Page 45 - Revista EAA - Edição 92
P. 45
– com base em sofisticados algoritmos de inteligência artifi- compartilhamento podem ser ampliados, tornando a pro-
cial, uma variedade de sensores e, em muitos casos, soluções priedade de veículos obsoleta.
de comunicação entre veículos ou entre eles e o ambiente Confio, ainda, que a própria necessidade de desloca-
ao seu redor – permitem uma operação independente, sem mento será muito reduzida, uma vez que o período crítico
motorista, transportando passageiros e carga sem inter- da pandemia nos mostrou que há várias formas de estar e
venção humana. As implicações de tal mudança de para- de se fazer presente em aulas, eventos e reuniões, que não
digma são imensas: veículos autônomos podem otimizar o apenas a presença física. Se o isolamento social imposto nos
espaço para passageiros, abrindo mão do volante ou outros afastou, as tecnologias da comunicação e da informação nos
elementos de controle; algoritmos de condução podem ser aproximaram de uma maneira que jamais imaginaríamos.
desenvolvidos para privilegiar o baixo consumo de energia, Eu, particularmente, sou um entusiasta do futuro – mui-
novamente contribuindo para a redução de emissões; o uso to mais que apenas um otimista. Vejo sempre o progresso da
dos sensores pode colaborar para uma redução significativa ciência e da tecnologia com olhos admirados, e acredito que
nos acidentes de trânsito, inclusive porque situações como não devemos jamais temê-la, tentar freá-la ou exercer qual-
conduzir embriagado deixam de existir em um cenário em quer controle limitante. Está claro, porém, que o Estado terá
que não é mais necessário dirigir. Estes são apenas alguns um papel fundamental para promover a concertação dos
possíveis efeitos da revolução que a autonomia pode trazer. atores envolvidos em todos esses processos, usando tanto
É fato que os grandes centros têm sofrido há décadas sua capacidade de regulação como seu potencial de fomento
com as consequências negativas do transporte, especial- para estimular o desenvolvimento das tecnologias de uma
mente o individual: poluição, engarrafamentos e acidentes forma sustentável, buscando o bem-estar da população e a
são uma constante, especialmente em grandes aglomerações redução das desigualdades, especialmente na prestação dos
de países em desenvolvimento. As novas tecnologias deve- serviços públicos. É para construir esse futuro e tornar essas
rão baratear o transporte de massa, reduzindo a demanda previsões uma realidade que nós, do Ministério da Ciência,
por veículos individuais; modelos de negócio baseados em Tecnologias e Inovações, trabalhamos diariamente. n
outubro/novembro/dezembro 43