Page 9 - Revista EAA - Edição 102
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           vinham sendo desenvolvidas para um mundo cada vez   66% entre 2020/21. E de 1.299% no lucro operacional.
           mais globalizado.                                     Só que a alta dos fretes não veio isoladamente: como
             Um primeiro resultado já se fez sentir aproximadamen-  noticiava a imprensa à época, quase que diariamente, filas
           te seis meses depois: o Global Container Freight Index da   e megacongestionamentos de navios se formavam por toda
           Freightos Baltic Index (FBX), um dos principais indicado-  parte (China, Índia e Estados Unidos), em particular. Tam-
           res mundiais agregadores de índices de fretes das diversas   bém foram registradas imprevisibilidades nos prazos de
           rotas de contêineres, após alguns anos “comportado” (osci-  entrega, perda de referência de preços, falta de contêineres
           lando em torno de US$ 1.500, com mínimos inferiores a   vazios (onde deveriam estar), carência de peças em linhas
           U$ 1.100), começou uma trajetória ascendente, e, a partir   de montagem (componentes eletrônicos, em especial, para
           do Natal de 2020, disparou como foguete: chegou a alcan-  a indústria automobilística brasileira, por exemplo), desa-
           çar US$ 11.109 em 10 de setembro de 2021 (sete vezes   bastecimentos de shoppings e supermercados.
           mais!). A “crise de contêineres”, como ficou conhecida, es-  Como agravantes, quase que em paralelo, ocorreram
           tava instalada, resultante de vários e complexos fatores asso-  dois eventos: i) foi crescendo a perspectiva de um novo su-
           ciados ao novo quadro, como explicado em um dos estudos   perciclo de commodities (talvez em função de recomposição
           da UNCTAD sobre o fenômeno.Mas, como nos ensinam    e ampliação de estoques estratégicos de alguns países), ge-
           os chineses há milênios, crises têm também sua dimensão   rando impactos específicos; ii) um acidente, em março de
           de oportunidade, exemplificada, no caso, pela conclusão de   2021, interrompeu o tráfego do Canal de Suez (inaugurado
           análise conjunta das três principais federações de exporta-  em 1869, 167 km entre os mares Arábico/Vermelho e Me-
           dores agrícolas da Índia, citando a “DHL Ocean Freight   diterrâneo, 19,3 mil trânsitos anuais, 2 milhões de barris/
           Market Update – Ago/2021”:  os dez maiores armadores   dia de petróleo, 8% do gás natural, 1,21 bilhão de toneladas
           mundiais tiveram, em média, uma aumento de receita de   em 2020, 12% do comércio mundial).

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