Page 27 - Revista EAA - Edição 102
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A MARPOL 73/78 É UMA DAS CONVENÇÕES AMBIENTAIS MARINHAS INTERNACIONAIS MAIS IMPORTANTES. FOI
DESENVOLVIDA PELA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR A POLUIÇÃO DOS
OCEANOS E MARES, INCLUINDO DESCARTE, POLUIÇÃO POR ÓLEO E POLUIÇÃO DO AR. A CONVENÇÃO É DIVIDIDA EM
ANEXOS DE ACORDO COM VÁRIAS CATEGORIAS DE POLUENTES:
Cada anexo lida com a regulamentação de um grupo particular de emissões de navios.
O óleo combustível pesado, ou combustível de O Departamento de Desenvolvimento da Indústria
bunker, é um subproduto da destilação do petróleo de Alta-Média Complexidade Tecnológica (Diam) do
usado em navios, mas gera preocupações ambientais. A Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio
norma ISO 8217:2017 e a Marpol estabelecem padrões e Serviços (MDIC) avalia o setor naval brasileiro para
de qualidade e limites de emissões para combustíveis identificar obstáculos e propor políticas que impulsionem
marítimos. Combustíveis com até 25% de biodiesel a indústria. Grupos de trabalho multidisciplinares são
são regulamentados pelo anexo I da Marpol, enquanto formados, incluindo o Subgrupo de Trabalho 07 (SGT
misturas com mais de 25% de biodiesel devem atender 07), que se concentra na descarbonização. A equipe
ao anexo II. A ANP também define as características debate a redução de carbono no transporte marítimo, a
químicas do combustível marítimo. No setor de transporte implementação de tecnologias para esse fim e a viabilidade
marítimo brasileiro, estão sendo realizadas pesquisas sobre de combustíveis alternativos, em conformidade com as
combustíveis alternativos, como biodiesel, Óleo de Pirólise medidas de descarbonização da IMO. O GT07 já está
Hidrotratado (HDPO), Óleo Vegetal Puro (Straight em plena atividade, sob a coordenação de Camilo Adas,
Vegetable Oil – SVO) e diesel-FT. A ISSO 8217:2024 já conselheiro de Tecnologia e Transição Energética da
permite a utilização de biodiesel a 100% em embarcações, SAE BRASIL. n
sem a necessidade de mistura com o óleo diesel.
O transporte marítimo, que responde por 3% das
emissões globais de gases de efeito estufa, está empenhado
em descarbonizar sua frota. A IMO estabeleceu metas * Camilo Adas, M.Sc., é pesquisador e membro do Conselho da SAE
de redução de emissões, mas as tecnologias necessárias BRASIL, com foco em tecnologia. É membro do Conselho do Acordo
ainda estão em desenvolvimento e são caras. O biodiesel de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil. Diretor
surge como uma solução eficaz, podendo ser usado em de Transição Energética na Be8, é responsável pelas estratégias de
motores existentes e sendo sustentável. A adoção de descarbonização veicular através de biocombustíveis e hidrogênio de
biocombustíveis, especialmente biodiesel, é o caminho baixo carbono. Lidera o grupo de trabalho de promoção de indústrias
mais viável para a indústria marítima cumprir suas metas para a economia do hidrogênio de baixo carbono e o grupo de
ambientais. Portanto, o biodiesel é a forma mais efetiva descarbonização e pegada de carbono do setor naval, em colaboração com
de descarbonização das embarcações em circulação nas o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. É diretor de
próximas décadas. energia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
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