Painel Presidentes: Rafael Paniagua, dade, a indústria automobilística deve
futuro, conseguiremos espaços des- da ABB Brasil, Maurício Barros, seguir a tendência de conectividade e
carbonizados? Uma missão difícil, mas da DHL Brasil, Cláudia Woods, da investir cada vez mais na descarboni-
é possível de ser alcançada”, salientou. Uber Brasil, Christopher Podgorski, zação e autonomia dos veículos. Essas
Como demonstração da disrup- da Scania, Mauro Correia, da questões foram debatidas no Painel
ção na mobilidade, a gerente-geral da SAE BRASIL, e o mediador do painel, Engenheiros-Chefes, que teve como
Uber Brasil, Cláudia Woods, apresentou Gábor Deák, da SAE BRASIL tema central “Ecossistema de Mobili-
dade: Cenário Nacional x Cenário In-
ternacional”.
Com menos emissão de CO 2 e me-
nores custos nos transportes de carga
e passageiros, os veículos ferroviários
assumem protagonismo quando o
assunto é sustentabilidade. Este foi o
tom do Painel Ferroviário. Para a en-
genharia ferroviária, o desafio é buscar
uma gestão sustentável com o uso
eficiente dos recursos naturais, assim
como reduzir substancialmente a ge-
ração de resíduos por meio da preven-
ção, que tem como base a redução,
reciclagem e reúso dos componentes
ferroviários em todos os seus estágios.
Novas alternativas como biocom-
bustível, biogás e sistemas eletrificados
foram listadas como caminhos mais
6 outubro/novembro/dezembro