Page 11 - Revista EAA - Edição 88
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"O foco na sustentabilidade está muito
                                        A New Holland conta     presente na Scania, que desde a década de
                                           com o programa       1940 já atua com gás."
                                        Methane Power, com
                                        tratores a biometano    César Augusto Stahlschmidt






             “Nossos projetos de tratores duram, em média, três anos.   digestores a partir de biomassa gerada na própria fazenda
           Como neste caso se trata de um conceito totalmente novo, o   e depois da purificação se torna o biometano combustível.
           projeto levou mais tempo, mas agora já estamos finalizando   Isso porque não existe uma malha de gasodutos nas áreas
           os testes de campo demandados pela nossa engenharia. Todos   agrícolas do País”, reconhece.
           os testes corroboram os resultados de desempenho, economia,   A New Holland acredita que o peso do biometano vai
           emissões de poluentes e custos de manutenção, que são simi-  aumentar na medida em que os custos de produção fiquem
           lares ou melhores do que com as versões diesel”, ressalta Righi.  mais atraentes. “O que temos observado é que este tipo de
             Entre os principais benefícios do trator movido a bio-  energia teria a sua geração e uso localizado dentro das fa-
           metano destaca-se a economia nos gastos com combustível,   zendas num cenário de médio prazo. Vamos oferecer aos
           já que o valor do metro cúbico do biometano produzido na   nossos clientes uma solução completa, através de parcerias
           fazenda é, no mínimo, 25% menor que o preço do litro de   com empresas de biodigestores e de purificação de gás para
           diesel (1 m³ de metano equivale a 1 L de diesel). Já com   desenvolver soluções competitivas”, aposta Righi.
           relação à questão ambiental, a redução da poluição é de, no   O trator a biometano da New Holland é equipado com
           mínimo, 80% quando comparado ao diesel e, considerando   o motor NEF de seis cilindros que utiliza uma avançada e
           a emissão de particulados, a redução é quase total, expli-  eficiente tecnologia de combustão especificamente desen-
           ca Righi. “Isso significa dizer que, em geral, a pegada de   volvida para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, mar-
           carbono numa fazenda com os tratores e demais veículos   ca da CNH Industrial, pioneira em soluções a gás natural
           movidos a metano pode ser zerada ou até negativa. Existe   há mais de 20 anos. Os 180 cv de potência e 740 N·m (75,5
           ainda a questão de conforto do operador, pois há uma redu-  m·kgf) de torque são os mesmos do motor equivalente a
           ção significativa no nível de ruído”, reforça.      diesel. Além disso, a motorização NEF 6 tem a mesma du-
             Os tratores protótipos estão tendo um excelente de-  rabilidade e os mesmos intervalos de serviço, mas com uma
           sempenho, seja em aplicações de grãos, seja em de cana-  redução de custos de até 30%. n
           -de-açúcar. No caso do Brasil, Nilson Righi menciona que
           a questão logística do gás tem uma importância maior do   *Mariele Previdi é jornalista com pós-graduação em Jornalismo Econômi-
           que na Europa. “Aqui é preciso aplicar o conceito de ‘fa-  co. É diretora da Attuale Comunicação, empresa de assessoria de imprensa
           zenda autossustentável’, em que o gás é produzido em bio-  e produção de conteúdo especializada em agronegócios.

           outubro/novembro/dezembro                                                                        11
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