Page 12 - Revista EAA - Edição 57
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NOTÍCIAS




           Combustíveis limpos


           A Petrobras iniciou – em 1º de janeiro – a distribuição das
           novas gasolinas comum e premium com teor de enxofre
           bastante reduzido, substituindo, integralmente, em todo o
           território nacional, as versões anteriores do produto.
            Segundo a empresa, as principais alterações de
           propriedades das novas gasolinas, chamadas de S-50 (‘S’ de
           sulfur, enxofre em grego, mais o teor) foram a redução da
           concentração máxima de enxofre, de 800 para 50 mg/kg ou
           50 ppm (partes por milhão); a diminuição de temperatura
           do ponto final de destilação, de 220 ºC para 215 ºC máximo,
           e, por fim, a redução do teor de aromáticos, de 45% para
           35%, e de olefínicos, de 30% para 25% (volume máximo).
           A gasolina comum possui octanagem mínima de 87 IAD   (diesel não rodoviário). Assim, os veículos fabricados a
           (índice antidetonante), enquanto a premium deve ter o   partir 2012 continuam a ser atendidos pelo diesel S-10,
           mínimo de 91 IAD.                                  identificado nas bombas como “Diesel S-10” ou “Diesel S-10
            Apresentando a coloração mais clara, as novas     Comum”. Já a frota produzida anteriormente passa a utilizar o
           gasolinas reduzem em 94% a concentração de enxofre se   S-500, que deve ser comercializado como “diesel comum”.
           comparadas às composições anteriores, fazendo com que
           35.000 toneladas/ano de óxidos de enxofre (SOx) deixem
           de ser lançadas no ar. Nos motores fabricados a partir de
           2009, a previsão da empresa é que a gasolina S-50 reduza a
           emissão em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), 45% de
           monóxido de carbono (CO) e 55% de hidrocarbonetos (HC).
            Ainda conforme a estatal, as gasolinas S-50 serão
           produzidas em todas as suas refinarias, graças aos
           investimentos de R$ 20,6 bilhões feitos nos últimos
           nove anos para a instalação de 21 novas unidades
           em suas plantas já existentes. Em sua maior parte,
           são esses equipamentos que efetuam o processo
           hidrodessulfurização da gasolina (HDS), a partir da reação
           com o hidrogênio.                                  Correção
            Para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e   Desencarceramento
           Biocombustíveis (ANP), as gasolinas S-50 colocarão o produto   Na reportagem “Resgate da Pesada”, publicada na edição de
           brasileiro em conformidade com as novas tecnologias da   n°56, erroneamente citamos o nome da Takata como a empresa
           indústria automobilística mundial, como a injeção direta   que teria realizado a demonstração sobre o funcionamento
           de combustível, além de viabilizar as metas de emissões da   dos módulos de airbag durante o Congresso SAE BRASIL 2013.
           etapa L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por   Na verdade, quem colaborou para que a devida demonstração
           Veículos Automotores (Proconve). O órgão também informou   pudesse ser realizada durante o evento – a simulação de
           que a aditivação obrigatória de detergentes dispersantes,   desencarceramento de um acidente entre um carro e um
           que visa reduzir a formação de depósitos nas válvulas de   caminhão, realizado pela Escola Superior de Bombeiros (ESB) da
           admissão dos motores, prevista para entrar em vigor junto   PM/SP – foi a Autoliv do Brasil Ltda.
           com a S-50, foi adiada para julho de 2015.
            O primeiro dia de 2014 também marcou o fim da      FALE CONOSCO  Para entrar em contato com a redação da revista
           comercialização do Diesel S-1800 para fins rodoviários,   Engenharia Automotiva e Aeroespacial, enviar informações,
           ficando disponível agora apenas para o uso em geradores,   correções, sugestões de pauta; enfim, qualquer assunto
           locomotivas e veículos usados em áreas de mineração   pertinente à publicação, escreva para: revista@saebrasil.org.br

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