Page 40 - Revista EAA - Edição 94
P. 40

SAE 4MOBILITY






































         Seis grupos de trabalho (GTs) atuam em cadeias industriais estratégicas




                                                             globais para o país. Medidas estão sendo definidas junto à
                                                             Secretaria de Competitividade para avaliar demandas para
                                                             montar uma operação por aqui.
                                                                Todos os grupos estavam travando discussões frutíferas
                                                             e aproximando temas importantes das cadeias produtivas,
                                                             quando a crise de semicondutores parou muitas linhas de pro-
                                                             dução em todo o mundo. Foi quando o MiBI se mostrou mais
                                                             necessário,  e logo  se formou o  GT6, para semicondutores,
          União de esforços de dezenas de empresas para um   item que uniu rapidamente todas as extremidades das cadeias
          objetivo comum: produzir 15 mil ventiladores pulmonares   e mostrou que o Brasil não estava tão distante das tecnologias
          no Brasil.  Veja o Filme: https://www.youtube.com/  demandadas para se produzir semicondutores. Porém, faltava
          watch?v=aHJM2ltdQLs&ab_channel=Mercedes-BenzBrasil  ter essa noção como país e focar no que é fundamental para
                                                             que as foundries, parte fundamental da cadeia, se instalassem
            Assim surgiram o GT1, para os produtos metálicos   aqui, assim como garantir a aprovação do Programa de Apoio
          acabados, que engloba estampados, fundidos, soldados, aço,   ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicon-
          alumínio, etc., o GT2, para os componentes eletroeletrôni-  dutores e Displays (Padis) no final de 2021 e reestruturá-lo
          cos, que, junto com as demais associações, vem encontrando   em meados de 2022 para criar as condições para atrair grandes
          melhores práticas multissetoriais, o GT3, para subconjun-  fabricantes mundiais. No entanto, há um período máximo de
          tos eletromecânicos, o qual se desdobrou em pequenos mo-  seis anos para que seja criado um programa dessa natureza, o
          tores elétricos eficientes e resultou no subgrupo de terras   que mostra a necessidade de envolver uma frente parlamentar
          raras, item principal em custos desses motores elétricos, o   para que o Padis se torne um programa de estado, o que é um
          GT4, com peças plásticas de engenharia, que encontra nos   desafio a ser levado em frente.
          ferramentais o maior desafio, e o GT5, para as transmis-  O comitê executivo do MiBI propôs em meados de
          sões automáticas, que já superam em muito as transmissões   2021 a criação de mais dois GTs com foco em cadeias pro-
          manuais e ainda não são fabricadas no Brasil, mostrando   dutivas importantes para o futuro da mobilidade, o de bate-
          a dificuldade de se trazer um dos três grandes fabricantes   rias de lítio, o atual GT7 que vem acelerando as discussões
          40                                                                                     abril/maio/junho
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44