Page 47 - Revista EAA - Edição 102
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envolvendo perfis de cargas diferenciadas ou a utilização   de acesso aquaviário para embarcações de maior porte, a
           de terminais para atividades vinculadas à indústria de óleo   exemplo dos navios porta-contêineres com 366 metros de
           e gás ou geração de energia, depende de capacidade adi-  comprimento que já estão escalando a costa brasileira. Com
           cional àquela destinada à movimentação e armazenagem   taxas de ocupação de berço se aproximando dos 70%, é in-
           de cargas em sentido estrito destinadas ou provenientes da   compreensível que a atracação ou desatracação dependam
           navegação de longo curso.                           da maré ou da condição de navios aliviados diante da au-
             Acontece que o choque de oferta ocorrido a partir da   sência de profundidade adequada no canal de acesso dos
           década passada nos portos brasileiros começa a dar sinais   principais portos brasileiros.
           de esgotamento, a indicar que o acréscimo de capacidade    Verifica-se, ademais, o agravamento acerca da qualida-
           oferecido nos últimos anos tem se mostrado insuficiente   de em termos de mobilidade urbana em razão do aumento
           para fazer frente a uma série de demandas que já se encon-  da movimentação de cargas nos principais portos brasilei-
           tram em pleno curso.                                ros, em que pese o esforço com agendamentos, automação
             As capacidades dos pátios dos terminais de contêineres,   de gates e viabilização de pátios de triagem nas adjacências
           o nível de ocupação dos berços de atracação e o período de   dos complexos logísticos. O cenário de curto prazo para
           espera das embarcações nas áreas de fundeio estão a ratifi-  a infraestrutura portuária demanda ações urgentes e pon-
           car tal constatação.                                tuais, na medida em que gargalos existentes no passado vol-
             Não bastasse isso, inexiste suficiência nas instalações por-  tam a rondar o setor.
           tuárias atualmente em construção que sinalize que estamos   Nos próximos anos o Brasil deverá experimentar níveis de
           nos preparando adequadamente para o aludido cenário de-  produção de óleo e gás equivalente aos países que integram
           safiador que se avizinha, embora se reconheça a existência de   a Opep, o que irá demandar infraestrutura portuária para
           outros projetos em fase de análise de viabilidade, na busca   apoio de atividades offshore, operações de transbordo, além
           de licenciamentos ou funding. Ocorre que praticamente ne-  de uma série de atividades envolvendo o aproveitamento de
           nhum desses últimos deverá estar em condições operacionais   gás oriundo dos campos de exploração de hidrocarbonetos.
           em período inferior a cinco anos, sendo certo que até lá as   Encontram-se em pleno curso investimentos relevantes nas
           demandas não aguardarão passivamente suas conclusões.  principais ferrovias que cortam o país de norte a sul e de leste
             Os armadores internacionais, por sua vez, estão baten-  a oeste, sendo certo que todas as cargas movimentadas naquele
           do  à  porta  do  planejamento  setorial  exigindo  condições   modal irão se destinar a algum porto da costa brasileira.

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