Page 45 - Revista EAA - Edição 97
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dos profissionais de engenharia. Trazer o conhecimen-
to acadêmico para o campo da experimentação prática.
Desenvolver no estudante a habilidade de conhecer e FOTO: DIVULGAÇÃO
compreender como aplicar seu conhecimento. Integrar
a intuição e o estilo pessoal à realização do trabalho em
equipe, de forma estruturada e competitiva. Os progra-
mas estudantis diplomam o protagonismo estudantil
para seu ingresso no futuro profissional.
No Brasil o Baja SAE começou em 1995, o Fórmula
SAE começou em 2004 com motores a combustão e des-
de 2012 a competição passou a acontecer também com
propulsão elétrica. A partir de 1999 os aviões do AeroDe-
sign começaram a voar. São quase 30 anos de Programas
Estudantis, 30 anos fazendo jovens engenheiras e enge-
nheiros se prepararem para o futuro da mobilidade.
Mas o futuro será diferente Os programas estudantis realizam papel
do que conhecemos hoje. fundamental na formação dos profissionais de
As transformações são parte da vida e da sociedade, engenharia: trazem o conhecimento acadêmico
isso não é novo. Mas a velocidade e a intensidade em para o campo da experimentação prática
que as transformações estão acontecendo têm se ace-
lerado substancialmente. Mudanças que não acontece-
ram através de séculos estão acontecendo em décadas. A partir de 2020 a SAE BRASIL começou a realizar
As máquinas que Leonardo da Vinci idealizou agora o Challenge H para veículos Baja ou Fórmula SAE.
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são realidade. O conhecimento da engenharia segue Em meio à pandemia de Covid-19 foi realizado o curso
essa trajetória. A formação para engenharia evolui. EAD, com nove aulas sobre a tecnologia do uso do H
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A transição energética, a inteligência artificial, os em células a combustível ministrados por professores do
gêmeos digitais, a simulação, o metaverso, o grafeno, a Brasil e do exterior. Requisitos e uma competição de
nanotecnologia, a conectividade, os biocombustíveis, a design e estilo foi criada. O regulamento da primeira
eletrificação veicular, a bioimpressão, o uso de hidrogê- competição mundial para veículos Baja e Fórmula SAE
nio para propulsão veicular. Tudo isso já existe e precisa movidos por um trem de força elétrico híbrido com ba-
fazer parte da formação da engenharia. terias e célula a combustível foi estabelecido. A primeira
Mas transformações sólidas acontecem lentamente. competição física aconteceu entre 11 e 14 de agosto de
Há pequenas mudanças, ideias que nascem e que vão se 2022 no Esporte Clube Piracicabano de Automobilis-
consolidando. Vão sendo elaboradas, vão fermentando. mo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.
De repente, atingem a “massa crítica” e tornam-se um Dentre tantas transformações que estamos atraves-
senso comum. Assim está acontecendo o sonho de fazer sando, as mudanças climáticas nos levam a uma nova
uma competição estudantil com veículos movidos a cé- realidade econômica. A economia do hidrogênio renová-
lula a combustível. vel. Hoje não se sabe se irá se consolidar em 2023, 2040,
A ideia começou em uma reunião da Mentoria de 2050, mas ela já começou. Há grandes investimentos fi-
Hidrogênio da SAE BRASIL, coordenada por Mônica nanceiros sendo feito nesse sentido, em nível mundial.
Saraiva Panik. De forma espontânea nasceu minha pro- Esses são os novos caminhos do desenvolvimento da
vocação, convidando o grupo a realizar uma competição humanidade e a engenharia precisará realizá-lo.
estudantil com propulsão a hidrogênio. Imediatamente Para a SAE BRASIL o movimento rumo a 2050
Silvano Pozzi se propôs a enviar stacks (pilhas de hidro- é agora! n
gênio) da Ballard do Canadá. Daniel Lima e Sidney Oli-
veira se voluntariaram a estruturar os detalhes técnicos.
Muitas outras pessoas acreditaram no sonho. A Mônica *Camilo Adas atua há mais de 36 anos no mercado automotivo nacional e
foi a mentora e a madrinha de todo este processo, todo o internacional. É Conselheiro para Transição Energética, Tecnologia e SAE
grupo se envolveu, o sonho começou a se tornar realidade. do Futuro na SAE BRASIL e Conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia
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