Page 12 - Revista EAA - Edição 57
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NOTÍCIAS
Combustíveis limpos
A Petrobras iniciou – em 1º de janeiro – a distribuição das
novas gasolinas comum e premium com teor de enxofre
bastante reduzido, substituindo, integralmente, em todo o
território nacional, as versões anteriores do produto.
Segundo a empresa, as principais alterações de
propriedades das novas gasolinas, chamadas de S-50 (‘S’ de
sulfur, enxofre em grego, mais o teor) foram a redução da
concentração máxima de enxofre, de 800 para 50 mg/kg ou
50 ppm (partes por milhão); a diminuição de temperatura
do ponto final de destilação, de 220 ºC para 215 ºC máximo,
e, por fim, a redução do teor de aromáticos, de 45% para
35%, e de olefínicos, de 30% para 25% (volume máximo).
A gasolina comum possui octanagem mínima de 87 IAD (diesel não rodoviário). Assim, os veículos fabricados a
(índice antidetonante), enquanto a premium deve ter o partir 2012 continuam a ser atendidos pelo diesel S-10,
mínimo de 91 IAD. identificado nas bombas como “Diesel S-10” ou “Diesel S-10
Apresentando a coloração mais clara, as novas Comum”. Já a frota produzida anteriormente passa a utilizar o
gasolinas reduzem em 94% a concentração de enxofre se S-500, que deve ser comercializado como “diesel comum”.
comparadas às composições anteriores, fazendo com que
35.000 toneladas/ano de óxidos de enxofre (SOx) deixem
de ser lançadas no ar. Nos motores fabricados a partir de
2009, a previsão da empresa é que a gasolina S-50 reduza a
emissão em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), 45% de
monóxido de carbono (CO) e 55% de hidrocarbonetos (HC).
Ainda conforme a estatal, as gasolinas S-50 serão
produzidas em todas as suas refinarias, graças aos
investimentos de R$ 20,6 bilhões feitos nos últimos
nove anos para a instalação de 21 novas unidades
em suas plantas já existentes. Em sua maior parte,
são esses equipamentos que efetuam o processo
hidrodessulfurização da gasolina (HDS), a partir da reação
com o hidrogênio. Correção
Para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Desencarceramento
Biocombustíveis (ANP), as gasolinas S-50 colocarão o produto Na reportagem “Resgate da Pesada”, publicada na edição de
brasileiro em conformidade com as novas tecnologias da n°56, erroneamente citamos o nome da Takata como a empresa
indústria automobilística mundial, como a injeção direta que teria realizado a demonstração sobre o funcionamento
de combustível, além de viabilizar as metas de emissões da dos módulos de airbag durante o Congresso SAE BRASIL 2013.
etapa L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Na verdade, quem colaborou para que a devida demonstração
Veículos Automotores (Proconve). O órgão também informou pudesse ser realizada durante o evento – a simulação de
que a aditivação obrigatória de detergentes dispersantes, desencarceramento de um acidente entre um carro e um
que visa reduzir a formação de depósitos nas válvulas de caminhão, realizado pela Escola Superior de Bombeiros (ESB) da
admissão dos motores, prevista para entrar em vigor junto PM/SP – foi a Autoliv do Brasil Ltda.
com a S-50, foi adiada para julho de 2015.
O primeiro dia de 2014 também marcou o fim da FALE CONOSCO Para entrar em contato com a redação da revista
comercialização do Diesel S-1800 para fins rodoviários, Engenharia Automotiva e Aeroespacial, enviar informações,
ficando disponível agora apenas para o uso em geradores, correções, sugestões de pauta; enfim, qualquer assunto
locomotivas e veículos usados em áreas de mineração pertinente à publicação, escreva para: revista@saebrasil.org.br
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