Page 47 - Revista EAA - Edição 102
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envolvendo perfis de cargas diferenciadas ou a utilização de acesso aquaviário para embarcações de maior porte, a
de terminais para atividades vinculadas à indústria de óleo exemplo dos navios porta-contêineres com 366 metros de
e gás ou geração de energia, depende de capacidade adi- comprimento que já estão escalando a costa brasileira. Com
cional àquela destinada à movimentação e armazenagem taxas de ocupação de berço se aproximando dos 70%, é in-
de cargas em sentido estrito destinadas ou provenientes da compreensível que a atracação ou desatracação dependam
navegação de longo curso. da maré ou da condição de navios aliviados diante da au-
Acontece que o choque de oferta ocorrido a partir da sência de profundidade adequada no canal de acesso dos
década passada nos portos brasileiros começa a dar sinais principais portos brasileiros.
de esgotamento, a indicar que o acréscimo de capacidade Verifica-se, ademais, o agravamento acerca da qualida-
oferecido nos últimos anos tem se mostrado insuficiente de em termos de mobilidade urbana em razão do aumento
para fazer frente a uma série de demandas que já se encon- da movimentação de cargas nos principais portos brasilei-
tram em pleno curso. ros, em que pese o esforço com agendamentos, automação
As capacidades dos pátios dos terminais de contêineres, de gates e viabilização de pátios de triagem nas adjacências
o nível de ocupação dos berços de atracação e o período de dos complexos logísticos. O cenário de curto prazo para
espera das embarcações nas áreas de fundeio estão a ratifi- a infraestrutura portuária demanda ações urgentes e pon-
car tal constatação. tuais, na medida em que gargalos existentes no passado vol-
Não bastasse isso, inexiste suficiência nas instalações por- tam a rondar o setor.
tuárias atualmente em construção que sinalize que estamos Nos próximos anos o Brasil deverá experimentar níveis de
nos preparando adequadamente para o aludido cenário de- produção de óleo e gás equivalente aos países que integram
safiador que se avizinha, embora se reconheça a existência de a Opep, o que irá demandar infraestrutura portuária para
outros projetos em fase de análise de viabilidade, na busca apoio de atividades offshore, operações de transbordo, além
de licenciamentos ou funding. Ocorre que praticamente ne- de uma série de atividades envolvendo o aproveitamento de
nhum desses últimos deverá estar em condições operacionais gás oriundo dos campos de exploração de hidrocarbonetos.
em período inferior a cinco anos, sendo certo que até lá as Encontram-se em pleno curso investimentos relevantes nas
demandas não aguardarão passivamente suas conclusões. principais ferrovias que cortam o país de norte a sul e de leste
Os armadores internacionais, por sua vez, estão baten- a oeste, sendo certo que todas as cargas movimentadas naquele
do à porta do planejamento setorial exigindo condições modal irão se destinar a algum porto da costa brasileira.
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