Page 37 - Revista EAA - Edição 99
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13. SISTEMAS AVANÇADOS DE ASSISTÊNCIA
AO MOTORISTA (ADAS)
Assistência de faixa: usa IA para monitorar a posição do
veículo na faixa e fornecer assistência quando necessário.
14. MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MAAS)
Plataformas de compartilhamento de veículos: IA geren-
cia reservas, rotas e outras funcionalidades em platafor- 22. SOFTWARE INTELIGENTE
mas de compartilhamento de veículos. Percepção de vídeo: uma solução de software que pode
15. SIMULAÇÃO DE CONDUÇÃO ser implementada em vários sistemas em um chip (SoCs)
Treinamento de modelos de IA: simuladores de condução para funções de condução assistida e automatizada.
alimentados por IA são usados para treinar modelos de Middleware: Um middleware é um software intermediá-
condução autônoma em um ambiente virtual. rio que facilita a comunicação entre diferentes sistemas
16. SEMICONDUTORES E SENSORES ou aplicativos. É uma solução de IA, pois usa algoritmos
Semicondutores: essenciais para dispositivos técnicos e compo- de Inteligência Artificial para otimizar a integração e
nentes veiculares, incluindo circuitos integrados e sensores Mems. permitir a troca de dados em tempo real, tornando a au-
Sensores de radar e ultrassônicos: utilizam IA para me- tomação e a tomada de decisões mais eficientes em am-
lhorar a detecção e classificação de objetos e obstáculos. bientes complexos de informações.
17. COMPUTADORES VEICULARES 23. SERVIÇOS ROBUSTOS
Computadores de veículos de próxima geração: oferecem Previsões de alcance e pontos de carga: utilizam algoritmos
componentes modulares e escaláveis para arquiteturas baseados em nuvem para calcular o alcance real e selecio-
E/E específicas do cliente, permitindo a integração de nar pontos de carga adequados para veículos elétricos.
software em computadores veiculares centrais. Serviços de mapa conectados: utilizam dados de enxa-
Plataformas de integração: como a Adas e outras, que me e informações de infraestrutura para criar um sensor
Fonte: https://www.gartner.com/en/articles/what-s-new-in-
permitem a implementação de funções de condução as- virtual para uso em sistemas de assistência ao motorista.
the-2022-gartner-hype-cycle-for-emerging-technologies
sistida e automatizada. Estacionamento e manobra sem motorista: utiliza in-
18. GESTÃO DE ENERGIA fraestrutura inteligente para guiar veículos de forma se-
Guardião de rede de energia: garante que funções relaciona- gura através de estacionamentos e realizar manobras sem
das à segurança no veículo sejam sempre alimentadas, isolan- a necessidade de um motorista.
do sistemas críticos de falhas. 24. MONITORAMENTO INTERNO
Sistema de gerenciamento de energia em veículos elétricos: Sistema de monitoramento interno: combina varias tec-
o sistema inteligente integra funções veiculares para econo- nologias, inclusive IA, para detectar ocupantes do veiculo
mizar energia e aumentar o conforto, incluindo um “modo e monitorar sinais vitais e movimentos, aumentando a
de segurança” que otimiza o uso da bateria, alterando uso segurança na estrada n
de acessórios para economia de energia e alcance de destino.
19. GESTÃO TÉRMICA INTELIGENTE
Unidades térmicas flexíveis:o gerenciamento inteligente Referências
otimiza a distribuição de calor e frio na bateria, melho- https://bgn.bosch.com/FIRSTspiritWeb/wcms/wcms_c/
rando a eficiência. O sistema também aprimora o confor- en/bosch-globalnet/05-topics/digitrends-digital-
to dos passageiros com controle preciso da temperatura. trends-for-the-bosch-it/artificial-intelligence/artificial-
20. DIREÇÃO FUTURISTA intelligence-digitrends.html
Sistemas “steer-by-wire”: eliminam a conexão física entre https://www.bosch-presse.de/pressportal/de/en/
o volante e as rodas, viabilizando inovações no design de hardware-software-and-services-bosch-delivers-smart-
interiores e aprimoramentos em segurança veicular, po- solutions-for-software-defined-mobility-257472.html
tencializados pela integração de tecnologias de IA.
21. SISTEMAS DE FREIO APRIMORADOS *Marcelo Silvestrin é Diretor de Tecnologia e Inovação na Robert
Novas gerações de produtos como o ESP® (programa de Bosch Latin America. Graduado em Engenharia Mecânica com
estabilidade eletrônica) juntamente com tecnologias de extensão em motores de combustão na Universidade Federal do Paraná
freio e direção eletrônicos serão suportados por IA em e MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Iniciou sua
suas novas gerações para antecipação de comportamentos trajetória profissional em 2001 trabalhando em diversas áreas de
do veículo e intervencões proativas.” empresas do ramo automotivo.
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