Page 27 - Revista EAA - Edição 88
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do Brasil, Reinaldo Muratori, destacaram o meio ambiente, a   rem superados. Com a moderação do gerente de Programas P&D
           qualidade do ar e a eficiência energética como os fatores mais   da Embraer, André Gasparotti, o painel contou com a participa-
           importantes para determinar os rumos da mobilidade urbana   ção de Paul Malicki, executivo-chefe da Flapper, que é a primeira
           e das novas gerações de veículos.                   plataforma de aviação executiva sob demanda do Brasil, e André
              As três perspectivas da eletrificação abordadas no painel   Stein, executivo-chefe da EVE Urban Air Mobility Solutions, que
           apontam que esse tipo de propulsão já é uma realidade irrever-  estava incubada na EMBRAERX e foi lançada como empresa in-
           sível com relação à mobilidade urbana, mesmo que ainda não   dependente em outubro de 2020 para desenvolver o ecossistema da
           seja realizada em larga escala para resolver desafios relacionados   UAM (sigla em inglês para Mobilidade Aérea Urbana).
           a clima, urbanização, qualidade do ar e conectividade. Os par-  O desenvolvimento desse ecossistema é motivado princi-
           ticipantes concordaram que fatores ambientais e a qualidade de   palmente pela expectativa de se ter uma mobilidade urbana
           vida precisam ser considerados para a evolução das tecnologias   mais eficiente, a fim de que as pessoas gastem menos tempo
           e para a presença em massa de veículos elétricos e híbridos nas   para se deslocar de um local a outro e que tenham mais segu-
           cidades. Nesse cenário, o Brasil tem um importante papel por   rança nos transportes. Esse movimento oferece diversas opor-
           ter uma matriz favorável e permitir a junção das tecnologias de   tunidades para se desenvolver no Brasil soluções para uma
           eletrificação e dos motores flexíveis em combustível.  mobilidade aérea sustentável e do futuro. A união de esforços
           Iniciativas para o aumento                          nas dimensões do Estado, academia, indústria e sociedade será
                                                               fundamental e o maior dos desafios para nos posicionarmos
           da eficiência energética em                         com destaque, sinalizaram os participantes do painel.
           operações ferroviárias
           O Painel Ferroviário colocou em discussão as iniciativas que   Ruptura por meio dos novos
           estão sendo desenvolvidas para o aumento da eficiência ener-  conceitos de mobilidade
           gética em operações ferroviárias de carga. As apresentações   O Painel Internacional do WEB FÓRUM SAE BRASIL de-
           foram realizadas por Fabrício Frade, gerente de Engenharia   bateu a ruptura por meio dos novos conceitos de mobilidade
           de Operações e Tecnologia, e Lucas Valente, especialista em   e seus impactos nos clientes, mercado, operações e negócios,
           Material Rodante, ambos da VLI Logística, e Marcelo Souza,   destacando a importância dos veículos elétricos para o fortale-
           gerente de Engenharia de Produto da Greenbrier Maxion, e   cimento da indústria automobilística.
           mediadas por Vicente Abate, presidente da Associação Brasi-  Participaram do debate o vice-presidente de Compras Região
           leira da Indústria Ferroviária (Abifer).            SAM da Volkswagen do Brasil, Martin Fries, o chefe de Opera-
              O painel mostrou diferentes iniciativas em pleno funcio-  ções da TOGG, Sérgio Rocha, a diretora associada de Industry
           namento e outras ainda sendo aprimoradas para que o setor   X da Accenture Brasil, Renate Fuchs, e o diretor de Compras
           ferroviário continue evoluindo no que diz respeito à eficiência   América Latina da Mercedes-Benz do Brasil, Matthias Kaeding,
           energética. Os participantes demonstraram como é possível,   com mediação do engenheiro de Desenvolvimento de Produto
           por meio de tecnologias empregadas no dia a dia das opera-  da Mercedes-Benz do Brasil, Jonathan Peter Marxen.
           ções, e com ações pontuais, como o reforço no treinamento   No novo cenário, a eletricidade, a conectividade e a susten-
           dos seus maquinistas, como otimizar o transporte de cargas,   tabilidade estarão cada vez mais em pauta, uma vez que a infra-
           diminuir o consumo de combustível e minimizar os ruídos   estrutura necessária para a implantação de tecnologias já está
           gerados pelas locomotivas e vagões. Todos com o mesmo ob-  estruturada. Quem ganha espaço a partir de agora são os novos
           jetivo: alcançar o máximo potencial dos seus equipamentos,   conceitos de mobilidade e condução elétrica e autônoma.
           consumindo menos recursos naturais.                   Ao final do debate, os painelistas foram unânimes em afir-
                                                               mar que as tendências da globalização e os novos conceitos
           O futuro da mobilidade aérea                        da mobilidade não podem ser implementados de forma igual
           Pensar em um cenário de veículos voadores como o do dese-  em todas as regiões do mundo. Características regionais de
           nho Os Jetsons não é para um futuro muito distante. Grandes   matriz energética, poder aquisitivo, infraestrutura dos países,
           metrópoles terão em seus céus um tráfego significativo de eV-  aceitação pública e regulamentações precisam ser levadas em
           TOLs, veículos elétricos com pouso e decolagem verticais, a   consideração por quem está atuando neste complexo cenário.
           um preço acessível para a população, facilitando a mobilidade
           de milhões de pessoas no mundo todo.                A inclusão na mobilidade é a
              O Painel Aeroespacial do WEB FÓRUM SAE BRASIL se   missão dos futuros engenheiros
           propôs a debater como será a mobilidade aérea do futuro sob diver-  Pensando em atender às necessidades de mobilidade de todas
           sos aspectos relacionados à sua viabilização, barreiras e desafios a se-  as pessoas, o trabalho dos futuros engenheiros, que hoje estão

           outubro/novembro/dezembro                                                                        27
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