Page 42 - Revista EAA - Edição 98
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PONTO DE VISTA



         O futuro da mobilidade no Brasil




                                                             dores nos fornecedores e montadoras, para o projeto do flex
         Gastón
                                                             fuel alcançar as ruas e conquistar o gosto do consumidor,
         Diaz Perez,
         presidente                                          foi fundamental o incentivo e a iniciativa pública e privada.
         e CEO                                               Mesmo com todo o sucesso nas vendas e sem necessidade
         da Bosch                                            de investimentos em infraestrutura, foi necessária mais de
         América
                                                             uma década para a frota de veículos movidos a etanol supe-
         Latina
                                                             rar aquela abastecida apenas com gasolina.
                                                                Hoje o mundo passa por uma transformação energética
                                                             na área da mobilidade devido à necessidade de reduções de
                                                             emissões. Nesse sentindo, eu gosto de comparar as opções
                                                             que temos com um baralho de cartas: alguns países pos-
                                                             suem muitas cartas, outros apenas uma e não há muito o
                                                             que se debater. Nós no Brasil temos o baralho completo
                                                             e por isso teremos discussões importantes sobre o tema e
                                                             poderemos seguir por diversas rotas. A tecnologia flex fuel
                                                             é uma delas. Aumentando o uso de combustíveis renová-
                                                             veis, conseguiremos reduzir significativamente a pegada de
             m 2023, comemoramos 20 anos do lançamento do flex   carbono com a simples escolha do combustível no abasteci-
             fuel e celebramos, junto com os parceiros, este brilhante   mento. Além disso, temos outras possibilidades que podem
        Eprojeto no simpósio promovido pela SAE no mês de    caminhar em paralelo desde a melhoria da calibração dos
         maio, em Campinas. Durante este evento, tivemos o privilé-  motores, aumento de eficiência com turbo/injeção direta,
         gio de encontrar e debater com especialistas sobre os desafios   híbrido flex e carros elétricos.
         da mobilidade brasileira e mundial em relação aos combustí-  Quando falamos do futuro da mobilidade, além da evo-
         veis renováveis. Compartilho aqui algumas lições aprendidas.  lução dos motores híbridos e aumento de carros elétricos
            Há mais de 30 anos, a Bosch Brasil iniciou o projeto   em certos nichos, enxergamos diversas opções no desen-
         de desenvolvimento do flex fuel na fábrica em Campinas,   volvimento de combustíveis, sempre com foco em sus-
         como uma solução para o mercado que lutava com as cons-  tentabilidade. As alternativas englobam: biocombustíveis
         tantes oscilações de preços do petróleo e açúcar.   produzidos a partir do cultivo de diferentes plantas e seus
            Lançado no mercado em 2003, o  flex fuel propiciou   bagaços, como a própria cana-de-açúcar, milho, beterraba,
         para os usuários a liberdade de escolha entre o etanol e a   trigo e agave, além de diesel verde (HVO), biometano e hi-
         gasolina. O novo sistema foi um sucesso e o consumidor   drogênio. Sem contar a possibilidade do desenvolvimento
         imediatamente passou a adotar esta tecnologia, tornando   de novas soluções para utilização do etanol na produção do
         o automóvel flex fuel mais atrativo e valorizado. Em menos   hidrogênio, seja no veículo ou no posto de abastecimento.
         de dois anos, a solução conquistou a maioria das vendas e   Finalmente, no meu ponto de vista, o Brasil é privilegia-
         em 2013 superou a frota de carros movidos exclusivamente   do e, como dito, já possui todas as cartas do baralho, pois é
         a gasolina. Atualmente, de acordo com o Sindipeças, os veí-  o único país do mundo que pode transformar sua mobili-
         culos com o sistema flex fuel representam aproximadamente   dade e torná-la sustentável em um curto período de três a
         75% da frota circulante no país.                    cinco anos, com redução significativa de emissões CO₂ em
            Além da perseverança dos pesquisadores e desenvolve-  veículos de passeio e comerciais. Simplesmente com maior
                                                             utilização de biocombustíveis no curto prazo e aumentando
                                                             gradativamente a popularização do híbrido-flex e de carros
             “Gosto de comparar as opções que temos          elétricos, no médio e longo prazo. Independentemente da
             com um baralho de cartas: alguns países         rota que o Brasil seguirá, a Bosch é agnóstica em relação
              possuem muitas cartas, outros apenas           aos motores de propulsão e estaremos sempre comprome-
              uma e não há muito o que se debater.           tidos com a descarbonização, por isso proveremos soluções
             Nós no Brasil temos o baralho completo”         inovadoras para uma mobilidade cada vez mais limpa e se-
                                                             gura com produtos que oferecem tecnologia para a vida.
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