Page 27 - Revista EAA - Edição 88
P. 27
do Brasil, Reinaldo Muratori, destacaram o meio ambiente, a rem superados. Com a moderação do gerente de Programas P&D
qualidade do ar e a eficiência energética como os fatores mais da Embraer, André Gasparotti, o painel contou com a participa-
importantes para determinar os rumos da mobilidade urbana ção de Paul Malicki, executivo-chefe da Flapper, que é a primeira
e das novas gerações de veículos. plataforma de aviação executiva sob demanda do Brasil, e André
As três perspectivas da eletrificação abordadas no painel Stein, executivo-chefe da EVE Urban Air Mobility Solutions, que
apontam que esse tipo de propulsão já é uma realidade irrever- estava incubada na EMBRAERX e foi lançada como empresa in-
sível com relação à mobilidade urbana, mesmo que ainda não dependente em outubro de 2020 para desenvolver o ecossistema da
seja realizada em larga escala para resolver desafios relacionados UAM (sigla em inglês para Mobilidade Aérea Urbana).
a clima, urbanização, qualidade do ar e conectividade. Os par- O desenvolvimento desse ecossistema é motivado princi-
ticipantes concordaram que fatores ambientais e a qualidade de palmente pela expectativa de se ter uma mobilidade urbana
vida precisam ser considerados para a evolução das tecnologias mais eficiente, a fim de que as pessoas gastem menos tempo
e para a presença em massa de veículos elétricos e híbridos nas para se deslocar de um local a outro e que tenham mais segu-
cidades. Nesse cenário, o Brasil tem um importante papel por rança nos transportes. Esse movimento oferece diversas opor-
ter uma matriz favorável e permitir a junção das tecnologias de tunidades para se desenvolver no Brasil soluções para uma
eletrificação e dos motores flexíveis em combustível. mobilidade aérea sustentável e do futuro. A união de esforços
Iniciativas para o aumento nas dimensões do Estado, academia, indústria e sociedade será
fundamental e o maior dos desafios para nos posicionarmos
da eficiência energética em com destaque, sinalizaram os participantes do painel.
operações ferroviárias
O Painel Ferroviário colocou em discussão as iniciativas que Ruptura por meio dos novos
estão sendo desenvolvidas para o aumento da eficiência ener- conceitos de mobilidade
gética em operações ferroviárias de carga. As apresentações O Painel Internacional do WEB FÓRUM SAE BRASIL de-
foram realizadas por Fabrício Frade, gerente de Engenharia bateu a ruptura por meio dos novos conceitos de mobilidade
de Operações e Tecnologia, e Lucas Valente, especialista em e seus impactos nos clientes, mercado, operações e negócios,
Material Rodante, ambos da VLI Logística, e Marcelo Souza, destacando a importância dos veículos elétricos para o fortale-
gerente de Engenharia de Produto da Greenbrier Maxion, e cimento da indústria automobilística.
mediadas por Vicente Abate, presidente da Associação Brasi- Participaram do debate o vice-presidente de Compras Região
leira da Indústria Ferroviária (Abifer). SAM da Volkswagen do Brasil, Martin Fries, o chefe de Opera-
O painel mostrou diferentes iniciativas em pleno funcio- ções da TOGG, Sérgio Rocha, a diretora associada de Industry
namento e outras ainda sendo aprimoradas para que o setor X da Accenture Brasil, Renate Fuchs, e o diretor de Compras
ferroviário continue evoluindo no que diz respeito à eficiência América Latina da Mercedes-Benz do Brasil, Matthias Kaeding,
energética. Os participantes demonstraram como é possível, com mediação do engenheiro de Desenvolvimento de Produto
por meio de tecnologias empregadas no dia a dia das opera- da Mercedes-Benz do Brasil, Jonathan Peter Marxen.
ções, e com ações pontuais, como o reforço no treinamento No novo cenário, a eletricidade, a conectividade e a susten-
dos seus maquinistas, como otimizar o transporte de cargas, tabilidade estarão cada vez mais em pauta, uma vez que a infra-
diminuir o consumo de combustível e minimizar os ruídos estrutura necessária para a implantação de tecnologias já está
gerados pelas locomotivas e vagões. Todos com o mesmo ob- estruturada. Quem ganha espaço a partir de agora são os novos
jetivo: alcançar o máximo potencial dos seus equipamentos, conceitos de mobilidade e condução elétrica e autônoma.
consumindo menos recursos naturais. Ao final do debate, os painelistas foram unânimes em afir-
mar que as tendências da globalização e os novos conceitos
O futuro da mobilidade aérea da mobilidade não podem ser implementados de forma igual
Pensar em um cenário de veículos voadores como o do dese- em todas as regiões do mundo. Características regionais de
nho Os Jetsons não é para um futuro muito distante. Grandes matriz energética, poder aquisitivo, infraestrutura dos países,
metrópoles terão em seus céus um tráfego significativo de eV- aceitação pública e regulamentações precisam ser levadas em
TOLs, veículos elétricos com pouso e decolagem verticais, a consideração por quem está atuando neste complexo cenário.
um preço acessível para a população, facilitando a mobilidade
de milhões de pessoas no mundo todo. A inclusão na mobilidade é a
O Painel Aeroespacial do WEB FÓRUM SAE BRASIL se missão dos futuros engenheiros
propôs a debater como será a mobilidade aérea do futuro sob diver- Pensando em atender às necessidades de mobilidade de todas
sos aspectos relacionados à sua viabilização, barreiras e desafios a se- as pessoas, o trabalho dos futuros engenheiros, que hoje estão
outubro/novembro/dezembro 27