Page 39 - Revista EAA - Edição 102
P. 39
transporte de grandes volumes de cargas através de
hidrovias é reconhecidamente o modal mais barato e
O energeticamente eficiente em comparação ao uso
de ferrovias, rodovias e aeronaves. A eficiência energética
se traduz em redução de emissão de CO por tonelada de
2
carga transportada.
Segundo estudo da Confederação Nacional dos
Transportes (CNT), um comboio de quatro barcaças
(chatas) é capaz de transportar carga equivalente a 2,9
composições férreas de, aproximadamente, 30 vagões
cada ou a 172 carretas.
Devido à capacidade de carregamento, o modal hidro-
viário, quando utilizado para grandes volumes de carga, re-
presenta um menor custo por tonelada/quilômetro. O me-
nor custo por quilômetro está associado ao baixo consumo
de combustível e, portanto, à eficiência energética quando
comparado aos modais rodoviário e ferroviário.
O mundo já está sujeito às consequências do aqueci-
mento global com o acontecimento diversos efeitos cli-
máticos extremos. Em função disso, tornar o transporte
de cargas mais amigável ao meio ambiente já é uma pauta
prioritária. É nesse contexto que o foco atual nas hidrovias O Brasil, apesar de possuir muitos rios navegáveis,
ganha força política e estratégica nacional. ainda não obteve sucesso em criar uma matriz de
transporte por meio desses cursos de água com
O Brasil, apesar de possuir muitos rios navegáveis, e a
locomoção segura, sinalizada e monitorada
despeito de muitos planos ao longo do tempo, ainda não
obteve sucesso em impactar de forma decisiva sua matriz
de transporte através da transformação desses cursos de a política nacional de transportes, abrangendo os setores de
água em vetores de transporte seguros, sinalizados e moni- hidrovias, instalações portuárias públicas de pequeno porte,
torados. Os resultados mais recentes no transporte de com- bem como a navegação marítima e interior.
modities agrícolas no Arco Norte mostram que é possível A Modal Consult atendeu ao chamamento público
fazer uma transformação relevante. 01/2023, encaminhando estudo técnico com Estudo de
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (An- Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA),
taq) lançou recentemente o Plano Geral de Outorgas hi- Relatório Regulatório e minutas de contrato de concessão
droviário que inclui um estudo detalhado do sistema hi- e edital para viabilizar a concessão da Hidrovia do Rio Pa-
droviário brasileiro qualificando e classificando as vias raguai no tramo sul. A proposta inclui serviços de enge-
navegáveis ou potencialmente navegáveis e ampliando as nharia, sinalização, balizamento, sistema de monitoramen-
possibilidades no modelo de gestão desta infraestrutura de to ambiental, batimétrico, controle de tráfego e coleta de
transporte definindo critérios para que possam ser operadas dados, dentre outros, tudo para melhorar a eficiência do
também através de concessão. transporte hidroviário.
O governo federal, a partir do Plano de Gestão Orça- A proposta de concessão hidroviária por si é uma gran-
mentária (PGO), destacou como prioritárias para conces- de inovação, mas o conceito proposto para remuneração
são as hidrovias de Rio Madeira, Paraguai, Lagoa Mirim, dos serviços também é, na medida em que irá cobrar apenas
Tapajós, Amazonas/Barra Norte, Brasil-Uruguai e To- os serviços pelo transporte de carga em grandes volumes,
cantins. Como forma de materializar este novo cenário, a isentando as demais embarcações, trazendo tarifa regulada
Antaq iniciou estudos para a concessão do Rio Madeira e indicadores de qualidade do serviço a serem fiscalizados
e abriu chamamento público para recebimento de estudos pela Antaq. n
para a concessão da Hidrovia do Paraguai. Além disso, o
Ministério dos Portos e Aeroportos instituiu em 2024 a * Adriano Barbosa é engenheiro eletricista, pós-graduado pela IESE
Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação com a res- Barcelona, com 28 anos de experiência em funções executivas de
ponsabilidade de propor, implementar, monitorar e avaliar multinacionais de tecnologia e infraestrutura.
abril/maio/junho 39