Page 62 - Revista EAA - Edição 58
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regionais
o diesel produzido no país, daí a ne- grande detalhamento do compor- tuição dos pneus por tipos e medidas
cessidade do desenvolvimento de um tamento dos vagões e dos trilhos. diferentes e a elevação da carroceria,
software que proporcione uma con- “Fico orgulhoso de ver que temos por exemplo. Os debates concluíram
dução mais equilibrada e promova toda essa tecnologia desenvolvida que precisamos de leis mais severas e
economia de combustível. A parceria aqui no Brasil. Isso é sinal de que es- legislações mais precisas, as existentes
com a universidade resultou no de- tamos desenvolvendo conhecimento estão ultrapassadas e podem nos dei-
senvolvimento de um programa que é em nosso país”, afirma Argemiro xar distantes do restante do mundo.
capaz de simular o comportamento de Costa, coordenador da Comissão Outra incongruência levantada foi
locomotivas atreladas a um comboio Técnica de Dinâmica Veicular da a forma da cobrança do Imposto Sobre
com três quilômetros de extensão, que SAE BRASIL. a Propriedade de Veículos Automoto-
já está sendo utilizado no treinamento As discussões também chegaram à res (IPVA). A política de que quanto
dos maquinistas da empresa. Para que questão do quanto o comportamento mais velho menor será o imposto para
se chegasse a esse nível de eficiência, do homem interfere na causa de um o veículo é totalmente contrária à ne-
foi feito um grande estudo via satélite acidente rodoviário. E isso não sig- cessidade de renovação de frota. Como
das ferrovias e da topografia do terre- nifica apenas realizar ultrapassagens pode um carro mais velho, que polui
no onde os comboios trafegam. erradas, não respeitar os limites de ve- mais, enguiça mais e dá mais gasto ao
Além desse trabalho, foi apresen- locidade ou mesmo de não fazer a ma- governo, pagar menos imposto? Tal-
tada uma tese de mestrado que apro- nutenção do veículo. Também entram vez isso devesse ser invertido, afinal,
fundou a modelagem matemática na nessa discussão as perigosas modifica- carro novo polui menos, enguiça me-
área ferroviária, desenvolvendo um ções que são feitas nos carros e podem nos e, consequentemente, custa menos
programa de simulação que permite causar acidentes, entre elas a substi- para o governo. n
Aspectos do evento que reuniu
mais de 130 participantes no
simpósio de sorocaba, sP.
Abaixo, renato mastrobuono,
diretor de desenvolvimento da
marcopolo-volare
Fotos ruy hiZAtyGu
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