Page 31 - Revista EAA - Edição 88
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O presidente do WEB FÓRUM SAE BRASIL, Max
Forte, reforçou a qualidade dos painéis e o quanto os temas
debatidos ao longo dos três dias serão importantes para os
próximos passos e decisões de toda a cadeia da mobilidade
no País. “Foi um grande desafio fazer o evento on-line após
28 anos de realização do congresso presencial, mas o nível das
discussões e a atualidade do que foi apresentado deixou cla-
ra a absoluta relevância da SAE BRASIL no papel de reunir
participantes, como empresas, entidades, academia, governos e
terceiro setor para fomentar o diálogo em prol do desenvolvi-
mento da engenharia da mobilidade”, finalizou.
“Testes e Simulações, Veículos e Performance e A cobertura completa de todos os 15 painéis do evento pode
Combustíveis e Recursos Energéticos” foi mediado ser conferida no portal da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br/. n
pelo professor Gilberto Martha de Souza
APRESENTAÇÃO DE PAPERS
Um dos painéis do WEB FÓRUM SAE BRASIL foi dedicado
à apresentação de três trabalhos de pesquisa nas
categorias Testes e Simulações, Veículos e Performance
e Combustíveis e Recursos Energéticos. O professor
associado da Universidade de São Paulo (USP) Gilberto
Martha de Souza foi o mediador do painel.
Com o título “Automotive midrails metamodeling”, as
longarinas foram o objeto do estudo feito pelo pós-
graduando em engenharia mecatrônica pela USP Lucas
Pires da Costa, em trabalho realizado com a professora
do Departamento de Engenharia Mecatrônica, também
da Universidade de São Paulo, Larissa Driemeier.
Apresentado pelo engenheiro de Sistema de
O trabalho “Effect soft engine cooling system Arrefecimento da FCA Fiat Chrysler Automóveis, Fabrício
design on fuel consumption – a numerical assessment” Thomaz, o trabalho “Effect soft engine cooling system
foi apresentado por Fabrício Thomaz design on fuel consumption – a numerical assessment”
é uma análise do efeito do sistema de arrefecimentodo
motor sobre o consumo de combustível de um veículo,
feita a partir de uma abordagem numérica. O paper foi
produzido por Fabrício Thomaz, José Guilherme Coelho
Baêta, Augusto César Teixeira Malaquias e Glauber
Assunção Resende de Paula.
A pesquisa “Effect of biodiesel blends on the aging
of Euro VI after treatment system” foi exposta pelo
engenheiro sênior de Produto da Umicore Brasil, Lucas
Antônio Nunes da Silva, e faz referência às normas da
oitava fase do Programa de Controle da Poluição do
Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entrarão
em vigor a partir de janeiro de 2022, sobre limites de
emissão de gases poluentes de veículos comerciais com
motor a diesel. Participaram desse estudo Lucas Antônio
Nunes da Silva, Danilo Tomaz e Edson Paixão,
A pesquisa “Effect of biodiesel blends on the aging da Umicore Brasil, Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo,
of Euro VI after treatment system” foi exposta pelo Maria Clara Kremer Faller e Mauro Iurk Rocha,
engenheiro sênior de Produto da Umicore Brasil, da Petrobrás, e Gustavo Teixeira, da FPT Industrial.
Lucas Antônio Nunes da Silva
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julho/agosto/setembroo/novembro/dezembro