Page 26 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO




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            buscando 10%, da energia utilizada pelo transporte   A Marpol, criada em 1973 e modificada em 1978,
            marítimo internacional até 2030;                 possui seis anexos que abordam diferentes tipos de poluição
          4. Atingir zero emissões de GEE do transporte marítimo   marítima. Os anexos I e II, que tratam da poluição por óleo
            internacional o mais rápido possível, perto de 2050,   e cargas líquidas nocivas, são obrigatórios para os países-
            levando em consideração as diferentes circunstâncias   -membros. Os anexos III a VI, que lidam com poluição
            nacionais, ao mesmo tempo em que prosseguem esforços   por substâncias nocivas, esgoto, lixo e poluição do ar, são
            para eliminá-las gradualmente, conforme exigido na visão   de adesão voluntária.
            consistente com o objetivo de temperatura em longo   Em janeiro de 2023, a frota mercante mundial era de
            prazo estabelecido no artigo 2º do Acordo de Paris.  aproximadamente 105 mil navios, segundo a Autoridade
                                                             Transitória das Nações Unidas no Camboja  (Untac).
            A  IMO  também  determina  dois  pontos  de  controle   A frota incluía cerca de 12 mil navios-tanque, 13 mil
          como indicativos para o atingimento das emissões líquidas   graneleiros, 20 mil embarcações de carga geral, 6 mil porta-
          zero de GEE do transporte marítimo internacional:  -contêineres e 54 mil de outros tipos. Aproximadamente
                                                             US$ 90 bilhões foram investidos na construção de novas
          •  Reduzir o total anual de emissões de GEE provenientes   unidades em 2021, principalmente na Ásia Oriental.
            do transporte marítimo internacional em pelo menos   A idade média dos navios é de 26 anos, indicando uma
            20%, visando 30%, até 2030, em comparação com 2008;  lenta renovação tecnológica. A renovação total da frota
                                                             mundial levará mais de 30 anos, considerando o aumento
          •  Reduzir o total anual de emissões de GEE do transporte   médio anual da última década. Isso representa um grande
            marítimo  internacional em pelo  menos 70%, visando   desafio para atingir as metas de descarbonização da IMO.
            80%, até 2040, em comparação com 2008.              Os motores a diesel são amplamente utilizados na
                                                             marinha mercante devido à sua eficiência e confiabilidade,
            A IMO, através da Convenção Internacional para a   com diferentes tipos para várias aplicações. Estão sendo
          Prevenção da Poluição por Navios (Marpol), estabelece   desenvolvidas tecnologias para a sua descarbonização,
          normas para evitar a poluição marinha causada por navios.   incluindo  combustíveis  sustentáveis  e  inovações
          A convenção, composta por anexos técnicos, é atualizada   tecnológicas. A substituição do combustível fóssil por
          periodicamente para refletir  o consenso  dos estados-  biocombustível em motores diesel é vista como a alternativa
          -membros da IMO.                                   mais imediata.
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