Page 32 - Revista EAA - Edição 92
P. 32

VIAJANDO NO TEMPO









 nonods fdsndosnfdos
 dsfndsonfodsnfds
 dsfnodsnfod dnfodnso



























          Há algumas décadas, já existia a preocupação
          em tornar o agronegócio mais conectado


            Além disso, ESG também pode ser usado para inves-
          timentos com critérios de sustentabilidade. Este conceito
          molda hoje as ações de grandes corporações e tem defini-
          do quem pode e quem não pode estar no mercado.
            Quando falamos em mobilidade, o “S” do ESG nos
          “salta aos olhos”, pois faz parte de ações de cuidado com
          os funcionários e do auxílio corporativo lançado na socie-
          dade. Essa é uma agenda que já chegou também ao agro-
          negócio e vem abrindo caminhos de forma muito natural.
            A crescente demanda por mobilidade gerou uma res-
          posta por parte da engenharia, com o avanço de drones,
          robôs, automação, conectividade e, acima de tudo, maior
          autonomia dentro do processo produtivo. Toda automa-
          ção e mecanização no campo é um reflexo da demanda
          por parte da sociedade e também do governo.
            E abordando o futuro, vejo que será cada vez mais co-
          nectado, baseado em dados e menos intuitivo, porém, sem
          abandonar o conhecimento secular reunido pelo produtor.
          A intuição ainda é um pilar da produção, sem abandonar
          as atuais ferramentas que nos conectam a um futuro e a
          um entendimento melhor de nossa produção no campo. Os
          dados respondem, a intuição delimita ações, por isso deve
          caminhar ao lado da tecnologia. A tecnologia potencializa   Um futuro cada vez mais conectado, mais tecnológico, mas
          a capacidade humana e transforma o trabalho, tornando-o   sem abandonar o conhecimento secular reunido pelo produtor
          32                                                                           outubro/novembro/dezembro
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37