Page 23 - Revista EAA - Edição 92
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Após números estudos, de governos e indústria, a
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                                                                  propulsão de aeronaves elétricas emergiu como um

                                                                  Sustainability Report (Boeing, 2021).




           pessoas e cargas ao redor do mundo, com aumento da de-  são, em sua maioria, movidas a propulsão híbrido-elétrica,
           manda média anual de 5% ao ano nas últimas duas décadas.   combinando o uso de baterias e combustíveis obtidos de
           Todos os dias, aviões transportam mais de 30 milhões de   fontes renováveis.
           passageiros e mais de 30 bilhões de dólares em mercadorias,   Na aviação de grande porte, o hidrogênio é a principal
           passando de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial   fonte de energia utilizada, viabilizada pelo avanço dos ma-
           (ICAO, 2019).                                       teriais mais leves para o armazenamento de combustíveis e
             A eletrificação e o hidrogênio são uma realidade como   por tecnologias de dissipação de calor para o gerenciamen-
           fontes de energia para a propulsão de veículos aéreos,   to térmico do sistema de combustível.
           combinados com os combustíveis alternativos, cuja pro-  A infraestrutura dos aeroportos melhorou sensivelmen-
           dução anual se aproxima de 500 milhões de toneladas por   te, com capacidade de fornecimento de hidrogênio verde,
           ano. Na aviação de pequeno porte, formada pela aviação   obtido a partir de fontes de energia solar e suporte à ope-
           geral e pelos eVTOLs, predominam os veículos aéreos   ração de veículos elétricos, híbrido-elétricos, além de com-
           100% elétricos, viabilizados pelo avanço da tecnologia de   bustíveis sustentáveis, disponíveis em escala global.
           armazenamento de energia de baixo impacto ambiental,   O uso intensivo de inteligência artificial, o avanço de
           que atingiu alta densidade energética e alta confiabilida-  sensores, dos sistemas e software embarcado permitiram a
           de. Houve um significativo aprimoramento da capacida-  operação de aeronaves autônomas após mais de uma déca-
           de, segurança, confiabilidade e eficiência do setor, além da   da de debate para regulamentá-las. O controle do tráfego
           redução dos custos operacionais. A segurança do trans-  aéreo tem alto grau de automação, e pilotos acessam remo-
           porte aéreo nunca foi tão alta, e a operação dos eVTOLs   tamente o controle de aeronaves somente em eventos não
           autônomos beneficia milhões de pessoas que vivem nos   previstos, como na invasão de hackers.
           grandes centros urbanos, transportando pessoas dentro   A automatização na gestão do tráfego aéreo resultou
           das cidades e entre cidades próximas.               em um aumento considerável da eficiência na operação
             As aeronaves executivas e regionais de médio porte, que   próxima a aeroportos com a adoção de trajetórias de baixo
           têm alcance de voo e capacidade de passageiros maiores,   footprint de ruído e baixo consumo de energia.

           outubro/novembro/dezembro                                                                        23
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