Page 31 - Revista EAA - Edição 102
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s mudanças climáticas representam um desafio sem pre-  Nos cenários apresentados, é relevante avançar nas dis-
                cedentes para o setor marítimo global, que é responsável   cussões para que o setor marítimo faça parte da solução
           Apor cerca de 3% das emissões mundiais de dióxido de   para redução das emissões de gases de efeito estufa, sem
           carbono equivalente (CO eq). Como um componente vital   comprometer a infraestrutura da logística global de bens de
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           da economia, responsável pelo transporte de mais de 90%   consumo, levando-se em consideração as particularidades
           de  todo  fluxo de comércio global, o setor enfrenta pressões   do setor, como a alta utilização de ativos com longo prazo
           crescentes para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa   para depreciação, estando mais expostos à imprevisibilida-
           (GEE), ainda que seja o modal logístico mais eficiente de todos.  de dos diferentes cenários em análise. 
             A Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla   A transição para um setor marítimo mais sustentável
           em inglês) estabeleceu metas ambiciosas para descarboni-  também envolve investimentos substanciais. A pesquisa,
           zar o transporte marítimo, culminando no atingimento de   desenvolvimento e implementação de novas tecnologias,
           emissões líquidas zero de GEE por volta de 2050. Atingir   como navios movidos a hidrogênio ou amônia, exigem
           este desempenho exigirá uma transformação significativa   saltos significativos. As empresas de transporte marítimo
           das práticas operacionais e tecnológicas atuais: 99,7% dos   enfrentam o desafio de superar essa transição sem compro-
           navios usam como fonte de energia exclusivamente com-  meter sua viabilidade econômica.
           bustíveis fósseis, e dos pedidos em construção, mais de 91%   Para o setor marítimo, aspectos de segurança a bordo
           ainda mantêm a sua matriz energética baseada em fontes   são críticos para a operação de embarcações, tendo em vista
           não renováveis. Outro desafio é a infraestrutura portuária,   a necessidade de armazenamento de grandes quantidades
           que muitas vezes não está preparada para a transição para   de energia a bordo, além da limitação de acesso a recursos
           tecnologias mais limpas. Além disso, a regulamentação va-  de mitigação e combate em cenários reais de incêndios ou
           ria significativamente entre os países, criando um ambien-  explosões. Os combustíveis marítimos da atualidade pos-
           te complexo e às vezes contraditório para as empresas que   suem características que enfatizam a segurança das embar-
           operam em rotas internacionais.                     cações e suas tripulações, como o alto ponto de fulgor, im-

           abril/maio/junho                                                                                 31
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