Page 59 - Revista EAA - Edição 57
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Pouso no espaço
A comercialização do espaço segue
além das agências espaciais nacionais
estabelecidas. A Bigelow Aerospace
tem proposto uma grande estação es-
pacial, a BA-330, com múltiplas uni-
dades infláveis tripuladas a ela ligadas FOTOS SIERRA NEVADA MEDIA
que poderiam ser usadas como labora-
tórios no espaço ou servir de hotel or-
bital, onde turistas espaciais pagantes
poderiam passar algum tempo apro- um projeto apenas para o mais fisica- O veículo de teste em escala 1:1
veitando períodos prolongados em mente apto dos fisicamente aptos, com Dream Chaser da Sierra Nevada
condições de gravidade zero enquan- currículo de piloto de teste ou cientista é içado por um helicóptero para
to apreciam vistas espetaculares da espacial, essa visão do Virgin Galactic verificar se a aerodinâmica está
Terra. O setor espacial privado russo tem como objetivo cortar significati- correta para desempenho em
propõe nova estação espacial chamada vamente o custo de acesso ao espaço voo. Dados do teste marcado
Excalibur Almaz. com o passar do tempo, da mesma para mais tarde, este ano, irão
Na Terra, no Novo México, futu- forma que a aviação se tornou um prover uma oportunidade
ros turistas espaciais, em breve, terão o meio de alcance global ao deixar de se para avaliar e experimentar
gosto de sua primeira viagem espacial destinar apenas aos super-ricos. o hardware, instalações e
quando se apresentarem no impressio- Estima-se que em 2020 o custo de operação de solo na preparação
nante terminal da Spaceport America viagem turística suborbital ao espa- para testes de aproximação
para um voo a bordo de um espaço- ço baixe para 50 mil dólares e talvez
plano Virgin Galactic Spaceship Two. 10.000 dólares em 2030. Talvez ainda
Esse, mais do que qualquer outro até mais significativo seja empresas como a Virgin Galactic e a SpaceX estarem
agora, é um projeto de acesso ao espa- procurando diminuir o custo de entregar 1 libra (454 gramas) de carga no espaço
ço em escala suficientemente grande por cerca de mil dólares.
para gerar elevado interesse público O Lynx da XCOR Aerospace é um espaçoplano menor que decola e pousa
quando voos comerciais começarem numa pista normal em Curaçao. Ela planeja iniciar testes de voo em 2013. As
mais tarde este ano. primeiras reservas já estão feitas. A primeira geração de sortudos turistas espa-
A visão e o empreendimento de ciais será, sem dúvida, de super-ricos, mas o custo de acesso ao espaço provavel-
Sir Richard Bramson, combinados mente despenque à medida que veículos mais eficientes entrem em serviço. n
com o gênio inovador e de engenha-
ria de Burt Rutan, estão prontos para
transformar o modo de como imagi-
namos as viagens espaciais. Não mais
Esta imagem foi feita durante
uma série de testes em túnel
de vento do Veículo Espacial
da Blue Origin no túnel de alta
velocidade da Lockheed Martin,
em Dallas. A forma bicônica do
veículo foi projetada para prover
maiores seção transversal e
volume interno do que em uma FOTOS BLUE ORIGIN MEDIA
cápsula tradicional e pesa menos
que um veículo alado
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