Page 9 - Revista EAA - Edição 102
P. 9
ISTOCKPHOTOS
vinham sendo desenvolvidas para um mundo cada vez 66% entre 2020/21. E de 1.299% no lucro operacional.
mais globalizado. Só que a alta dos fretes não veio isoladamente: como
Um primeiro resultado já se fez sentir aproximadamen- noticiava a imprensa à época, quase que diariamente, filas
te seis meses depois: o Global Container Freight Index da e megacongestionamentos de navios se formavam por toda
Freightos Baltic Index (FBX), um dos principais indicado- parte (China, Índia e Estados Unidos), em particular. Tam-
res mundiais agregadores de índices de fretes das diversas bém foram registradas imprevisibilidades nos prazos de
rotas de contêineres, após alguns anos “comportado” (osci- entrega, perda de referência de preços, falta de contêineres
lando em torno de US$ 1.500, com mínimos inferiores a vazios (onde deveriam estar), carência de peças em linhas
U$ 1.100), começou uma trajetória ascendente, e, a partir de montagem (componentes eletrônicos, em especial, para
do Natal de 2020, disparou como foguete: chegou a alcan- a indústria automobilística brasileira, por exemplo), desa-
çar US$ 11.109 em 10 de setembro de 2021 (sete vezes bastecimentos de shoppings e supermercados.
mais!). A “crise de contêineres”, como ficou conhecida, es- Como agravantes, quase que em paralelo, ocorreram
tava instalada, resultante de vários e complexos fatores asso- dois eventos: i) foi crescendo a perspectiva de um novo su-
ciados ao novo quadro, como explicado em um dos estudos perciclo de commodities (talvez em função de recomposição
da UNCTAD sobre o fenômeno.Mas, como nos ensinam e ampliação de estoques estratégicos de alguns países), ge-
os chineses há milênios, crises têm também sua dimensão rando impactos específicos; ii) um acidente, em março de
de oportunidade, exemplificada, no caso, pela conclusão de 2021, interrompeu o tráfego do Canal de Suez (inaugurado
análise conjunta das três principais federações de exporta- em 1869, 167 km entre os mares Arábico/Vermelho e Me-
dores agrícolas da Índia, citando a “DHL Ocean Freight diterrâneo, 19,3 mil trânsitos anuais, 2 milhões de barris/
Market Update – Ago/2021”: os dez maiores armadores dia de petróleo, 8% do gás natural, 1,21 bilhão de toneladas
mundiais tiveram, em média, uma aumento de receita de em 2020, 12% do comércio mundial).
abril/maio/junho 9