Page 24 - Revista EAA - Edição 92
P. 24

VIAJANDO NO TEMPO






































                                                             O Embraer Pulse Concept é um veículo terrestre não tripulado
            Em voos com longas distâncias, houve a adoção de voos   que decola verticalmente quando está no modo de aeronave
          em formação, em que aeronaves voam próximas de outras e   Conceito Pulse (Embraer, 2020)
          se beneficiam da esteira aerodinâmica para ganhar susten-
          tação, resultando em uma redução significativa da demanda
          por energia propulsiva.
            No campo da manutenção, sistemas baseados em dados
          da saúde de equipamentos e estruturas das aeronaves, dados
          de centros de serviço e das escalas de voo indicam o momen-
          to e local ideais de parada para manutenção e reposição de
          peças, garantindo níveis recordes de disponibilidade da frota.
          As estruturas das aeronaves possuem tecnologia de sensores
          impressos embarcada, capazes de indicar a presença e a evo-
          lução de trincas e outros tipos de danos imperceptíveis a olho
          nu, fazendo com que a manutenção baseada na condição das   Airbus desenvolve e promete avião ‘transparente’ para 2050
          aeronaves seja uma realidade, aumentando a segurança e re-  The Future by Airbus Report (Airbus, 2011)
          duzindo substancialmente os custos para os operadores.
            Com o avanço da manufatura aditiva, os centros de ser-
          viço passaram por uma revolução de seu modelo de negócio,
          reduzindo seus estoques drasticamente com a impressão de
          peças em diferentes materiais de acordo com a demanda.
            Novos materiais, mais leves e resistentes, reduziram as
          restrições quanto à complexidade da geometria das estru-
          turas aeronáuticas e, combinados com o avanço da eletri-
          ficação de veículos aéreos, possibilitaram configurações de
          aeronaves ultraeficientes, com uso de propulsão distribuída
          e ingestão da camada-limite, de tal forma que estruturas
          e sistemas se confundem, de tão integrados e simbióticos.   A Airbus tem a ambição de desenvolver o primeiro avião
            A  ciência  de materiais evoluiu muito, e  os chamados   comercial de emissão zero do mundo até 2035
          24                                                                           outubro/novembro/dezembro
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29