Page 60 - Revista EAA - Edição 102
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PONTO DE VISTA
O SETOR PORTUÁRIO
E MARÍTIMO EM
TRANSFORMAÇÃO:
o "novo normal" e a urgência
da inovação no Brasil
setor marítimo e portuário cimento de 4,14% no transporte de car-
mundial vive um período de gas nos portos brasileiros nos primeiros
O profundas mudanças, influen- cinco meses de 2024 destaca o potencial
ciado por crises globais como a pan- de crescimento e a importância de con-
demia e conflitos geopolíticos, além tinuar investindo em modernização.
da crescente demanda por cadeias de Publicações como a da SAE BRA-
suprimentos resilientes. O aumento SIL reforçam a importância da inovação
Antonio Mauricio Ferreira Netto* do transporte de commodities, a vo- e da tecnologia para o transporte maríti-
latilidade dos fretes e a necessidade de mo, este crucial para o desenvolvimento
renovação e adequação da frota às exi- do Brasil, destacando ainda automação,
gências ambientais exigem inovação sustentabilidade, efetiva redução das
"Estabilidade é morte. e equilíbrio em um mercado cada vez assimetrias, definição de Política para
De alguma maneira mais competitivo. o setor, efetiva e metodologicamente
o mundo precisa se Ferramentas como digitalização, correta integração entre portos, cidades
adaptar para uma automação e conectividade tornam- e região, a necessidade de adaptação da
condição de inovação -se essenciais para otimizar operações, frota às metas de descarbonização como
perpétua, na fronteira melhorar a competitividade e integrar pontos e questões a serem priorizadas e
com o caos” os portos às economias regionais. A tratadas como condições fulcrais para
inteligência artificial (IA) e a automa- que o Brasil modernize seus portos e a
John Holland ção geram desafios, especialmente na navegação e se posicione mais competi-
adaptação da força de trabalho, exi- tivamente no cenário global. As análises
gindo qualificação contínua. apontam desafios e oportunidades no
A inovação portuária passa pela Brasil, incluindo a necessidade de me-
transformação dos portos em hubs de lhorar infraestrutura, regulamentação,
integração, adotando IA, Internet das protagonismo no desempenho do papel
Coisas, big data, blockchain e automa- público, capacitação de mão de obra e
ção. Também são necessárias práticas gestão portuária.
sustentáveis, como sistemas de energia
renovável e segurança cibernética. A *Antonio Mauricio Ferreira Netto é Enge-
formação, qualificação e adequação dos nheiro Mecânico e de Produção. Foi Secretário de
recursos humanos são fundamentais Planejamento e Desenvolvimento e Diretor do
para aproveitar essas vantagens e para o Departamento de Revitalização e Modernização
sucesso dessas transformações. Portuária da – SEP; Diretor de Regulação e
O Brasil, com seu imenso litoral, Gestão da Secretaria de Mobilidade do Minis-
precisa acompanhar essa evolução para tério das Cidades, Brasília/DF; Subsecretário de
garantir competitividade internacional. Infraestrutura Urbana (Transporte Urbano e
Modernizar os portos, investir em in- Saneamento) da Secretaria de Desenvolvimento
fraestrutura e tecnologia e fortalecer e Habitacional do Ministério do Interior; Presi-
adequar o ambiente institucional e re- dente de Conselho de Administração da CDC;
gulatório são passos essenciais. O cres- Presidente de CAP de Santos e de São Sebastião
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