Page 26 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO
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buscando 10%, da energia utilizada pelo transporte A Marpol, criada em 1973 e modificada em 1978,
marítimo internacional até 2030; possui seis anexos que abordam diferentes tipos de poluição
4. Atingir zero emissões de GEE do transporte marítimo marítima. Os anexos I e II, que tratam da poluição por óleo
internacional o mais rápido possível, perto de 2050, e cargas líquidas nocivas, são obrigatórios para os países-
levando em consideração as diferentes circunstâncias -membros. Os anexos III a VI, que lidam com poluição
nacionais, ao mesmo tempo em que prosseguem esforços por substâncias nocivas, esgoto, lixo e poluição do ar, são
para eliminá-las gradualmente, conforme exigido na visão de adesão voluntária.
consistente com o objetivo de temperatura em longo Em janeiro de 2023, a frota mercante mundial era de
prazo estabelecido no artigo 2º do Acordo de Paris. aproximadamente 105 mil navios, segundo a Autoridade
Transitória das Nações Unidas no Camboja (Untac).
A IMO também determina dois pontos de controle A frota incluía cerca de 12 mil navios-tanque, 13 mil
como indicativos para o atingimento das emissões líquidas graneleiros, 20 mil embarcações de carga geral, 6 mil porta-
zero de GEE do transporte marítimo internacional: -contêineres e 54 mil de outros tipos. Aproximadamente
US$ 90 bilhões foram investidos na construção de novas
• Reduzir o total anual de emissões de GEE provenientes unidades em 2021, principalmente na Ásia Oriental.
do transporte marítimo internacional em pelo menos A idade média dos navios é de 26 anos, indicando uma
20%, visando 30%, até 2030, em comparação com 2008; lenta renovação tecnológica. A renovação total da frota
mundial levará mais de 30 anos, considerando o aumento
• Reduzir o total anual de emissões de GEE do transporte médio anual da última década. Isso representa um grande
marítimo internacional em pelo menos 70%, visando desafio para atingir as metas de descarbonização da IMO.
80%, até 2040, em comparação com 2008. Os motores a diesel são amplamente utilizados na
marinha mercante devido à sua eficiência e confiabilidade,
A IMO, através da Convenção Internacional para a com diferentes tipos para várias aplicações. Estão sendo
Prevenção da Poluição por Navios (Marpol), estabelece desenvolvidas tecnologias para a sua descarbonização,
normas para evitar a poluição marinha causada por navios. incluindo combustíveis sustentáveis e inovações
A convenção, composta por anexos técnicos, é atualizada tecnológicas. A substituição do combustível fóssil por
periodicamente para refletir o consenso dos estados- biocombustível em motores diesel é vista como a alternativa
-membros da IMO. mais imediata.
26 abril/maio/junho