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transporte de grandes volumes de cargas através de
                 hidrovias é reconhecidamente o modal mais barato e
          O energeticamente eficiente em comparação ao uso
           de ferrovias, rodovias e aeronaves. A eficiência energética
           se traduz em redução de emissão de CO  por tonelada de
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           carga transportada.
             Segundo estudo da Confederação Nacional dos
           Transportes (CNT), um comboio de quatro barcaças
           (chatas) é capaz de transportar carga equivalente a 2,9
           composições férreas de, aproximadamente, 30 vagões
           cada ou a 172 carretas.
             Devido à capacidade de carregamento, o modal hidro-
           viário, quando utilizado para grandes volumes de carga, re-
           presenta um menor custo por tonelada/quilômetro. O me-
           nor custo por quilômetro está associado ao baixo consumo
           de combustível e, portanto, à eficiência energética quando
           comparado aos modais rodoviário e ferroviário.
             O mundo já está sujeito às consequências do aqueci-
           mento  global  com  o  acontecimento  diversos  efeitos  cli-
           máticos extremos. Em função disso, tornar o transporte
           de cargas mais amigável ao meio ambiente já é uma pauta
           prioritária. É nesse contexto que o foco atual nas hidrovias   O Brasil, apesar de possuir muitos rios navegáveis,
           ganha força política e estratégica nacional.       ainda não obteve sucesso em criar uma matriz de
                                                              transporte por meio desses cursos de água com
             O Brasil, apesar de possuir muitos rios navegáveis, e a
                                                              locomoção segura, sinalizada e monitorada
           despeito de muitos planos ao longo do tempo, ainda não
           obteve sucesso em impactar de forma decisiva sua matriz
           de transporte através da transformação desses cursos de   a política nacional de transportes, abrangendo os setores de
           água em vetores de transporte seguros, sinalizados e moni-  hidrovias, instalações portuárias públicas de pequeno porte,
           torados. Os resultados mais recentes no transporte de com-  bem como a navegação marítima e interior.
           modities agrícolas no Arco Norte mostram que é possível   A Modal Consult atendeu ao chamamento público
           fazer uma transformação relevante.                 01/2023, encaminhando  estudo  técnico  com Estudo  de
             A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (An-  Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA),
           taq) lançou recentemente o Plano Geral de Outorgas hi-  Relatório Regulatório e minutas de contrato de concessão
           droviário que inclui um estudo detalhado do sistema hi-  e edital para viabilizar a concessão da Hidrovia do Rio Pa-
           droviário brasileiro qualificando e classificando as vias   raguai no tramo sul. A proposta inclui serviços de enge-
           navegáveis ou potencialmente navegáveis e ampliando as   nharia, sinalização, balizamento, sistema de monitoramen-
           possibilidades no modelo de gestão desta infraestrutura de   to ambiental, batimétrico, controle de tráfego e coleta de
           transporte definindo critérios para que possam ser operadas   dados, dentre outros, tudo para melhorar a eficiência do
           também através de concessão.                       transporte hidroviário.
             O governo federal, a partir do Plano de Gestão Orça-  A proposta de concessão hidroviária por si é uma gran-
           mentária (PGO), destacou como prioritárias para conces-  de  inovação,  mas  o  conceito  proposto  para  remuneração
           são as hidrovias de Rio Madeira, Paraguai, Lagoa Mirim,   dos serviços também é, na medida em que irá cobrar apenas
           Tapajós, Amazonas/Barra Norte, Brasil-Uruguai e  To-  os serviços pelo transporte de carga em grandes volumes,
           cantins. Como forma de materializar este novo cenário, a   isentando as demais embarcações, trazendo tarifa regulada
           Antaq iniciou estudos para a concessão do Rio Madeira   e indicadores de qualidade do serviço a serem fiscalizados
           e abriu chamamento público para recebimento de estudos   pela Antaq.  n
           para a concessão da Hidrovia do Paraguai. Além disso, o
           Ministério dos Portos e Aeroportos instituiu em 2024 a   * Adriano Barbosa é engenheiro eletricista, pós-graduado pela IESE
           Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação com a res-  Barcelona, com 28 anos de experiência em funções executivas de
           ponsabilidade de propor, implementar, monitorar e avaliar   multinacionais de tecnologia e infraestrutura.

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