Page 58 - Revista EAA - Edição 57
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AEROESPACIAL
o custo total das missões comerciais
ou exploratório-científicas poderá ser
grandemente reduzido.
Como o Dragon, a cápsula trans-
portadora de equipes CST-100 da
Boeing é reutilizável e poderá levar
FOTOS REACTION ENGINES sempenhar pelo menos 10 missões e
até sete pessoas. Foi projetada para de-
usar uma combinação de paraquedas
e airbags para retornar à Terra. O pri-
meiro teste está previsto para 2015. O
projeto detalhado da cápsula está sendo
o veículo de apoio ATV da Agência O comercialmente desenvolvido avaliado atualmente, com atenção aos
Espacial Europeia com o Orion para projeto Skylon conta com mostradores e controles, pela Product
maior capacidade de carga e missões tecnologia disruptiva em seu Suport Center da empresa em Houston.
de maior duração. motor híbrido e oferecerá O Dream Chaser da Sierra Nevada
decolagem e pouso em veículo é a única nave espacial com asas do
Opções no espaço único para acesso ao espaço atual programa de avaliação da Nasa.
A Nasa assinou contratos com empre- No final do ano passado, testes de trem
sas comerciais para projetarem, cons- de pouso foram realizados no veículo
truírem e testarem naves espaciais comerciais que serão seguras e certificáveis de teste de voo da engenharia. O lan-
para levar astronautas da Nasa ao espaço. Por meio desses contratos, haverá çamento será feito no topo de um fo-
constante informação sobre o andamento dos projetos que estão competindo guete de empuxo adicional; mas após
para atenderem aos requisitos. a missão, a recuperação será em uma
Além do programa Orion, alguns projetos de transporte espacial incluem o pista de pouso/decolagem de aviões.
Dragon da SpaceX, o CST-100 da Boeing e o Dream Chaser da Sierra Nevada. Testes de motores continuam, inclusi-
Este último é a única proposta de espaçoplano dessa iniciativa da Nasa – os ve o trabalho no sistema de controle de
outros sendo cápsulas espaciais. A Nasa concedeu contratos no valor de US$ 3,5 reação de propulsão que dará direção
bilhões para pelo menos 20 missões de reabastecimento da ISS. ao veículo no espaço e fará pequenos
O Dragon ficou famoso em 2012 como a primeira nave espacial particular ajustes no empuxo direcional ao atra-
a visitar e atracar na ISS. Esse veículo foi projetado para transporte de equipe e car na ISS ou outras futuras estações.
pode carregar até sete membros/passageiros. São necessários mais testes antes A Blue Origin tem outra cápsula
que humanos voem numa missão Dragon, mas trabalho vem sendo feito para espacial projetada para levar até qua-
concretizar o plano de se realizar a primeira missão orbital tripulada em 2015. tro astronautas. Um teste de evacua-
O outro grande programa da companhia é a família Falcon de lançadores ção na plataforma de lançamento foi
reutilizáveis propelidos pelo foguete Merlin 1-D. O Falcon 9 utiliza nove fogue- realizado com sucesso em 12 de outu-
tes. A SpaceX está presentemente testando decolagem/pouso vertical sob a for- bro de 2012 nas instalações da compa-
ma de um foguete Falcon Stage 1, conhecido como Grasshopper (Louva-Deus), nhia em West Texas e o veículo subiu
para avaliar e melhorar seu desempenho. Ele é parte essencial de um ambicioso a 2.307 pés (703 metros) sob controle
esquema para tornar recuperável o veículo de lançamento Falcon como um todo. ativo de vetor de empuxo antes de fa-
Além do Falcon 9 normal haverá um foguete Falcon Heavy ainda maior, tido zer a descida por paraquedas para um
como capaz de oferecer o dobro (em peso) da capacidade de lançamento de qual- pouso suave. Como parte dos testes
quer lançador atual. de configuração do foguete reutilizá-
Elon Musk, executivo e projetista-chefe da SpaceX, disse que a intenção era vel, um teste de ignição para empuxo
recuperar todo o foguete e ser possível relançar o veículo rapidamente. Isto é um do motor, numa câmara de foguete,
velho sonho dos planejadores do espaço, mas até agora recuperação de sucesso foi feito em outubro último. O motor
e reuso do veículo espacial inteiro, e todos os seus lançadores, não têm dado BE-3 funciona a oxigênio líquido e
certo, mas talvez esse objetivo esteja mais perto de ser alcançado. Se ocorrer, seu empuxo é de 100.000 libras.
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