Page 62 - Revista EAA - Edição 57
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ESTUDANTIL
Competição Fórmula Destaques da
SAE BRASIL-PETROBRAS competição:
4 Equipes FEI, EESC USP e Unicamp
Elétrico: todas trouxeram pacotes
aerodinâmicos completos, com
COM SOLUÇÕES CADA VEZ MAIS CRIATIVAS E EFICIENTES, aerofólios dianteiros, traseiros e
AS EQUIPES SURPREENDERAM NO DECORRER DA 10ª difusores. Foi a primeira vez que
EDIÇÃO DA COMPETIÇÃO. UNICAMP E-RACING E FÓRMULA essa tecnologia foi utilizada nas
competições brasileiras.
FEI FORAM AS GRANDES VENCEDORAS THALES SOUSA 4 Equipe Unicamp Elétrico: utilizou
tirantes para maximizar a rigidez
As equipes Unicamp E-Racing, da na categoria Fórmula Combustão e 5 da traseira. Primeira vez que uma
Universidade Estadual de Campinas na Elétrico. equipe utiliza uma tecnologia
aplicada na construção civil em um
– Unicamp, na categoria Elétrico, e a Bicampeã na categoria Elétrico,
carro da Fórmula SAE.
equipe Fórmula FEI, do Centro Uni- a Unicamp E-Racing obteve 648,88 4 Equipe FEI: usou um diferencial
versitário da FEI, de São Bernardo pontos na classificação geral. A equi- ajustável Drexler. Primeira vez que
do Campo, na categoria Combustão, pe se destacou em seis modalidades: uma equipe brasileira o adota.
4 Equipe FEI: desenvolveram um
sagraram-se vencedoras da Com- Projeto, Custo e Manufatura, Apre-
cubo de roda que permite retirar
petição Fórmula SAE BRASIL- sentação, Skidpad (teste de estabili-
as juntas homocinéticas sem
-PETROBRAS. Para a 10ª edição dade e aceleração lateral do veículo), desmontar a suspensão. Isso
do desafio foram inscritas 37 equipes, Aceleração (o carro fez 75 metros em facilita e agiliza a manutenção da
das quais 32 marcaram presença – 27 3,72 segundos) e Autocross (o veícu- transmissão do veículo.
4 Equipes FEI e Unicamp: ambas
ampliaram a utilização do
compósito fibra de carbono para
alguns elementos de ligação de
suspensão.
4 Equipe Unicamp: incorporaram um
Poka-Yoke em todos os conectores
elétricos, ou seja, os conectores
não são simétricos e, portanto, é
impossível montá-los errado. O
Poka-Yoke é um artifício muito
utilizado na indústria para evitar
erros de processos e montagem.
4 Equipe UTFPR: única equipe que
Prova estática juízes utiliza câmbio CVT.
analisam carro da 4 Equipe RS Racing Team:
Universidade Federal provavelmente a equipe mais
Fluminense inovadora da competição,
procurando soluções criativas:
posicionaram o motor
lateralmente, em vez de traseiro,
o que possibilitou a redução da
distância entre-eixos, da massa e
Carro elétrico da do momento polar de inércia do
equipe E-Racing, da veículo. Também desenvolveram
Universidade Estadual de a manga de eixo e a pinça de freio
Campinas (Unicamp) em um único componente. Isso
reduz o tempo de montagem, a FOTOS MARCO ANTONIO SINIGAGLIA
probabilidade de vazamentos, a
massa não suspensa e o número
de componentes.
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