Page 10 - Revista EAA - Edição 88
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CAPA BIOGÁS
Os Scania do ciclo
Otto podem ser
operados com gás
natural e biometano
Com a produção de biogás na nova unidade, a Raízen nia, que desde a década de 1940 já atua com gás. Em 2014,
estima evitar o lançamento de 4,2 mil toneladas de CO na a empresa trouxe para o Brasil ônibus movidos a gás para
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atmosfera e emitir 4 mil CBios por ano a mais. demonstrações em diversas cidades do País. Com a assina-
“A contribuição para a emissão de CBios com o biogás tura do Acordo de Paris, a Scania assumiu o papel de líder
cria um benchmark de eficiência entre as usinas, estimulan- na mudança por um transporte mais sustentável, olhando
do-as e oferecendo um incentivo financeiro, pois a essência sempre os três aspectos: ambiental, social e econômico”,
do RenovaBio é premiar quem produz combustíveis capa- conta o engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Sca-
zes de reduzir a emissão de carbono ou até torná-la negati- nia Latin America, César Augusto Stahlschmidt.
va”, salienta Alessandro Gardemann. Os caminhões movidos a biometano da Scania foram
adquiridos principalmente por frotistas de grandes com-
Caminhões movidos a biometano panhias, que vislumbram descarbonizar suas operações e
A Scania tem investido em caminhões a gás no Brasil. A contribuir para reduzir as emissões de CO .
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empresa comercializou na Fenatran 2019 os primeiros ca-
minhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV) ou bio- Tratores movidos a biometano
metano e Gás Natural Liquefeito (GNL), entregues no O agronegócio tem também estimulado o uso de biome-
primeiro semestre de 2020. tano em máquinas agrícolas. A New Holland Agriculture,
Os motores a gás da Scania operam segundo o ciclo Otto, do grupo CNH Industrial, possui o programa de tratores
com ignição por centelha. O motor pode ser usado com gás Methane Power movidos a biometano.
natural e biometano, e vem equipado com o sistema de baixa “Os primeiros trabalhos feitos na nossa área de inova-
pressão e turbocompressor com inter-resfriador. ção começaram em 2013, e durante dois anos foram tes-
Com desempenho similar ao dos motores a diesel, os tados conceitos. Em 2016, os primeiros protótipos foram
caminhões movidos a gás têm chamado atenção não só pela a campo para validar o desenvolvimento de um motor a
redução de até 90% da emissão de CO , mas pelo baixo ruí- biometano. Em 2019, o projeto de um produto comercial
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do, que chega a ser até 50% menor, ou três decibéis a menos foi aprovado, e o início das vendas seria no final de 2021”,
que nos caminhões a diesel. explica o gerente de marketing da New Holland Agricultu-
“O foco na sustentabilidade está muito presente na Sca- re, Nilson Righi. Dois protótipos estão em testes no Brasil.
10 outubro/novembro/dezembro