Page 46 - Revista EAA - Edição 102
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POR
          PORTOS DO FUTUROTOS DO FUTURO
     FOTOS: ISTOCKPHOTOS




































          Os portos                                                 setor portuário nacional colhe atualmente os frutos


          que temos                                          O da Lei n. 8.630, de 1993; da criação da Agência
                                                                    de medidas exitosas adotadas no passado, a partir
          e os portos                                        Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em 2001; da

                                                             promoção do setor ao status de ministério em 2007; culmi-
          que queremos                                       nando com a edição da Lei n. 12.815, de 2013, atual marco
                                                             regulatório setorial.
                                                                A legislação de 2013 objetivou promover um choque de
          Seremos constantemente desafiados                  oferta de infraestrutura portuária através da adoção de um
          em termos de infraestrutura                        tripé de investimentos a partir da licitação de uma série de
          de transportes dadas as nossas                     arrendamentos portuários, além de prever a possibilidade
          condições geográficas, características             de prorrogação antecipada dos arrendamentos existentes à
          comerciais e serviços produzidos                   época mediante a realização de investimentos imediatos e,
                                                             ainda, na autorização dos Terminais de Uso Privado (TUP)
                                                             sem a necessidade de comprovação de movimentação de
          Mario Povia*
                                                             cargas próprias.
                                                                Com efeitos positivos alcançados em momentos distin-
                                                             tos, dada a dinâmica regulatória e contratual dos diferentes
                                                             instrumentos e regime jurídicos, o fato é que os indigitados
                                                             investimentos vêm sendo executados desde então, propician-
                                                             do que a movimentação portuária reporte sucessivos recor-
                                                             des sem que para isso ocorra queda nos níveis de serviço.
                                                                Esse cenário de provisão de infraestrutura portuária,
          ISTOCKPHOTOS                                       além de fazer frente ao aumento da demanda orgânica,
                                                             tem contribuído para que a matriz de transporte nacional
                                                             melhor se distribua. O atendimento da navegação de ca-
                                                             botagem, além do desenvolvimento de negócios pontuais
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