Page 11 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


           Congresso

           SAE BRASIL 2019





           Dez lições de um debate sobre            3. O modelo de aprendizado ainda tem o
           educação de Engenharia                     vício de engenheiros ensinando engenhei-

           Mauro C. Andreassa, chair do Comitê de     ros, psicólogos ensinando psicólogos e
           Educação da SAE BRASIL                     assim por diante. Com a complexidade dos
                                                      projetos, mais e mais conhecimentos são
           Nada mais primoroso que ouvir sem filtros e   fundamentais, e isso já foi dito no parágrafo
           sem julgamentos a sociedade interessada em   anterior. Mas se engenheiros continua-
           educação. Do último debate sobre Educação de   rem ensinando engenheiros, pode ser que
           Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2019,   não causemos a nossa própria ruptura, tão
           aprendemos:                                importante para o futuro. Devemos buscar
                                                      a polinização cruzada, com equipes mistas
           1.  O estudante deve assumir o protagonismo   de docentes trabalhando em ambientes
             do aprendizado e, com isso, deve organi-  de redes de comunicação colaborativa.
             zar seu raciocínio diante dessa autonomia   Desse modo, haveria uma construção de
             conquistada. Muito embora as universidades   conhecimento, competências e habilidades
             estejam dedicadas a transformar as formas   socioemocionais na comunidade discente,
             de ensino, como, por exemplo, sala de aula   de acordo com a nova demanda do mercado
             invertida, EAD, podcast, híbrido, etc., nada   de trabalho e de vivência em uma sociedade
             disso tira a responsabilidade do aluno sobre   em plena evolução, além do estágio supervi-
             o seu próprio aprendizado. O professor se   sionado – para os alunos, que seja parte do
             torna um “mediador” do processo da busca   conteúdo complementar das escolas como
             pela informação ou um curador do conhe-  um pensamento lateral, algo a ser oferecido
             cimento. Outra questão nasce no individuo   como mentoria ou plataforma.
             como “protagonismo de si mesmo”
                                                    4.  As escolas buscam criar ambientes repletos
           2. O conhecimento é não linear, pois a vida   de laboratórios, oficinas, garagens com a
             tampouco é linear. O sistema de aprendi-  mentalidade hands on de forma a se asseme-
             zado é histórica e artificialmente linear e as   lhar tanto quanto possível à realidade, contu-
             escolas se esforçam por romper essa lineari-  do, ainda permanecem artificiais, e nada,
             dade, aumentando o envolvimento entre os   absolutamente nada, é mais real e brutal que
             cursos. Cabe à universidade criar o ambiente   a própria realidade. Estágios e trabalhos são
             criativo para o aprendizado, o que compre-  fundamentais para formar o engenheiro.
             ende a pluralidade e a transdisciplinaridade,   As IES devem estabelecer novas parcerias
             na medida em que o futuro significa resolver   (comodatos e convênios) com a indústria. O
             problemas e conhecimentos monofacetados   Baja, o AeroDesign, e vários outros progra-
             não potencializar este objetivo. Além disso,   mas da SAE incentivam muito a abordagem
             o pensamento linear é limitado e se torna   hands on. Nos cabe intensificá-los e incen-
             um gargalo no processo de construção do   tivá-los. Toda ação da SAE deveria possuir
             conhecimento e de atuação em um novo     alunos como parte integrante, incluindo
             modelo de mercado de trabalho. Vários    alunos do ensino médio.
             fatores devem ser considerados, mas os mais
             relevantes são a formação e a atualização do   5.  O ser que rotulamos como “jovem” é cada
             corpo docente e o estreitamento com esse   vez mais imediatista e impaciente. Não
             novo mercado de trabalho.                podemos criticar essa atitude, pois é o re-

           outubro/novembro/dezembro                                                                        11
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