Page 8 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO
A correlação entre a evolução dos diversos com- corpo de movimento organizado, até que as reformas por-
ponentes do processo de globalização não é difícil de tuárias brasileiras ganharam a possibilidade de um novo
ser identificada. O aumento da corrente de comércio, modelo, então balizada pela lei de 1993. Ou seja, dizer-se
em volume e/ou valor, fez e faz crescer a demanda de que elas são uma das resultantes, que são filhas legítimas
portos, por onde passam cerca de 90% do volume do dos processos de globalização, no plano internacional, e
comércio internacional. E, isso, mais que proporcio- do processo constituinte brasileiro dos anos 1980, não se-
nalmente, pois exportações estão em geral vinculadas a ria nenhuma impropriedade: uma hipótese que valeria ser
importações, ou vice-versa, o que significa impactar os analisada com profundidade, não?
portos num e noutro sentido.
Ou seja, para além de sistemas econômicos, regimes Tempestade e vagalhões
políticos, idiossincrasias de governantes, composições de Como segue vivo na mente de quase todo habitante do pla-
parlamentos ou nível de articulação de setores econô- neta, é desnecessário aqui detalhar como nossas vidas, nos-
micos e sociais, na época a globalização impunha uma sas relações e a forma como nos organizamos socialmente
razão objetiva para reformas portuárias: era um driver foi alterada desde aquele 11 de março de 2020, data em que
a pressionar por aumento de capacidade e de eficiência, a Organização Mundial de Saúde (OMS) caracterizou a
por um lado, e redução de custos, portuários e logísticos, Covid-19 como uma pandemia planetária.
por outro. Competitividade era (e é) a palavra de ordem. De forma direta e/ou indireta, a mais recente pande-
O Brasil não esteve no pelotão de frente, mas essa pres- mia atingiu também a economia mundial: não só exigiu
são também passou a ser sentida por aqui: como que tribu- pesados programas especiais de governos e de agências
tários que confluem ao rio principal, tímidas e localizadas multilaterais, como também desorganizou as estruturas
iniciativas, em curso desde os anos 1960, foram tomando produtivas e cadeias de suprimento, concebidas e que
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