Page 31 - Revista EAA - Edição 102
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s mudanças climáticas representam um desafio sem pre- Nos cenários apresentados, é relevante avançar nas dis-
cedentes para o setor marítimo global, que é responsável cussões para que o setor marítimo faça parte da solução
Apor cerca de 3% das emissões mundiais de dióxido de para redução das emissões de gases de efeito estufa, sem
carbono equivalente (CO eq). Como um componente vital comprometer a infraestrutura da logística global de bens de
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da economia, responsável pelo transporte de mais de 90% consumo, levando-se em consideração as particularidades
de todo fluxo de comércio global, o setor enfrenta pressões do setor, como a alta utilização de ativos com longo prazo
crescentes para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para depreciação, estando mais expostos à imprevisibilida-
(GEE), ainda que seja o modal logístico mais eficiente de todos. de dos diferentes cenários em análise.
A Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla A transição para um setor marítimo mais sustentável
em inglês) estabeleceu metas ambiciosas para descarboni- também envolve investimentos substanciais. A pesquisa,
zar o transporte marítimo, culminando no atingimento de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias,
emissões líquidas zero de GEE por volta de 2050. Atingir como navios movidos a hidrogênio ou amônia, exigem
este desempenho exigirá uma transformação significativa saltos significativos. As empresas de transporte marítimo
das práticas operacionais e tecnológicas atuais: 99,7% dos enfrentam o desafio de superar essa transição sem compro-
navios usam como fonte de energia exclusivamente com- meter sua viabilidade econômica.
bustíveis fósseis, e dos pedidos em construção, mais de 91% Para o setor marítimo, aspectos de segurança a bordo
ainda mantêm a sua matriz energética baseada em fontes são críticos para a operação de embarcações, tendo em vista
não renováveis. Outro desafio é a infraestrutura portuária, a necessidade de armazenamento de grandes quantidades
que muitas vezes não está preparada para a transição para de energia a bordo, além da limitação de acesso a recursos
tecnologias mais limpas. Além disso, a regulamentação va- de mitigação e combate em cenários reais de incêndios ou
ria significativamente entre os países, criando um ambien- explosões. Os combustíveis marítimos da atualidade pos-
te complexo e às vezes contraditório para as empresas que suem características que enfatizam a segurança das embar-
operam em rotas internacionais. cações e suas tripulações, como o alto ponto de fulgor, im-
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