Page 9 - Revista EAA - Edição 91
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Um olhar atento à história verá que o Brasil vem traba-
           lhando com combustíveis renováveis desde 1925 e que o pró-
           prio Henry Ford já vislumbrava o etanol como o combustível
           do futuro. O Proálcool é de 1975, e é um marco importante
           na evolução do tema. Em 1986 foi instituído o Programa da
           Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que
           estabelece limites de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx)
           e Material Particulado (MP) significativamente menores
           que os atuais. Um grande ganho ambiental para as cidades,
           em termos de poluentes locais (NOx e MP) e para os GEE   Um gráfico do IPCC mostra que, se as emissões de gases
           globais no caso do CO . A introdução da tecnologia flexfuel   de efeito estufa continuarem na taxa atual, a temperatura
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           em 2003 trouxe um aumento da participação do etanol em   da Terra provavelmente ultrapassará o limite de 1,5 ° C até 2040.
           relação à gasolina na categoria de veículos leves. Desde então
           o incremento desses veículos na frota circulante tem contri-
           buído sobremaneira na geração de crédito de carbono.  rodoviário/urbano, aéreo, ferroviário, aquaviário, o transporte
             Globalmente, o Brasil não se destaca no desenvolvimento   no agro, as condições de infraestrutura e intermodalidade e a
           de soluções disruptivas para a mobilidade, mas soluções locais   estruturação para regulação das rotas propostas. No terceiro
           continuam surgindo. Veículos com propulsão híbrida elétrica à   e último nível são feitas combinações matriciais entre os dois
           base de etanol são exemplos recentes. Esse conceito associa os   níveis anteriores. Trata-se de um processo de cocriação com-
           benefícios da eletrificação a uma emissão de CO  mais neutra.   plexo e multidisciplinar.
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           Precisamos continuar evoluindo, e o uso de biocombustíveis (na   A SAE BRASIL estrutura o conhecimento de centenas
           proporção adequada) ou de óleos vegetais hidrogenados (HVO)   de voluntários através de uma matriz de conhecimento em
           são soluções que permitem uma rápida descarbonização.   que o conhecimento evolui de forma orgânica e em rede,
             As soluções globais e regionais precisarão coexistir. Cada   crescendo exponencialmente. Os voluntários são organiza-
           uma será mais apropriada no curto, médio ou longo prazo e   dos em Mentorias que abrangem todos os modos de trans-
           nos diferentes mercados aos quais se aplique. Há um incon-  porte, de propulsão e todos os sistemas de apoio para a mobi-
           tável número de variantes e de cenários alternativos. Tudo   lidade acontecer. Mais além, a SAE BRASIL reconhece na
           isso carece de conhecimento, debate e de um planejamento   Governança Socioambiental (ESG), na inclusão social e nos
           estratégico minucioso e complexo.                   processos de educação das novas gerações, uma necessida-
             O Programa Combustível do Futuro, lançado pelo go-  de basilar para o desenvolvimento de um futuro sustentável
           verno federal, através da Resolução nº 6 e nº 7, em 20 de abril   para a manutenção da vida no planeta.
           de 2021, compõe uma iniciativa importante para a estrutu-  A partir desta visão estratégica a entidade está interagin-
           ração das estratégias nacionais de descarbonização. A SAE   do com os setores técnicos do governo, para contribuir com
           BRASIL está se dedicando a ele em profundidade.     os marcos regulatórios adequados para a definição dos com-
             A visão da entidade parte de um primeiro nível de es-  bustíveis do futuro. n
           truturação em que a taxa de emissão de CO  é avaliada na
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           rota que passa por produção, transporte, armazenamento e              *Camilo Adas é Presidente da SAE BRASIL
           uso do combustível, o “ciclo do poço à roda”. Num segundo   *João Irineu Medeiros é Diretor na Stellantis, responsável pela
           nível são avaliados os diferentes modos de transporte, ou seja,   Compliance de Produto no mercado América Latina

           julho/agosto/setembro                                                                              9
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