Page 56 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO





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            As cláusulas citadas trazem um ponto central na im-  Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação
          plementação de novas tecnologias: o reconhecimento e a   Nacional dos Portuários (FNP) e  Federação Nacional dos
          discussão entre as partes. Ora, procurou-se coibir a imple-  Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias
          mentação unilateral de quaisquer mecanismos, da forma   Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amar-
          como ocorreu no Terminal de Vila Velha.            radores de Navios nas Atividades Portuárias (Fenccovib) e
            Além disso, foi ampliada a margem de negociação das   a Federação Nacional das Operações Portuários (Fenop).
          relações de trabalho, de modo que floresceu mais efetiva-  O documento orienta como calcular a quantidade de traba-
          mente a proteção aos trabalhadores, de seu emprego e dos   lhadores portuários em um complexo portuário, como se dá
          seus direitos sociais, podendo o sindicato discutir com mais   a organização da gestão da mão de obra, buscando observar
          eficiência a quantidade de trabalhadores no sistema de mão   as evoluções tecnológicas, e posiciona o grande papel do
          de obra, ou até mesmo reivindicar formação profissional   Conselho de Supervisão do OGMO sobre o assunto:
          promovida pelo gestor.
            Nesse momento oportuno, como citado anteriormen- Cláusula Quarta
          te, percebe-se que o quadro numérico de estivadores segue  da organização da gestão
                                                             da mão de obra avulsa
          quase o mesmo, desde meu ingresso no porto, há 40 anos.
          Isso se dá em razão da atuação do órgão gestor de mão de
          obra, que, pelo seu cálculo de dimensionamento dos qua-  4.3.   Das adequações dos quadros dos trabalhadores após o
          dros de trabalhadores, analisa, a cada ano, a evolução de   dimensionamento:
          novas tecnologias e eventuais reflexos na dinâmica porto-
          -empregado. Ainda, a aplicação da organização da gestão   e)   O Conselho de supervisão de cada porto, deve ava-
          da mão de obra é responsável pela manutenção das médias   liar as condições que influenciam excepcionalmente
          salariais e compensação social aos trabalhadores.       as movimentações de carga no porto, e que prova-
            Para ajudar os vários complexos portuários do Brasil, o   velmente, afetam a quantidade de requisições de tra-
          Fórum Permanente para Discussão  de Políticas Públicas   balhadores e o tamanho dos quadros necessários ao
          para os Trabalhadores Portuários aprovou um memoran-    atendimento da mão de obra. Podendo, assim, autori-
          do de entendimento entre as federações de trabalhadores:   zar ou não acesso aos quadros [sic];
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