Page 23 - Revista EAA - Edição 88
P. 23
O Brasil é o
segundo maior
produtor e
consumidor
mundial de
biocombustíveis
O RenovaBio tem como objetivo incentivar
a utilização de combustíveis renováveis
de filtro, calcário, diesel e fertilizantes, realizando um benchmarking caminhões, maquinário para agricultura e aviação. A Scania e
positivo com vistas à melhoria do seu processo operacional e foco a Toyota, por exemplo, já incluíram no seu portfólio veículos
na redução de emissões. E isso tanto em terras próprias quanto que utilizam o etanol e também a eletrificação, caso do ônibus
nas áreas dos fornecedores de cana-de-açúcar, aumentando con- a etanol e do Toyota Corolla Híbrido Flex. A Scania tam-
sideravelmente a escala de abrangência do programa. bém oferece caminhões a biometano. Porém, certamente, mais
Além disso, somente são elegíveis para o RenovaBio aquelas pode ser feito, aprimorando os motores e criando alternativas
terras que possuam o Cadastro Ambiental Rural ativo e que não viáveis, inclusive no caso da aviação, investindo, portanto, em
tenham sofrido desmatamento a partir de dezembro de 2017, tecnologias que atendam um mercado carente.
incentivando assim a manutenção das florestas e vegetação na- Fazendo uma retrospectiva nas ações tomadas nos últimos
tiva. É um processo de “win-win”, em que o produtor ganha anos, são inegáveis os avanços que o Brasil conseguiu pôr em
na produção mais limpa e a sociedade ganha no combate às prática através do uso dos biocombustíveis. Foi o país pioneiro
mudanças climáticas e na melhoria da qualidade do ar. nessa dimensão, trazendo inovação não somente no campo das
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil é o tecnologias, mas também nas políticas de Estado e de governo.
segundo maior produtor e consumidor mundial de biocom- Precisamos agora ter coragem para continuar inovando, e im-
bustíveis. Atualmente, já se tem consciência de que o etanol plementar as medidas necessárias ao aplacamento dos efeitos
reduz entre 70% e 90% as emissões de GEE na comparação das mudanças climáticas, para que, na minha próxima mudan-
com o combustível fóssil. Em 2019, a participação do etanol ça de residência, as soluções de mobilidade estejam cada vez
no consumo de combustíveis por veículos leves atingiu 48,3%. mais conectadas com os combustíveis renováveis. n
Contudo, para não perdermos o passo no futuro da econo-
mia verde, ainda falta a indústria brasileira desenvolver tecno- *Monica Jaén é bióloga e advogada, gerente de Sustentabilidade e Meio
logias para maior uso de biocombustíveis na frota pesada de Ambiente da Copersucar S.A.
outubro/novembro/dezembro 23