Page 44 - Revista EAA - Edição 97
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PROGRAMAS ESTUDANTIS


























          Papel fundamental



          Os Programas Estudantis da SAE BRASIL
          são uma estrada para o futuro profissional
          de engenheiras e engenheiros

          Camilo Adas*



                 desenvolvimento da  humanidade está funda-
                 mentalmente ligado  ao desenvolvimento da
         O engenharia. Mais do que conhecer algo, saber
          como fazer, como realizar, como executar, é tarefa da
          engenharia, de engenheiras e engenheiros. É essa com-
          preensão sobre como as coisas acontecem que viabiliza,
          na prática, o desenvolvimento social e econômico da ci-
          vilização humana.
            É preciso conhecer a física, o cálculo, o desenho, a
          química, a eletricidade, a cinemática, a ciência compu-
          tacional, os materiais, o design, a estatística, a gestão da
          energia, a termodinâmica. É preciso saber inferir, pla-
          nejar, projetar, construir, testar, produzir. Tanto mais. A
          engenharia e os engenheiros são um mundo de conheci-
          mento teórico e prático.
            Muitos dizem que se trata de uma ciência exata, mas
          a engenharia é mais que isso. Um engenheiro se baseia
          em modelos exatos para executar o inexato, experimen-
          tar. E é na experimentação e na execução que a engenha-
          ria de fato acontece. É preciso intuição e sensibilidade,
          é preciso beleza, é preciso subjetividade. O engenheiro
          é um “exato intuitivo”. Compreender essa dimensão do
          profissional da engenharia é primordial para se planejar
          o futuro da humanidade.
            Os programas estudantis da SAE BRASIL realizam
          um papel único e fundamental no processo de formação
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