Page 29 - Revista EAA - Edição 93
P. 29

ISTOCKPHOTO




















































             Os investimentos em ciência básica, fomentados prin-  em ciência básica, ao mesmo tempo em que as incertezas
           cipalmente por recursos públicos, representam sementes   para a iniciativa privada ainda são altas, uma vez que muitas
           para as inovações tecnológicas, mas não são suficientes para   vezes ainda não é possível analisar claramente o retorno
           garantir que se transformarão em inovações tecnológicas.   sobre os investimentos. Esse é o momento em que muitas
           A caminhada de maturidade tecnológica é repleta de incer-  tecnologias promissoras, com grande potencial de disrup-
           tezas, obstáculos e armadilhas pelo caminho.        ção, em geral, morrem. Esse momento do ciclo do PD&I é
             Na outra ponta do desenvolvimento tecnológico, os in-  conhecido como “vale da morte”.
           vestimentos em desenvolvimento de produto, com tecnolo-  A aversão ao risco da indústria é plenamente compre-
           gias com maior prontidão, apresentam incertezas reduzidas   ensível, por exemplo, quando analisamos alguns aspectos
           e estão mais próximos de se tornarem inovação. Para essas   da indústria da mobilidade. Na indústria automobilística,
           situações, a iniciativa privada tem um forte estímulo para   o ciclo de adoção de novas tecnologias, quando ligadas ao
           investir, uma vez que há uma maior clareza do retorno num   powertrain ou segurança veicular, depende basicamente das
           período mais curto.                                 exigências de legislação. Esse mercado, de capital intensi-
             No meio do caminho entre a ciência básica e o desen-  vo, tem como característica longos períodos de desenvolvi-
           volvimento  de  produtos, temos  as  tecnologias  em  níveis   mento, algo como dez anos entre a ideia e as vendas de um
           de maturidade intermediários, onde o apetite para inves-  novo veículo. Consequentemente, os custos de lançamento
           timentos pelo poder público diminui pelos custos que au-  de um novo produto são altíssimos e um fracasso de mer-
           mentam exponencialmente em relação aos investimentos   cado pode resultar na morte de uma marca.

           janeiro/fevereiro/março                                                                          29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34