Page 45 - Revista EAA - Edição 97
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dos profissionais de engenharia. Trazer o conhecimen-
           to acadêmico para o campo da experimentação prática.
           Desenvolver no estudante a habilidade de conhecer e  FOTO: DIVULGAÇÃO
           compreender como aplicar seu conhecimento. Integrar
           a intuição e o estilo pessoal à realização do trabalho em
           equipe, de forma estruturada e competitiva. Os progra-
           mas estudantis diplomam o protagonismo estudantil
           para seu ingresso no futuro profissional.
             No Brasil o Baja SAE começou em 1995, o Fórmula
           SAE começou em 2004 com motores a combustão e des-
           de 2012 a competição passou a acontecer também com
           propulsão elétrica. A partir de 1999 os aviões do AeroDe-
           sign começaram a voar. São quase 30 anos de Programas
           Estudantis, 30 anos fazendo jovens engenheiras e enge-
           nheiros se prepararem para o futuro da mobilidade.
           Mas o futuro será diferente                         Os programas estudantis realizam papel
           do que conhecemos hoje.                             fundamental na formação dos profissionais de

           As transformações são parte da vida e da sociedade,   engenharia: trazem o conhecimento acadêmico
           isso não é novo. Mas a velocidade e a intensidade em   para o campo da experimentação prática
           que as transformações estão acontecendo têm se ace-
           lerado substancialmente. Mudanças que não acontece-
           ram através de séculos estão acontecendo em décadas.   A partir de 2020 a SAE BRASIL começou a realizar
           As máquinas que Leonardo da Vinci idealizou agora   o Challenge H  para veículos Baja ou Fórmula SAE.
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           são realidade. O conhecimento da engenharia segue   Em meio à pandemia de Covid-19 foi realizado o curso
           essa trajetória. A formação para engenharia evolui.  EAD, com nove aulas sobre a tecnologia do uso do H
                                                                                                               2
             A transição energética, a inteligência artificial, os   em células a combustível ministrados por professores do
           gêmeos digitais, a simulação, o metaverso, o grafeno, a   Brasil e do exterior. Requisitos e uma competição de
           nanotecnologia, a conectividade, os biocombustíveis, a   design e estilo foi criada. O regulamento da primeira
           eletrificação veicular, a bioimpressão, o uso de hidrogê-  competição mundial para veículos Baja e Fórmula SAE
           nio para propulsão veicular. Tudo isso já existe e precisa   movidos por um trem de força elétrico híbrido com ba-
           fazer parte da formação da engenharia.              terias e célula a combustível foi estabelecido. A primeira
             Mas transformações sólidas acontecem lentamente.   competição física aconteceu entre 11 e 14 de agosto de
           Há pequenas mudanças, ideias que nascem e que vão se   2022 no Esporte Clube Piracicabano de Automobilis-
           consolidando. Vão sendo elaboradas, vão fermentando.   mo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.
           De repente, atingem a “massa crítica” e tornam-se um   Dentre tantas transformações que estamos atraves-
           senso comum. Assim está acontecendo o sonho de fazer   sando, as mudanças climáticas nos levam a uma nova
           uma competição estudantil com veículos movidos a cé-  realidade econômica. A economia do hidrogênio renová-
           lula a combustível.                                 vel. Hoje não se sabe se irá se consolidar em 2023, 2040,
             A ideia começou em uma reunião da Mentoria de     2050, mas ela já começou. Há grandes investimentos fi-
           Hidrogênio da SAE BRASIL, coordenada por Mônica     nanceiros sendo feito nesse sentido, em nível mundial.
           Saraiva Panik. De forma espontânea nasceu minha pro-  Esses são os novos caminhos do desenvolvimento da
           vocação, convidando o grupo a realizar uma competição   humanidade e a engenharia precisará realizá-lo.
           estudantil com propulsão a hidrogênio. Imediatamente   Para a SAE BRASIL o movimento rumo a 2050
           Silvano Pozzi se propôs a enviar stacks (pilhas de hidro-  é agora! n
           gênio) da Ballard do Canadá. Daniel Lima e Sidney Oli-
           veira se voluntariaram a estruturar os detalhes técnicos.
           Muitas outras pessoas acreditaram no sonho. A Mônica   *Camilo Adas atua há mais de 36 anos no mercado automotivo nacional e
           foi a mentora e a madrinha de todo este processo, todo o   internacional. É Conselheiro para Transição Energética, Tecnologia e SAE
           grupo se envolveu, o sonho começou a se tornar realidade.  do Futuro na SAE BRASIL e Conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia

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