Page 44 - Revista EAA - Edição 97
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PROGRAMAS ESTUDANTIS
Papel fundamental
Os Programas Estudantis da SAE BRASIL
são uma estrada para o futuro profissional
de engenheiras e engenheiros
Camilo Adas*
desenvolvimento da humanidade está funda-
mentalmente ligado ao desenvolvimento da
O engenharia. Mais do que conhecer algo, saber
como fazer, como realizar, como executar, é tarefa da
engenharia, de engenheiras e engenheiros. É essa com-
preensão sobre como as coisas acontecem que viabiliza,
na prática, o desenvolvimento social e econômico da ci-
vilização humana.
É preciso conhecer a física, o cálculo, o desenho, a
química, a eletricidade, a cinemática, a ciência compu-
tacional, os materiais, o design, a estatística, a gestão da
energia, a termodinâmica. É preciso saber inferir, pla-
nejar, projetar, construir, testar, produzir. Tanto mais. A
engenharia e os engenheiros são um mundo de conheci-
mento teórico e prático.
Muitos dizem que se trata de uma ciência exata, mas
a engenharia é mais que isso. Um engenheiro se baseia
em modelos exatos para executar o inexato, experimen-
tar. E é na experimentação e na execução que a engenha-
ria de fato acontece. É preciso intuição e sensibilidade,
é preciso beleza, é preciso subjetividade. O engenheiro
é um “exato intuitivo”. Compreender essa dimensão do
profissional da engenharia é primordial para se planejar
o futuro da humanidade.
Os programas estudantis da SAE BRASIL realizam
um papel único e fundamental no processo de formação
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