Page 32 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO





































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          plicando em menores riscos. Fontes alternativas de energia   como o biodiesel, que possui maior estabilidade e ponto de
          atualmente em pesquisa ou em teste implicam o aumento   fulgor do que o próprio combustível fóssil, com densidade
          significativo dos riscos a bordo, seja por suas característi-  energética semelhante.
          cas no estado final de utilização, seja pela menor densidade   Onde há desafios, há oportunidades. A inovação tecnoló-
          energética, gerando volumes maiores a bordo.       gica é fundamental para enfrentar a nova realidade imposta
            Combustíveis como etanol e biometanol possuem baixo   pelas  mudanças  climáticas.  Tecnologias  emergentes,  como
          ponto de fulgor, apresentando vapores voláteis à tempera-  propulsão elétrica, combustíveis alternativos (biocombustíveis,
          tura ambiente, implicando risco agravado de incêndio. Gás   hidrogênio, amônia) e sistemas de energia renovável a bordo
          Natural Liquefeito (LNG, na sigla em inglês) implica a   ou o uso da inteligência artificial para otimizar deslocamentos
          permanente possibilidade de mudança de estado (de líqui-  oferecem caminhos promissores para reduzir as emissões. 
          do para gasoso), visto que o combustível é mantido no es-  Atenção  especial  deve  ser  dada  à  eficiência  energéti-
          tado líquido a partir do controle de temperatura, e quando   ca, por seu potencial de impacto e abrangência. A própria
          convertido em gás para utilização nos motores, resulta em   IMO estima que as principais fontes de descarbonização
          maior possibilidade de escape.                     até 2030 virão de iniciativas de eficiência energética, com
            Os projetos de embarcações com uso de hidrogênio en-  potencial de redução de 30% no total das emissões. A troca
          volvem sistemas pressurizados, além do comportamento al-  de matriz energética na frota global de embarcações é gra-
          tamente reativo do produto em função da sua instabilidade.   dual, portanto, os impactos demoram mais a surtir efeito
          Amônia representa um alto risco à vida humana e aquática,   na descarbonização. Já as ações de eficiência têm impacto
          por se tratar de um produto extremamente tóxico, com alta   em embarcações existentes, com potencial muito maior de
          letalidade mesmo em concentrações relativamente peque-  abatimento no curto e médio prazo, além do benefício de
          nas. No caso do uso de baterias, os riscos resultam da maior   serem muitas vezes custo-efetivas, gerando resultados po-
          possibilidade de explosões e capacidade restrita de com-  sitivos para contribuir na futura descarbonização do setor. 
          bate no caso de incêndio. As exceções ficam por conta dos   O Brasil tem particularidades que se destacam para cap-
          combustíveis renováveis que se assemelham ao óleo diesel,   turar as oportunidades da transição para a economia de baixo
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