Page 26 - Revista EAA - Edição 88
P. 26
CAPA WEB FÓRUM
rados aos dos combustíveis fósseis, que ainda são os mais uti-
lizados nos veículos automotivos comerciais. Por serem deri-
vados do petróleo, são considerados uma fonte de energia não
renovável, responsável pela emissão de CO2 e de outros gases
e vapores prejudiciais à saúde.
Segundo os participantes desse primeiro painel, as opções
apresentadas reforçam que o setor não deve se focar em uma
solução ou outra, mas sim em unir esforços para a adoção de
mais de uma opção. É preciso também entender a necessidade
de uma norma única, que auxilie na compreensão de qual delas
O tema “Veículos elétricos e híbridos” foi debatido por três é a melhor, tendo em vista a realidade de cada cenário.
palestrantes convidados: um deles foi Fábio Kazuki Uema, O segundo painel de cenário de caminhões e ônibus no
membro do Conselho Superior da SAE BRASIL
Brasil, no segundo dia do WEB FÓRUM, abordou o uso das
novas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado para
a prevenção de acidentes e ampliação da segurança para o con-
dutor do veículo e aqueles que estão à sua volta.
Com a entrada da Internet das Coisas (IoT), do Big data e
da implementação da tecnologia 5G, as startups, a indústria e
os parceiros apresentam soluções remotas, em que a integração
com os veículos se faz necessária para o setor da mobilidade. A
conectividade passa a ter um papel primário para a continui-
dade e o desenvolvimento deste modelo de negócios.
Participaram do debate o vice-presidente R&D da Daimler
O painel “Ferroviário” colocou em discussão as iniciativas para Trucks China, Marcus Kliewer, o diretor de Manutenção da
o aumento da eficiência energética em operações de carga Viação Cometa, Julio Scalisse, o coordenador de Inovação da
Tegma Gestão Logística, José Carlos de Souza Filho, e o chefe
de Inovação da Marcopolo, Petras Amaral Santos, com a mo-
deração de Oliver Schulze, membro da Comissão de Seguran-
ça Veicular da SAE BRASIL.
O debate concluiu que a segurança é um ponto de atenção
e um desafio para todo o setor de mobilidade, pois implica em
um olhar mais focado em soluções que garantam o bem-estar
não apenas do condutor dos veículos, mas também de toda a
sociedade inserida em seu trajeto. O uso da conectividade é o
O grupo do painel “Internacional” debateu os novos conceitos caminho mais rápido e seguro para alcançar esse objetivo, por
de mobilidade e seus impactos nos clientes, mercado,
operações e negócios meio do desenvolvimento de ferramentas que, com análise das
informações coletadas, ofereçam soluções ágeis e efetivas para
garantir maior segurança no trânsito.
O futuro da mobilidade é com
veículos elétricos e híbridos
O tema “Veículos elétricos e híbridos” foi debatido por três pa-
lestrantes convidados, que abordaram a eletrificação veicular e
seus impactos no futuro da mobilidade e da sustentabilidade.
O diretor de Produtos e Estratégia de Eletrificação na em-
presa Robert Bosch GmbH, Bruno Ahrens, o diretor-executi-
vo de P&D para América do Sul na empresa Schaeffler Brasil,
O tema “Educação na Engenharia” discutiu a formação Cláudio Fernandes de Castro, Fábio Kazuki Uema, membro
dos futuros profissionais e sobre como eles estão sendo do Conselho Superior da SAE BRASIL com moderação do
preparados para o mercado diretor de Planejamento Estratégico da HPE Automotores
26 outubro/novembro/dezembro