Page 57 - Revista EAA - Edição 57
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cial infraestrutura de lançamento e
           apoio. A Agência Espacial Europeia,
           criada em 1975, procurou ter próprio
           ônibus espacial, menor, conhecido
           por Hermes, que também era para ser
           lançado pelo Ariane V, um lançador
           para pesos elevados.
             À medida que preço e custo do
           projeto Hermes, liderado pela França,                                                                FOTOS RICHARD GARDNER
           subiam, a capacidade do veículo para
           transportar astronautas ou carga foi
           ficando cada vez menor até o conceito
           ser abandonado. Todavia, o lançador   Mas a constante evolução de tec-  Detalhe do exclusivo
           Ariane V continuou como veículo   nologia espacial tem permitido que  desenho de Burt Rutan de asa
           para colocar satélites grandes em órbi-  novos veículos lançadores e de trânsito  embandeirável do SpaceShip 2,
           ta e durante os últimos 20 anos provou   sejam projetados para se ter compo-  que permite que o espaço plano
           ser o mais confiável lançador, com 52   nentes genuinamente reutilizáveis que  retorne à Terra em um planeio
           lançamentos consecutivos exitosos.  devem ajudar a evitar a forte escala-  controlado de baixa velocidade
             Com a perspectiva de a Nasa ficar   da de custos que acabou com tantos
           incapaz de custear ela mesma a con-  e grandes programas espaciais nacio-
           tinuidade dos ônibus, uma série de   nais. Parcerias entre agência e companhias espaciais, e entre as próprias compa-
           projetos menos ambiciosos começou   nhias, começam agora a mostrar como isso pode ser feito, apesar de a segurança
           a ganhar força. De muitas maneiras,   ser tão essencial em missões tripuladas que o desenvolvimento, testes e o proces-
           eles pareceram o retorno às primeiras   so de avaliação não podem ser feitos às pressas.
           missões Apollo de cápsulas de suporte   A Nasa permanece no comando nos EUA em implementação do espaço, mas
           e de órbita da Terra. Mesmo assim elas   como parte de sua política mais aberta na questão de parcerias comerciais, ela
           incorporavam os últimos materiais e   tem focado um número menor de iniciativas internas específicas no desenvolvi-
           tecnologia de controle e eram modes-  mento de novos veículos espaciais que possam prover transporte contínuo para a
           tas em seu escopo, sendo desse modo   Estação Espacial Internacional.
           realisticamente acessíveis comparadas   Há claras e boas perspectivas de alguns desses programas virem a propor-
           às propostas iniciais. Mais importan-  cionar acesso tripulado a tarefas mais difíceis no final da próxima década, como
           te, elas focavam em inovação comer-  voltar à Lua ou, um pouco mais tarde, um empenho ainda mais intenso em uma
           cial, rompendo laços com o caminho   missão mais completa a Marte. Além dos novos veículos espaciais, a visão do
           tradicional de depender de programas   espaço dos EUA para as próximas décadas inclui a modernização da estrutura
           espaciais custeados pelo estado. A re-  de lançamentos no Centro Espacial Kennedy.
           volução havia chegado.               No lugar do ônibus haverá foguetes de propulsão mais convencionais que
                                             carregarão uma cápsula de transporte e retornarão de paraquedas. Os estágios
           Parceria para o sucesso           dos foguetes de propulsão são previstos para ser recuperáveis e reutilizáveis. O
           Muitos dos principais tomadores de   novo Sistema de Levantamento ao Espaço servirá para missões de exploração
           decisão no setor espacial acreditam   humana estendidas. Inicialmente, ele terá capacidade para levantar 63,5 tonela-
           que a chave para o transporte susten-  das, mas versões posteriores quase dobrarão esta capacidade, para 118 toneladas.
           tável no espaço está em veículos confi-  O primeiro lançamento e teste completo do SLE está previsto para 2014, com
           áveis, seguros e de custo acessível, que   um voo de longa duração planejado para 2017.
           possam ser usados quantas vezes se   A Nasa escolheu o projeto de cápsula Orion, da Lockheed Martin, para um
           quiser, muito parecido com a maneira   lançamento antes de 2020. O projeto da Orion foi otimizado para levar tripula-
           como aceitamos e usamos o transpor-  ção ao espaço para a Estação Espacial Internacional (ISS, a sigla em inglês) para
           te aéreo hoje. Claro, é mais fácil dizer   substituição de pessoal ou para manter missões espaciais mais demoradas além
           isso do que fazer.                da órbita baixa da Terra. Agora, a Europa está se juntando aos EUA ao combinar

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