Page 62 - Revista EAA - Edição 57
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ESTUDANTIL




           Competição Fórmula                                                    Destaques da



           SAE BRASIL-PETROBRAS                                                  competição:
                                                                                 4 Equipes FEI, EESC USP e Unicamp
                                                                                  Elétrico: todas trouxeram pacotes
                                                                                  aerodinâmicos completos, com
           COM SOLUÇÕES CADA VEZ MAIS CRIATIVAS E EFICIENTES,                     aerofólios dianteiros, traseiros e
           AS EQUIPES SURPREENDERAM NO DECORRER DA 10ª                            difusores. Foi a primeira vez que
           EDIÇÃO DA COMPETIÇÃO. UNICAMP E-RACING E FÓRMULA                       essa tecnologia foi utilizada nas
                                                                                  competições brasileiras.
           FEI FORAM AS GRANDES VENCEDORAS     THALES SOUSA                      4 Equipe Unicamp Elétrico: utilizou
                                                                                  tirantes para maximizar a rigidez
           As equipes Unicamp E-Racing, da   na categoria Fórmula Combustão e 5   da traseira. Primeira vez que uma
           Universidade Estadual de Campinas   na Elétrico.                       equipe utiliza uma tecnologia
                                                                                  aplicada na construção civil em um
           – Unicamp, na categoria Elétrico, e a   Bicampeã na categoria Elétrico,
                                                                                  carro da Fórmula SAE.
           equipe Fórmula FEI, do Centro Uni-  a Unicamp E-Racing obteve 648,88   4 Equipe FEI: usou um diferencial
           versitário da FEI, de São Bernardo   pontos na classificação geral. A equi-  ajustável Drexler. Primeira vez que
           do Campo, na categoria Combustão,   pe se destacou em seis modalidades:   uma equipe brasileira o adota.
                                                                                 4 Equipe FEI: desenvolveram um
           sagraram-se vencedoras da Com-    Projeto, Custo e Manufatura, Apre-
                                                                                  cubo de roda que permite retirar
           petição Fórmula SAE BRASIL-       sentação, Skidpad (teste de estabili-
                                                                                  as juntas homocinéticas sem
           -PETROBRAS. Para a 10ª edição     dade e aceleração lateral do veículo),   desmontar a suspensão. Isso
           do desafio foram inscritas 37 equipes,   Aceleração (o carro fez 75 metros em   facilita e agiliza a manutenção da
           das quais 32 marcaram presença – 27   3,72 segundos) e Autocross (o veícu-  transmissão do veículo.
                                                                                 4 Equipes FEI e Unicamp: ambas
                                                                                  ampliaram a utilização do
                                                                                  compósito fibra de carbono para
                                                                                  alguns elementos de ligação de
                                                                                  suspensão.
                                                                                 4 Equipe Unicamp: incorporaram um
                                                                                  Poka-Yoke em todos os conectores
                                                                                  elétricos, ou seja, os conectores
                                                                                  não são simétricos e, portanto, é
                                                                                  impossível montá-los errado. O
                                                                                  Poka-Yoke é um artifício muito
                                                                                  utilizado na indústria para evitar
                                                                                  erros de processos e montagem.
                                                                                 4 Equipe UTFPR: única equipe que
              Prova estática juízes                                               utiliza câmbio CVT.
              analisam carro da                                                  4 Equipe RS Racing Team:
              Universidade Federal                                                provavelmente a equipe mais
              Fluminense                                                          inovadora da competição,
                                                                                  procurando soluções criativas:
                                                                                  posicionaram o motor
                                                                                  lateralmente, em vez de traseiro,
                                                                                  o que possibilitou a redução da
                                                                                  distância entre-eixos, da massa e
                                                            Carro elétrico da     do momento polar de inércia do
                                                         equipe E-Racing, da      veículo. Também desenvolveram
                                                     Universidade Estadual de     a manga de eixo e a pinça de freio
                                                        Campinas (Unicamp)        em um único componente. Isso
                                                                                  reduz o tempo de montagem, a   FOTOS MARCO ANTONIO SINIGAGLIA
                                                                                  probabilidade de vazamentos, a
                                                                                  massa não suspensa e o número
                                                                                  de componentes.


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