Page 13 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 1: evolução da venda de veículos leves no Brasil por tipo de combustível. Dados extraídos da Anfavea.




           do a ocupar 90% da produção de veículos. No final dos anos   um grupo de empresários, que conhecia a tecnologia Flex
           1980, a produção de etanol crescia rapidamente, e o preço   desenvolvida no Brasil pela Bosch desde 1994, liberou a
           do petróleo já havia se regularizado, tornando a perspectiva   venda de veículos Flex. E desde então, com os avanços das
           da manutenção do mix de 90% de carros a álcool no merca-  evoluções de custos pelo ganho de volume e criação do veí-
           do insustentável. Quando um acidente de percurso no pla-  culo popular, com redução de impostos para os motores 1.0
           nejamento de produção de etanol pela Petrobras Distribui-  vemos o mercado brasileiro ampliar seus volumes de pro-
           dora, somado aos preços do açúcar no mercado externo, fez   dução tornando-se a quarta maior produtora de veículos no
           dos usuários dos veículos a etanol reféns da falta do E100   mundo ao final de 2010.
           nos postos de combustíveis. O que inverteu a tendência.
                                                               O biodiesel começa a aflorar
                                                               seguindo a experiência
           ANOS 1990  Fazendo a produção de gasolina crescer no
           começo dos anos 1990, ao mesmo tempo que o Proconve   de sucesso do etanol
           instituiu as novas leis de emissões e o presidente Fernando   No final de 2003 aprova-se finalmente o marco legal de
           Collor abriu o mercado, trazendo produtos modernos e mar-  previsibilidade para o biodiesel, que trazia uma visão de
           cando o final das carroças, dos carburadores e o início do uso   participação na mistura com o  diesel fóssil incremental,
           da eletrônica para a garantia das emissões veiculares, entre   atingindo 5% no final dos anos 2000 e continuando a cres-
           outras vantagens para os veículos novos. Podemos ver como   cer até 10% em 2019, com a possibilidade de chegar aos
           o mercado reagiu, triplicando o volume de vendas de veí-  15%, ou mais, em 2025, permitindo variações acima do
           culos no Brasil durante os anos 1990, criando o Plano Real   limite mínimo. Esta é uma experiência que prevê a parti-
           em 1994 e colocando a inflação de mais de 30% ao mês sob   cipação de diversas fontes de biomassa, que promoveu um
           controle. Porém, em 1998, vemos todos os esforços ruírem   desenvolvimento do  agronegócio  nacional  com apoio  da
           pela desconfiança mundial nos países emergentes, devido à   Embrapa e de universidades, que tiveram papel fundamen-
           crise russa que nos pegou em cheio, com dívidas pesadas e a   tal no aumento da eficiência e do uso do solo.
           balança comercial desfavorável pelo petróleo. Isso nos levou
           à década perdida, em que tivemos que achar uma forma de
           colocar a casa em dia, vendendo ativos e colocando as bases
           da economia em ordem.


           ANOS 2000   Iniciando com uma perspectiva de estabi-
           lidade financeira e mudanças de governo promissoras, que
           trouxeram vigor e confiança dos mercados externos, que,
           por sua vez, investiram pesadamente nas indústrias de di-
           versos segmentos, quando no final de 2002, numa tentativa   Figura 2: participação do biodiesel
           de se eliminar o veículo a etanol nas linhas de produção,   na mistura com o diesel fóssil.

           julho/agosto/setembro                                                                            13
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