Page 42 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO























































            Há mais de 46 anos operando nos rios da Amazônia, a   Os caminhões sobem na estação de transbordo e despe-
          Bertolini transportará em suas balsas graneleiras cerca de  jam a carga que vai direto para a balsa que irá transportá-la.
          nove milhões de toneladas de grãos em 2024. As rotas pelos  Isso é algo que só quem vive a realidade da Amazônia con-
          rios Madeira, Tapajós, Capim e pelo imponente Amazonas  segue criar e é aplaudido pelos seus clientes e concorrentes.
          escoam a soja de Mato Grosso e Tocantins pelo norte do   Além disso a Bertolini continua sendo uma das princi-
          país, indo até os navios em Santarém ou Vila do Conde.  pais empresas de balsa carreteiras (balsas que transportam
          Os comboios estão crescendo ano a ano, e hoje apenas uma  35 carretas pelo trecho hidroviário para chegar a Manaus).
          embarcação já consegue levar 25 balsas, totalizando 60.000  Foi essa atividade que inaugurou a aventura da empresa pe-
          toneladas em apenas uma viagem. Esse aumento de capa- los rios, e que permanece operando no trecho entre Belém,
          cidade transportada exige desenvolvimento tecnológico  Santarém e Manaus. Todos os dias as balsas cheias de car-
          constante e treinamento marítimo para transportar com- retas e outros veículos saem de cada porto e permanecem
          boios de 300 metros de comprimento com toda essa carga  transitando pelos rios da Amazônia.
          pelos rios. E esse desenvolvimento não para.         Todo esse desenvolvimento vem sendo suportado por
            Para agilizar e dar flexibilidade às suas operações a Ber- um estaleiro próprio, que constrói todas as suas embarcações
          tolini desenvolveu uma estação de transbordo de grãos flu- e cria soluções para superar os desafios. A Bertolini Cons-
          tuante. O reconhecimento dessa inovação veio com a con- trução  Naval  (Beconal)  também  atende  ao  mercado  com
          cessão da patente pelo Instituto Nacional da Propriedade  vários tipos de embarcação, seja transporte de combustível,
          Industrial (INPI). Esse porto permite o recebimento dos  gás natural, grãos, carretas, ou até mesmo portos flutuantes
          grãos em uma estrutura em cima do rio.             adequados à realidade da Amazônia. Sendo uma referência
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