Page 4 - Revista EAA - Edição 102
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PALAVRA DO PRESIDENTE
Portos do Futuro,
tecnologia e inovação
CONSELHO EXECUTIVO
Camilo A. Adas transformando o setor
André Gasparotti
Daniel Zacher transporte marítimo representa cerca de 90%
Erwin Karl Franieck O
do comércio internacional e mais de 80%
Horácio A. Forjaz das exportações brasileiras são realizadas
Mauro Andreassa por meio de portos marítimos. Nos primeiros qua-
tro meses de 2024, a movimentação de cargas nos
Mauro Correia
portos brasileiros cresceu 5,9% em comparação ao
Max Davis Forte
mesmo período do ano passado, segundo dados
Regiane Relva publicados pela Agência Nacional de Transportes
Ricardo Bacellar Aquaviários (Antaq). A expansão do setor no país
Silvia Iombriller segue em alta na avaliação do Ministério de Portos
e Aeroportos, e, apesar dos grandes desafios do setor
portuário brasileiro, vislumbra-se um mar de opor-
CONSELHO SUPERIOR tunidades para o desenvolvimento da atividade local.
Cesar Augusto Ferreira Nesta edição da EAA, especialistas do setor mos-
tram como boas práticas para a maximização da efi-
Claudio Castro
ciência e inovações tecnológicas nos portos, essen-
Daniel Spinelli
ciais para a descarbonização do transporte marítimo
Fábio Kazuki Uema e para o desenvolvimento do comércio internacio-
Fernando Herrera Neto André Gasparotti é Presidente nal, moldarão o futuro dos portos em âmbito global.
Gábor János Deák do Conselho da SAE BRASIL Será abordado como a transformação digital tem sido
Geraldo Barra Rocha importante nos últimos anos para a modernização dos
portos ao redor do mundo, com investimentos crescen-
Gerson Fini “As boas práticas para a tes e redução de custos de implementação de tecnolo-
Lourenço Oricchio maximização da eficiência gias que simplificam as operações e colocaram vários
Patrícia Acioli e inovações tecnológicas portos do exterior na vanguarda digital e operacional,
Regis Ataide nos portos, essenciais com mais segurança e gestão ambiental.
Renato Mastrobuono para a descarbonização O artigo reservado ao tema de tendências tecnológicas
do transporte marítimo e destaca a sustentabilidade como o centro das inovações
Ricardo Fanucchi para o desenvolvimento nos portos, com práticas de gestão de resíduos, redu-
Sérgio José Kramer do comércio internacional, ção de emissões de gases poluentes e aplicações cada
Vicente Abate moldarão o futuro dos vez mais comuns de tecnologias verdes alinhadas com
portos em âmbito global” as metas globais de redução do impacto ambiental. Os
portos inteligentes já utilizam a combinação de Inteli-
CONSELHO FISCAL
gência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e outras
Mário Guitti
tecnologias avançadas para criar um ecossistema interconectado. Ainda nesta edição da revista
Marcio Schettino EAA, entenderemos como o setor tem reagido às metas de redução de emissões de organismos
Jomar Napoleão da Silva como a IMO (Organização Marítima Internacional), em sintonia com os desafios mundiais que
Reinaldo Muratori requerem tecnologias em desenvolvimento.O Brasil, com sua costa dentre as vinte mais extensas
José A. Salazar Neto do mundo, possui soluções como o biodiesel, que tem o potencial para ser uma solução eficaz e
sustentável com seu uso em motores existentes. Esse tema é abordado no artigo “Descarbonização
do transporte marítimo: Desafios e oportunidades”, que vê na adoção de biocombustíveis o cami-
DIRETOR EXECUTIVO nho mais viável para a indústria marítima cumprir suas metas ambientais e a forma mais efetiva
Ronaldo Bianchini de descarbonização das embarcações em circulação nas próximas décadas. Boa leitura
4 abril/maio/junho