Page 40 - Revista EAA - Edição 94
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SAE 4MOBILITY
Seis grupos de trabalho (GTs) atuam em cadeias industriais estratégicas
globais para o país. Medidas estão sendo definidas junto à
Secretaria de Competitividade para avaliar demandas para
montar uma operação por aqui.
Todos os grupos estavam travando discussões frutíferas
e aproximando temas importantes das cadeias produtivas,
quando a crise de semicondutores parou muitas linhas de pro-
dução em todo o mundo. Foi quando o MiBI se mostrou mais
necessário, e logo se formou o GT6, para semicondutores,
União de esforços de dezenas de empresas para um item que uniu rapidamente todas as extremidades das cadeias
objetivo comum: produzir 15 mil ventiladores pulmonares e mostrou que o Brasil não estava tão distante das tecnologias
no Brasil. Veja o Filme: https://www.youtube.com/ demandadas para se produzir semicondutores. Porém, faltava
watch?v=aHJM2ltdQLs&ab_channel=Mercedes-BenzBrasil ter essa noção como país e focar no que é fundamental para
que as foundries, parte fundamental da cadeia, se instalassem
Assim surgiram o GT1, para os produtos metálicos aqui, assim como garantir a aprovação do Programa de Apoio
acabados, que engloba estampados, fundidos, soldados, aço, ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicon-
alumínio, etc., o GT2, para os componentes eletroeletrôni- dutores e Displays (Padis) no final de 2021 e reestruturá-lo
cos, que, junto com as demais associações, vem encontrando em meados de 2022 para criar as condições para atrair grandes
melhores práticas multissetoriais, o GT3, para subconjun- fabricantes mundiais. No entanto, há um período máximo de
tos eletromecânicos, o qual se desdobrou em pequenos mo- seis anos para que seja criado um programa dessa natureza, o
tores elétricos eficientes e resultou no subgrupo de terras que mostra a necessidade de envolver uma frente parlamentar
raras, item principal em custos desses motores elétricos, o para que o Padis se torne um programa de estado, o que é um
GT4, com peças plásticas de engenharia, que encontra nos desafio a ser levado em frente.
ferramentais o maior desafio, e o GT5, para as transmis- O comitê executivo do MiBI propôs em meados de
sões automáticas, que já superam em muito as transmissões 2021 a criação de mais dois GTs com foco em cadeias pro-
manuais e ainda não são fabricadas no Brasil, mostrando dutivas importantes para o futuro da mobilidade, o de bate-
a dificuldade de se trazer um dos três grandes fabricantes rias de lítio, o atual GT7 que vem acelerando as discussões
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