Page 7 - Revista EAA - Edição 102
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Globalização, Covid-19


                            e reformas portuárias




                       Entender esse processo é fundamental para ter clara compreensão
                     dos novos contextos, vetores e suas demandas e influenciar reformas
                                visando a inserir o Brasil no mercado internacional



                                                     Frederico Bussinger*





                  gráfico com séries históricas das últimas quatro   Nos 15 primeiros anos (1975-90), as curvas evoluem
                  décadas que antecederam à Covid-19, concebido   praticamente em paralelo. A partir daí, começam a se des-
          O e atualizado pela Conferência das Nações Unidas    colar, como se abrindo uma “boca de jacaré”: o PIB passa a
           sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), é repro-  crescer mais rápido que a indústria (um terço em 26 anos);
           duzido em inúmeros documentos e  publicações mundo   o fluxo marítimo mais que o PIB (30%); e o comércio mun-
           afora e já se tornou um clássico. Ele sistematiza: i) o Pro-  dial mais que o fluxo marítimo (um terço): 70% mais que o
           duto Interno Bruto (PIB) (GDP) mundial; ii) o índice de   PIB e 2,26 vezes mais que a indústria.
           produção industrial da Organização para a Cooperação e   Muitos se referem à década de 1980, que antecedeu esse
           o Desenvolvimento Econômico (OCDE); iii) o índice do   descolamento, como a “Era Thatcher-Reagan”, um período
           comercio mundial de mercadorias (US$); e iv) o índice do   de muitas reformas e mudanças, mesmo além das frontei-
           fluxo (físico) marítimo (em toneladas).             ras de Reino Unido e Estados Unidos. Particularmente na
                                                               economia e comércio internacionais, nesse período, as pro-
                                                               fundas transformações nas estruturas produtivas e cadeias
                                                               de comércio marcaram um processo que ficou conhecido
                                                               como globalização, e a evolução das variáveis no gráfico da
                                                               UNCTAD o comprova. Nem mesmo o solavanco da crise
                                                               de 2008/09 modificou as trajetórias e os patamares.
                                                                 O crescimento da movimentação de contêineres, não
                                                               indicado no gráfico, foi ainda mais acentuado. Antes desse
                                                               período, girava em torno de 20% da carga geral, e hoje é
                                                               superior a 80%. Isso sobre uma base várias vezes maior.
                                                                 Dentre tantas reformas do período, a dos portos teve
                                                               grande impulso nos cinco continentes, seja por iniciativa
                                                               dos próprios governos locais, seja estimulada pelas agências
                                                               multilaterais, que acabaram por lhe dedicar setores, equi-
                                                               pes, eventos e publicações específicas. O Banco Mundial,
                                                               por exemplo, passou a editar um manual de reformas por-
                                                               tuárias, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a
             Sua grande contribuição é permitir, de uma visada, a   desenvolver um amplo programa de capacitação e treina-
           comparação  da  evolução  dessas  quatro  variáveis  que,  em   mento, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), e
           conjunto, fornecem informações importantes sobre a eco-  a European Sea Ports Organisation (Espo) a publicar um
           nomia, a logística e a geopolítica mundial, em especial nes-  guia de governança portuária, baseado em pesquisas perió-
           se período de grandes transformações.               dicas, todos disponíveis na web.

           abril/maio/junho                                                                                   7
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