Page 57 - Revista EAA - Edição 58
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um belo exemplo de hardware! Cada manivela         os engenheiros da Chrysler admitem que a
           deste virabrequim especial em teste pela Chrysler   singular configuração de 3 válvulas por cilindro
           tem um pêndulo (contrapeso dinâmico) calculado     não é ideal em termos de fluxo dos gases
           para a frequência de operação da média do          de escapamento, mas ela foi necessária para
           ciclo do motor de 4 cilindros. o pêndulo pivota    acomodar os três furos para ignição e injeção.
           ligeiramente no plano de rotação do virabrequim.   note os tubos de ar secundários e as zonas
           testes mostraram redução significativa das vibrações   de esmagamento em torno do raio no lado
           de segunda ordem em várias faixas de rotação.      da admissão das câmaras de combustão. As
           uma vez provado dar certo, o conceito de pêndulo   cabeças dos pistões são essencialmente planas,
           absorvedor dispensará árvores contrarrotativas de   com recessos bem rasos e corte para a válvula
           balanceamento e suas perdas parasitas.             de escapamento.

           ge nisso (mapa de consumo específico   o consumo e a reduzir as perdas por bombeamento. Mas com a mistura diluída
           ao freio), de modo que estamos sempre   é difícil iniciar a ignição. Nessas condições, injetando uma pequena quantidade
           procurando ficar em torno das múlti-  (tipicamente até 2 mg/ciclo) de diesel na câmara de combustão antes que o pistão
           plas rotações que temos à mão.    chegue ao ponto-morto superior leva o diesel (com seu menor atraso de entrar em
             A tarefa do motor, afirmou, é fazer   ignição comparado com a gasolina) a ser o primeiro a fazê-lo.
           a ilha de consumo específico a maior   A estratégia DMP mostrou benefícios em redução de consumo em cargas
           possível. E o papel do câmbio é garan-  mais altas. Contudo, a faixa de carga é limitada “porque ela usa tanto a EGR
           tir que o motor fique no meio dessa   que o sistema de superalimentação perde eficiência. “Nesse ponto ela se torna um
           ilha “o maior tempo possível.”    desafio ao sistema”, disse Cowland. A DMP requer também que o veículo tenha
                                             um tanque de diesel. O desafio da Argonne no final do programa em 2013 é con-
           Promessas e desafios              seguir aumento e uma janela de operacionalidade ainda maiores, se quisermos ver
           do bicombustível                  tudo isso progredir,” comentou Cowland.
           Reese, que foi autor e coautor de pelo   Cowland e Reese estão confiantes de que o programa da Chrysler está no
           menos seis trabalhos técnicos da SAE   rumo certo para demonstrar a redução de 25% no consumo ao DOE, mas tra-
           cobrindo aspectos de combustão no   balho significativo, particularmente em controles e calibração, ainda existe antes
           motor, descreve a função DMP como   do prazo de abril. Várias soluções para se obter sensoriamento da combustão em
           “várias pequenas velas de ignição —   tempo real estão sendo estudadas. Conseguir bom desempenho nas partidas a frio
           como um sistema de ignição de alta   é outro problema a resolver, possivelmente usando injeção de ar secundária para
           energia que usa diesel”. Aumentando   superar a enorme massa térmica do sistema de turboalimentação de dois estágios
           as taxas de EGR num motor a gasolina   entre o motor e o catalisador.
           de ignição por centelha ajuda a abaixar   “Nada é de graça”, exclamou o realista Cowland, repercutindo todos os que
           a temperatura de combustão, a reduzir   estão trabalhando para levar o motor de combustão interna ao futuro.    n

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