Page 6 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA






          20 anos do flex no Brasil




          As principais vias de descarbonização do futuro da mobilidade.
          Uma proposta para a descarbonização dos transportes rodoviários no Brasil


          Camilo Adas*












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             ntre 31 de maio e 1º de junho de 2023 aconteceu o 2º
             SIMPÓSIO SAE BRASIL para Combustíveis Reno-
         Eváveis, em Campinas. Realizado no Centro de Even-
          tos da Robert Bosch, o Simpósio teve Gastón Diaz Perez,
          CEO da Robert Bosch, como chairperson.
            O objetivo foi estimular discussões sobre a aceleração
          do uso de biocombustíveis com menor pegada de carbono
          para o transporte rodoviário. Os painelistas são especialis-  Considerando-se que:
          tas brasileiros que atuam em consonância com as tendên-  Os programas Proconve e Rota 2030 vêm promovendo re-
          cias globais, mas que também sabem da responsabilidade   dução significativa das emissões locais de poluentes.
          que é viabilizar soluções regionais realistas para a transição   ♦  A indústria automotiva brasileira, em consonância com
          energética no Brasil.                                 as tendências mundiais, tem disponibilizado ao mer-
            A partir das apresentações dos painelistas e dos de-  cado produtos que correspondem ao estado da arte da
          bates com os participantes, ficou clara a consonância e o   tecnologia global.
          alinhamento de visão quanto aos caminhos que o Brasil   ♦  Há urgência na redução das emissões automotivas de
          deve priorizar diante dos  compromissos  assumidos para   GEE para evitar um aumento maior que 1,5°C na tem-
          a descarbonização dos transportes rodoviários, tendo em   peratura atmosférica média.
          vista seu impacto para o atingimento das metas brasileiras   ♦  Os países desenvolvidos definiram estratégias de des-
          no âmbito da Contribuição Nacionalmente Determinada   carbonização automotiva baseadas prioritariamente na
          (NDC) até 2030.                                       eletrificação das fontes energéticas e do trem de força.
            É com base nesse evento, nas apresentações dos pai-  ♦  Os países desenvolvidos não têm dado a atenção ade-
          nelistas e nos comentários das entidades e empresas en-  quada para os conceitos conhecidos como “do poço à
          volvidas nas palestras que a SAE BRASIL descreve aqui   roda” ou “do berço ao tumulo” para a avaliação das emis-
          uma proposta de descarbonização para os veículos rodo-  sões de GEE, o que pode levar a uma menor efetividade
          viários brasileiros.                                  das medidas de descarbonização do setor automotivo,
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