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PONTO DE VISTA


                                                      O SETOR PORTUÁRIO

                                                           E MARÍTIMO EM

                                                        TRANSFORMAÇÃO:

                                              o "novo normal" e a urgência

                                                       da inovação no Brasil




                                                   setor marítimo e portuário   cimento de 4,14% no transporte de car-
                                                   mundial vive um período de   gas nos portos brasileiros nos primeiros
                                           O profundas mudanças, influen-      cinco meses de 2024 destaca o potencial
                                            ciado por crises globais como a pan-  de crescimento e a importância de con-
                                            demia e conflitos geopolíticos, além   tinuar investindo em modernização.
                                            da crescente demanda por cadeias de   Publicações como a da SAE BRA-
                                            suprimentos resilientes. O aumento   SIL reforçam a importância da inovação
          Antonio Mauricio Ferreira Netto*  do transporte de commodities, a vo-  e da tecnologia para o transporte maríti-
                                            latilidade dos fretes e a necessidade de   mo, este crucial para o desenvolvimento
                                            renovação e adequação da frota às exi-  do Brasil, destacando ainda automação,
                                            gências ambientais exigem  inovação   sustentabilidade, efetiva  redução das
             "Estabilidade é morte.         e equilíbrio em um mercado cada vez   assimetrias, definição de Política para
              De alguma maneira             mais competitivo.                  o setor, efetiva e metodologicamente
              o mundo precisa se               Ferramentas como digitalização,   correta integração entre portos, cidades
               adaptar para uma             automação e conectividade tornam-  e região, a necessidade de adaptação da
             condição de inovação           -se essenciais para otimizar operações,   frota às metas de descarbonização como
             perpétua, na fronteira         melhorar a competitividade e integrar   pontos e questões a serem priorizadas e

                  com o caos”               os portos às economias regionais. A   tratadas como condições fulcrais para
                                            inteligência artificial (IA) e a automa-  que o Brasil modernize seus portos e a
                 John Holland               ção geram desafios, especialmente na   navegação e se posicione mais competi-
                                            adaptação da força de trabalho, exi-  tivamente no cenário global. As análises
                                            gindo qualificação contínua.       apontam desafios e oportunidades no
                                               A inovação portuária passa pela   Brasil, incluindo a necessidade de me-
                                            transformação dos portos em hubs de   lhorar infraestrutura, regulamentação,
                                            integração, adotando IA, Internet das   protagonismo no desempenho do papel
                                            Coisas, big data, blockchain e automa-  público, capacitação de mão de obra e
                                            ção.  Também são necessárias práticas   gestão portuária.
                                            sustentáveis, como sistemas de energia
                                            renovável e segurança cibernética. A   *Antonio Mauricio Ferreira Netto é Enge-
                                            formação, qualificação e adequação dos   nheiro Mecânico e de Produção. Foi Secretário de
                                            recursos humanos são fundamentais    Planejamento e Desenvolvimento e Diretor do
                                            para aproveitar essas vantagens e para o   Departamento de Revitalização e Modernização
                                            sucesso dessas transformações.        Portuária da – SEP; Diretor de Regulação e
                                               O Brasil, com seu imenso litoral,   Gestão da Secretaria de Mobilidade do Minis-
                                            precisa acompanhar essa evolução para   tério das Cidades, Brasília/DF; Subsecretário de
                                            garantir competitividade internacional.   Infraestrutura Urbana (Transporte Urbano e
                                            Modernizar os portos, investir em in-  Saneamento) da Secretaria de Desenvolvimento
                                            fraestrutura e tecnologia e fortalecer e   Habitacional do Ministério do Interior; Presi-
                                            adequar o ambiente institucional e re-  dente de Conselho de Administração da CDC;
                                            gulatório são passos essenciais. O cres-  Presidente de CAP de Santos e de São Sebastião
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