Page 62 - Revista EAA - Edição 58
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regionais





           o diesel produzido no país, daí a ne-  grande detalhamento do compor-  tuição dos pneus por tipos e medidas
           cessidade do desenvolvimento de um   tamento dos vagões e dos trilhos.   diferentes e a elevação da carroceria,
           software que proporcione uma con-  “Fico orgulhoso de ver que temos   por exemplo. Os debates concluíram
           dução mais equilibrada e promova   toda essa tecnologia desenvolvida   que precisamos de leis mais severas e
           economia de combustível. A parceria   aqui no Brasil. Isso é sinal de que es-  legislações mais precisas, as existentes
           com a universidade resultou no de-  tamos desenvolvendo conhecimento   estão ultrapassadas e podem nos dei-
           senvolvimento de um programa que é   em nosso país”, afirma  Argemiro   xar distantes do restante do mundo.
           capaz de simular o comportamento de   Costa, coordenador da Comissão   Outra incongruência levantada foi
           locomotivas atreladas a um comboio   Técnica de Dinâmica Veicular da   a forma da cobrança do Imposto Sobre
           com três quilômetros de extensão, que   SAE BRASIL.                 a  Propriedade  de  Veículos  Automoto-
           já está sendo utilizado no treinamento   As discussões também chegaram à   res (IPVA). A política de que quanto
           dos maquinistas da empresa. Para que   questão do quanto o comportamento   mais velho menor será o imposto para
           se chegasse a esse nível de eficiência,   do homem interfere na causa de um   o veículo é totalmente contrária à ne-
           foi feito um grande estudo via satélite   acidente rodoviário. E isso não sig-  cessidade de renovação de frota. Como
           das ferrovias e da topografia do terre-  nifica apenas realizar ultrapassagens   pode um carro mais velho, que polui
           no onde os comboios trafegam.     erradas, não respeitar os limites de ve-  mais, enguiça mais e dá mais gasto ao
             Além desse trabalho, foi apresen-  locidade ou mesmo de não fazer a ma-  governo, pagar menos imposto? Tal-
           tada uma tese de mestrado que apro-  nutenção do veículo. Também entram   vez isso devesse ser invertido, afinal,
           fundou a modelagem matemática na   nessa discussão as perigosas modifica-  carro novo polui menos, enguiça me-
           área ferroviária, desenvolvendo um   ções que são feitas nos carros e podem   nos e, consequentemente, custa menos
           programa de simulação que permite   causar acidentes, entre elas a substi-  para o governo.       n

                                                                               Aspectos do evento que reuniu
                                                                               mais de 130 participantes no
                                                                               simpósio de sorocaba, sP.
                                                                               Abaixo, renato mastrobuono,
                                                                               diretor de desenvolvimento da
                                                                               marcopolo-volare


























                                                                                                                Fotos ruy hiZAtyGu






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