Page 37 - Revista EAA - Edição 99
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13. SISTEMAS AVANÇADOS DE ASSISTÊNCIA
           AO MOTORISTA (ADAS)
           Assistência de faixa: usa IA para monitorar a posição do
           veículo na faixa e fornecer assistência quando necessário.
           14. MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MAAS)
           Plataformas de compartilhamento de veículos: IA geren-
           cia reservas, rotas e outras funcionalidades em platafor-  22. SOFTWARE INTELIGENTE
           mas de compartilhamento de veículos.                 Percepção de vídeo: uma solução de software que pode
           15. SIMULAÇÃO DE CONDUÇÃO                            ser implementada em vários sistemas em um chip (SoCs)
           Treinamento de modelos de IA: simuladores de condução   para funções de condução assistida e automatizada.
           alimentados por IA são usados para treinar modelos de   Middleware: Um middleware é um software intermediá-
           condução autônoma em um ambiente virtual.            rio que facilita a comunicação entre diferentes sistemas
           16. SEMICONDUTORES E SENSORES                        ou aplicativos. É uma solução de IA, pois usa algoritmos
           Semicondutores: essenciais para dispositivos técnicos e compo-  de Inteligência Artificial para otimizar a integração e
           nentes veiculares, incluindo circuitos integrados e sensores Mems.  permitir a troca de dados em tempo real, tornando a au-
           Sensores de radar e ultrassônicos: utilizam IA para me-  tomação e a tomada de decisões mais eficientes em am-
           lhorar a detecção e classificação de objetos e obstáculos.  bientes complexos de informações.
           17. COMPUTADORES VEICULARES                          23. SERVIÇOS ROBUSTOS
           Computadores de veículos de próxima geração: oferecem   Previsões de alcance e pontos de carga: utilizam algoritmos
           componentes modulares e escaláveis para arquiteturas   baseados em nuvem para calcular o alcance real e selecio-
           E/E específicas do cliente, permitindo a integração de   nar pontos de carga adequados para veículos elétricos.
           software em computadores veiculares centrais.        Serviços de mapa conectados: utilizam dados de enxa-
           Plataformas de integração: como a Adas e outras, que   me e informações de infraestrutura para criar um sensor
           Fonte: https://www.gartner.com/en/articles/what-s-new-in-
           permitem a implementação de funções de condução as-  virtual para uso em sistemas de assistência ao motorista.
           the-2022-gartner-hype-cycle-for-emerging-technologies
           sistida e automatizada.                              Estacionamento e manobra sem motorista: utiliza in-
           18. GESTÃO DE ENERGIA                                fraestrutura inteligente para guiar veículos de forma se-
           Guardião de rede de energia: garante que funções relaciona-  gura através de estacionamentos e realizar manobras sem
           das à segurança no veículo sejam sempre alimentadas, isolan-  a necessidade de um motorista.
           do sistemas críticos de falhas.                      24. MONITORAMENTO INTERNO
           Sistema de gerenciamento de energia em veículos elétricos:   Sistema de monitoramento interno: combina varias tec-
           o sistema inteligente integra funções veiculares para econo-  nologias, inclusive IA, para detectar ocupantes do veiculo
           mizar energia e aumentar o conforto, incluindo um “modo   e monitorar sinais vitais e movimentos, aumentando a
           de segurança” que otimiza o uso da bateria, alterando uso   segurança na estrada n
           de acessórios para economia de energia e alcance de destino.
           19. GESTÃO TÉRMICA INTELIGENTE
           Unidades térmicas flexíveis:o gerenciamento inteligente   Referências
           otimiza a distribuição de calor e frio na bateria, melho-  https://bgn.bosch.com/FIRSTspiritWeb/wcms/wcms_c/
           rando a eficiência. O sistema também aprimora o confor-  en/bosch-globalnet/05-topics/digitrends-digital-
           to dos passageiros com controle preciso da temperatura.   trends-for-the-bosch-it/artificial-intelligence/artificial-
           20. DIREÇÃO FUTURISTA                                intelligence-digitrends.html
           Sistemas “steer-by-wire”: eliminam a conexão física entre   https://www.bosch-presse.de/pressportal/de/en/
           o volante e as rodas, viabilizando inovações no design de   hardware-software-and-services-bosch-delivers-smart-
           interiores e aprimoramentos em segurança veicular, po-  solutions-for-software-defined-mobility-257472.html
           tencializados pela integração de tecnologias de IA.
           21. SISTEMAS DE FREIO APRIMORADOS                    *Marcelo Silvestrin é Diretor de Tecnologia e Inovação na Robert
           Novas gerações de produtos como o ESP® (programa de   Bosch Latin America. Graduado em Engenharia Mecânica com
           estabilidade eletrônica)  juntamente com tecnologias de   extensão em motores de combustão na Universidade Federal do Paraná
           freio e direção eletrônicos serão suportados por IA em   e MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Iniciou sua
           suas novas gerações para antecipação de comportamentos   trajetória profissional em 2001 trabalhando em diversas áreas de
           do veículo e intervencões proativas.”                empresas do ramo automotivo.

           julho/agosto/setembro                                                                            37
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