Page 7 - Revista EAA - Edição 84
P. 7

sustentáveis para a mobilidade. Essa é  por intermédio da Economia Circular.  luentes no meio ambiente. Por isso, so-
           a conclusão dos profissionais e lideran-  Este modelo econômico reorganizado  luções tecnológicas desenvolvidas em
           ças do setor de engenharia que estive-  enfoca o planejamento nos sistemas  busca da mobilidade mais sustentável
           ram no Painel Caminhões e Ônibus.  de produção e consumo baseado no  permearam  as  discussões  do  Painel
           Com mais de 50 indústrias de biodiesel  projeto eficiente do produto.  Transformação Digital, que reuniu
           no Brasil, é possível alcançar alta produ-  E numa sociedade que caminha  executivos-chefes de Informações de
           tividade desse combustível. Entretanto,  para o futuro mais rápido do que o  fabricantes de autoveículos e líderes
           a falta de regulamentação é apontada  processo educacional, o  Painel Edu-  de startups.
           como o principal entrave e, antes de  cação de Engenharia  debateu os   No entanto, há ainda um caminho
           2023, não há qualquer previsão para  principais  aspectos  que  envolvem  a  longo a ser percorrido para que os veí-
           que seja comercializado no mercado  formação dos futuros profissionais de  culos sejam mais sustentáveis. Isso por-
           brasileiro.                       engenharia. Transversalidade  do  cur-  que, na visão das fabricantes de auto-
             Sob um novo prisma, o  Painel  rículo, multidisciplinaridade e atenção  veículos, baterias e segurança veicular
           Operações  Industriais Conectadas  ao psicossocial dos alunos devem ser  são os principais desafios de veículos
           abordou o tema desenvolvimento,  o foco da formação diante dos novos  elétricos e híbridos. O tema foi o foco
           vislumbrando a necessidade de uma  desafios da mobilidade.          do Painel Veículos Elétricos e Híbri-
           mudança  dos  atuais paradigmas,  ati-  Os debatedores foram unânimes  dos e especialistas nessas tecnologias
           vidades, custos, qualidade e gestão de  ao avaliar que o ecossistema atual de  mostraram as estratégias que estão
           toda a cadeia de suprimentos. Uma  transporte não  é  nada  sustentável  e  sendo  adotadas  por  suas empresas
           nova era das navegações e a sustenta-  que é necessário criar e aplicar novas  para esse segmento, tanto nos veículos
           bilidade surgem como parâmetros tec-  tecnologias que interrompam o cres-  leves quanto nos pesados, e na área de
           nológicos que serão potencializados  cimento da curva de emissão de po-  segurança veicular.


             Apresentação de trabalhos técnicos


             com alto potencial de aplicação



             Durante o Congresso foram       Volkswagen do Brasil, que recebeu uma premiação em dinheiro, além de
             apresentados 98 papers          ser convidado pela SAE BRASIL a visitar e apresentar seu paper na edição
             (trabalhos técnicos) nas        2020 do Congresso SAE INTERNATIONAL, em abril próximo, nos EUA.
             sessões técnicas em três salas.   O “Melhor Paper Internacional” veio da Espanha e foi para Maria
             Os estudos selecionados se      de Odriozola Martínez, da Applus IDIADA, pelo trabalho “Resolution
             destacaram pelo alto potencial   751/18 – Implementation of WorlDSID in Side Impact Protocols in
             de utilização e aplicabilidade por  Brazil”, na área de Segurança.
             indústrias e áreas de pesquisa e
             desenvolvimento (P&D). Testes
             e simulações ficaram no topo da
             lista dos temas recebidos pelo
             Comitê Técnico, seguidos pela
             área de motores e transmissões.
               O trabalho eleito como
             “Melhor Paper Nacional” foi
             “The effective use of ethanol
             for greenhouse gas emissions
             reduction in a diesel engine”,
             na área de Powertrain (motores
             e transmissões), de autoria de
             Vinicius Bernardes Pedrozo, da



           outubro/novembro/dezembro                                                                          7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12