Page 32 - Revista EAA - Edição 93
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SAE BRASIL E A MOBILID
           SAE BRASIL E A MOBILIDADEADE
        FOTOS: ISTOCKPHOTO



























             O desafio da

               mobilidade


           "HUMANA"




         Enxergamos a mobilidade pelas lentes da tecnologia, mas agora estamos diante
         de uma geração que trocou o desejo de posse pelo desejo de uso, o que nos coloca
         perante a tendência de que ela será elétrica, conectada, autônoma e usada como
         um serviço. Essa perspectiva muda muita coisa


         Por Patrícia Acioli*



                mobilidade remete, à primeira vista, a tudo que é   nologia. Essa abordagem nos coloca diante da tendência de
                móvel ou capaz de se movimentar e, em nosso dia   que ela será elétrica, conectada, autônoma e usada como um
         A a dia, isso se traduz no transporte de pessoas e de   serviço. Porém, indiferentemente do modal, carros, bicicle-
          cargas. Para mim, o conceito está diretamente ligado à li-  tas, patinetes, metrô, trem, ônibus, caminhões ou drones,
          berdade – a possibilidade de ir e vir livremente.    são as pessoas o usuário ou cliente final. Essa perspectiva
            Agora, quando a pandemia arrefece no Brasil, após dois   humana muda muita coisa.  Seja investimentos em modelos
          anos de isolamento e restrições no convívio social, fica ain-  de negócio e em infraestrutura, seja a construção de políti-
          da mais evidente a relevância do tema. O boom do e-com-  cas públicas, a bussola das decisões em mobilidade está no
          merce, a busca por qualidade de vida, a urgência de reduzir a   comportamento da sociedade e seu bem maior. Isso torna
          emissão de gases de efeito estufa, a digitalização ditando o   imperativo ampliar a perspectiva de inclusão e acesso, bem
          futuro e a logística como atividade de primeira necessidade   como os direitos humanos à luz das escolhas que fazemos.
          são apenas alguns indicadores de que os caminhos para a   Estamos diante de uma geração que trocou o desejo de
          mobilidade estão sendo transformados e aqui me encontro   posse pelo desejo de uso, e com esse hábito de consumo
          contribuindo para que essa nova realidade seja mais justa,   entramos na Era da Conveniência, também na mobilida-
          resiliente e sustentável. Por isso aceitei o convite para estar   de. Porém, fica evidente que o contraponto dessa como-
          mais próxima das discussões e iniciativas às quais a SAE   didade geradora de negócios para alguns é subemprego
          Brasil se dedica.                                  para outros. Apenas a título de exemplo, uma pesquisa
            Costumamos enxergar mobilidade pelas lentes da tec-  realizada pelo projeto Fairwork avaliou as condições de
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