Page 59 - Revista EAA - Edição 57
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Pouso no espaço
           A comercialização  do espaço segue
           além das agências espaciais nacionais
           estabelecidas. A Bigelow Aerospace
           tem proposto uma grande estação es-
           pacial, a BA-330, com múltiplas uni-
           dades infláveis tripuladas a ela ligadas  FOTOS SIERRA NEVADA MEDIA
           que poderiam ser usadas como labora-
           tórios no espaço ou servir de hotel or-
           bital, onde turistas espaciais pagantes
           poderiam passar algum tempo apro-  um projeto apenas para o mais fisica-  O veículo de teste em escala 1:1
           veitando períodos prolongados em   mente apto dos fisicamente aptos, com  Dream Chaser da Sierra Nevada
           condições de gravidade zero enquan-  currículo de piloto de teste ou cientista  é içado por um helicóptero para
           to apreciam vistas espetaculares da   espacial, essa visão do Virgin Galactic  verificar se a aerodinâmica está
           Terra. O setor espacial privado russo   tem como objetivo cortar significati-  correta para desempenho em
           propõe nova estação espacial chamada   vamente o custo de acesso ao espaço  voo. Dados do teste marcado
           Excalibur Almaz.                  com o passar do tempo, da mesma  para mais tarde, este ano, irão
             Na Terra, no Novo México, futu-  forma que a aviação se tornou um  prover uma oportunidade
           ros turistas espaciais, em breve, terão o   meio de alcance global ao deixar de se  para avaliar e experimentar
           gosto de sua primeira viagem espacial   destinar apenas aos super-ricos.  o hardware, instalações e
           quando se apresentarem no impressio-  Estima-se que em 2020 o custo de  operação de solo na preparação
           nante terminal da Spaceport America   viagem turística suborbital ao espa-  para testes de aproximação
           para um voo a bordo de um espaço-  ço baixe para 50 mil dólares e talvez
           plano Virgin Galactic Spaceship Two.   10.000 dólares em 2030. Talvez ainda
           Esse, mais do que qualquer outro até   mais significativo seja empresas como a Virgin Galactic e a SpaceX estarem
           agora, é um projeto de acesso ao espa-  procurando diminuir o custo de entregar 1 libra (454 gramas) de carga no espaço
           ço em escala suficientemente grande   por cerca de mil dólares.
           para gerar elevado interesse público   O Lynx da XCOR Aerospace é um espaçoplano menor que decola e pousa
           quando voos comerciais começarem   numa pista normal em Curaçao. Ela planeja iniciar testes de voo em 2013. As
           mais tarde este ano.              primeiras reservas já estão feitas. A primeira geração de sortudos turistas espa-
             A visão e o empreendimento de   ciais será, sem dúvida, de super-ricos, mas o custo de acesso ao espaço provavel-
           Sir Richard Bramson, combinados   mente despenque à medida que veículos mais eficientes entrem em serviço.   n
           com o gênio inovador e de engenha-
           ria de Burt Rutan, estão prontos para
           transformar o modo de como imagi-
           namos as viagens espaciais. Não mais

               Esta imagem foi feita durante
                uma série de testes em túnel
                de vento do Veículo Espacial
              da Blue Origin no túnel de alta
             velocidade da Lockheed Martin,
              em Dallas. A forma bicônica do
             veículo foi projetada para prover
                 maiores seção transversal e
             volume interno do que em uma   FOTOS BLUE ORIGIN MEDIA
            cápsula tradicional e pesa menos
                      que um veículo alado

                                                                                                           59
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