Page 42 - Revista EAA - Edição 94
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PONTO DE VISTA
Rota 2030, PPP, MiBI e P&DI
na indústria automotiva:
o que tem em comum?
A indústria automotiva no Brasil, projetos de P&DI que elevem a cadeia de
assim como em outros países, foi fornecimento a um patamar superior de
Dum dos principais impulsionado- competitividade estão sendo identificados,
res da industrialização e da própria eco- executados e financiados.
nomia, devido a sua vasta rede de enca- Após a criação do Rota 2030, veio a
deamentos. É um setor cujo desempenho pandemia do COVID19, e como toda
alavanca várias outras áreas industriais pandemia teve dois lados: RUIM: da tra-
fora da cadeia automotiva. gédia; e o BOM: das lições de solidarie-
Destacam-se os segmentos de aços dade, parcerias e senso de urgência para
e derivados, máquinas e equipamentos, neutralizar o lado RUIM. E dentre todas
materiais eletrônicos, semicondutores, as lições aprendidas o melhor foi aprovei-
produtos de metal e artigos de borracha tar o poder de colaboração entre empre-
* Carlos Sakuramoto e plástico, entre outros, que transbor- sas concorrentes e juntos desenvolverem
dam as próprias fronteiras beneficiando alternativas e soluções para fortalecerem
outros campos. Desta forma, observa-se a cadeia de fornecimento da área auto-
A hiper competitividade que o setor tem importante impacto so- motiva no Brasil.
e a globalização da bre o nível de atividade da indústria de Desta lição nasceu o MiBI (Made in
categoria, provocaram transformação e de serviços, sendo que Brasil Integrado) pela Portaria SEPEC/
um desvio da rota o crescimento da produção automotiva, ME/ 9035 de 17/9/2022 e regulamentado
de industrialização por meio da sua cadeia de fornecimento, pela portaria SDIC/SEPEC/ME 3695 de
de importantes impulsiona o avanço de várias outras es- 28/04/2022, que institui a rede colaborativa
componentes e feras da indústria. para aumento da produtividade e da com-
sistemas automotivos A hiper competitividade e a globaliza- petitividade do setor automotivo brasileiro,
para a Ásia ção da categoria, provocaram um desvio com o objetivo de elevar a competitividade
da rota de industrialização de importan- das cadeias produtivas do segmento, per-
tes componentes e sistemas automotivos mitindo uma melhor participação dessas
para a Ásia, onde empresas buscaram al- cadeias nos mercados local e global: ma-
ternativas mais competitivas. peando demandas, definindo estratégias
Este desvio criou um efeito negativo transversais, removendo barreiras e pro-
na cadeia de fornecimento do país. Sem pondo alternativas para evitar o desabaste-
demanda não houve: novos investimentos, cimento do mercado brasileiro.
desenvolvimento de novas tecnologias, mo- O MiBI criou vários grupos, alguns para
dernização do parque industrial, capacita- uma contenção e ação imediata, e outros
ção/qualificação e requalificação de mão de para pavimentar caminhos robustos para
obra, e assim por diante, criando um cená- o futuro. O Rota 2030, os PPPs e o MiBI
rio de um futuro incerto. se apresentam como o papel em branco e
Uma luz surgiu no fim do túnel, o gover- a caneta para, em conjunto, escrevermos o
no federal criou o programa Rota 2030 regu- futuro da reindustrialização no país.
lamentado pelo decreto 9.557 de 8/11/2018
que estabeleceu requisitos obrigatórios para *Carlos Sakuramoto é engenheiro Mecânico-
comercialização de veículos no país e criou o -Aeronáutico graduado pelo ITA, com MBA e Dou-
regime tributário de autopeças não produzi- torado em Dinâmica de Sistemas e Redes Neurais,
das, que por sua vez originou vários progra- com experiência em P&DI nas áreas de engenharia
mas prioritários (PPPs), por meio dos quais, do produto e de manufatura.
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