Page 31 - Revista EAA - Edição 88
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O presidente do  WEB FÓRUM SAE BRASIL, Max
                                                               Forte, reforçou a qualidade dos painéis e o quanto os temas
                                                               debatidos ao longo dos três dias serão importantes para os
                                                               próximos passos e decisões de toda a cadeia da mobilidade
                                                               no País. “Foi um grande desafio fazer o evento on-line após
                                                               28 anos de realização do congresso presencial, mas o nível das
                                                               discussões e a atualidade do que foi apresentado deixou cla-
                                                               ra a absoluta relevância da SAE BRASIL no papel de reunir
                                                               participantes, como empresas, entidades, academia, governos e
                                                               terceiro setor para fomentar o diálogo em prol do desenvolvi-
                                                               mento da engenharia da mobilidade”, finalizou.
           “Testes e Simulações, Veículos e Performance e        A cobertura completa de todos os 15 painéis do evento pode
           Combustíveis e Recursos Energéticos” foi mediado    ser conferida no portal da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br/. n
           pelo professor Gilberto Martha de Souza


                                                                APRESENTAÇÃO DE PAPERS

                                                                Um dos painéis do WEB FÓRUM SAE BRASIL foi dedicado
                                                                à apresentação de três trabalhos de pesquisa nas
                                                                categorias Testes e Simulações, Veículos e Performance
                                                                e Combustíveis e Recursos Energéticos. O professor
                                                                associado da Universidade de São Paulo (USP) Gilberto
                                                                Martha de Souza foi o mediador do painel.
                                                                Com o título “Automotive midrails metamodeling”, as
                                                                longarinas foram o objeto do estudo feito pelo pós-
                                                                graduando em engenharia mecatrônica pela USP Lucas
                                                                Pires da Costa, em trabalho realizado com a professora
                                                                do Departamento de Engenharia Mecatrônica, também
                                                                da Universidade de São Paulo, Larissa Driemeier.
                                                                Apresentado pelo engenheiro de Sistema de
           O trabalho “Effect soft engine cooling system        Arrefecimento da FCA Fiat Chrysler Automóveis, Fabrício
           design on fuel consumption – a numerical assessment”    Thomaz, o trabalho “Effect soft engine cooling system
           foi apresentado por Fabrício Thomaz                  design on fuel consumption – a numerical assessment”
                                                                é uma análise do efeito do sistema de arrefecimentodo
                                                                motor sobre o consumo de combustível de um veículo,
                                                                feita a partir de uma abordagem numérica. O paper foi
                                                                produzido por Fabrício Thomaz, José Guilherme Coelho
                                                                Baêta, Augusto César Teixeira Malaquias e Glauber
                                                                Assunção Resende de Paula.
                                                                A pesquisa “Effect of biodiesel blends on the aging
                                                                of Euro VI after treatment system” foi exposta pelo
                                                                engenheiro sênior de Produto da Umicore Brasil, Lucas
                                                                Antônio Nunes da Silva, e faz referência às normas da
                                                                oitava fase do Programa de Controle da Poluição do
                                                                Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entrarão
                                                                em vigor a partir de janeiro de 2022, sobre limites de
                                                                emissão de gases poluentes de veículos comerciais com
                                                                motor a diesel. Participaram desse estudo Lucas Antônio
                                                                Nunes da Silva, Danilo Tomaz e Edson Paixão,
           A pesquisa “Effect of biodiesel blends on the aging   da Umicore Brasil, Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo,
           of Euro VI after treatment system” foi exposta pelo   Maria Clara Kremer Faller e Mauro Iurk Rocha,
           engenheiro sênior de Produto da Umicore Brasil,      da Petrobrás, e Gustavo Teixeira, da FPT Industrial.
           Lucas Antônio Nunes da Silva

           outubr                                                                                           31
           julho/agosto/setembroo/novembro/dezembro
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