Page 57 - Revista EAA - Edição 58
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um belo exemplo de hardware! Cada manivela os engenheiros da Chrysler admitem que a
deste virabrequim especial em teste pela Chrysler singular configuração de 3 válvulas por cilindro
tem um pêndulo (contrapeso dinâmico) calculado não é ideal em termos de fluxo dos gases
para a frequência de operação da média do de escapamento, mas ela foi necessária para
ciclo do motor de 4 cilindros. o pêndulo pivota acomodar os três furos para ignição e injeção.
ligeiramente no plano de rotação do virabrequim. note os tubos de ar secundários e as zonas
testes mostraram redução significativa das vibrações de esmagamento em torno do raio no lado
de segunda ordem em várias faixas de rotação. da admissão das câmaras de combustão. As
uma vez provado dar certo, o conceito de pêndulo cabeças dos pistões são essencialmente planas,
absorvedor dispensará árvores contrarrotativas de com recessos bem rasos e corte para a válvula
balanceamento e suas perdas parasitas. de escapamento.
ge nisso (mapa de consumo específico o consumo e a reduzir as perdas por bombeamento. Mas com a mistura diluída
ao freio), de modo que estamos sempre é difícil iniciar a ignição. Nessas condições, injetando uma pequena quantidade
procurando ficar em torno das múlti- (tipicamente até 2 mg/ciclo) de diesel na câmara de combustão antes que o pistão
plas rotações que temos à mão. chegue ao ponto-morto superior leva o diesel (com seu menor atraso de entrar em
A tarefa do motor, afirmou, é fazer ignição comparado com a gasolina) a ser o primeiro a fazê-lo.
a ilha de consumo específico a maior A estratégia DMP mostrou benefícios em redução de consumo em cargas
possível. E o papel do câmbio é garan- mais altas. Contudo, a faixa de carga é limitada “porque ela usa tanto a EGR
tir que o motor fique no meio dessa que o sistema de superalimentação perde eficiência. “Nesse ponto ela se torna um
ilha “o maior tempo possível.” desafio ao sistema”, disse Cowland. A DMP requer também que o veículo tenha
um tanque de diesel. O desafio da Argonne no final do programa em 2013 é con-
Promessas e desafios seguir aumento e uma janela de operacionalidade ainda maiores, se quisermos ver
do bicombustível tudo isso progredir,” comentou Cowland.
Reese, que foi autor e coautor de pelo Cowland e Reese estão confiantes de que o programa da Chrysler está no
menos seis trabalhos técnicos da SAE rumo certo para demonstrar a redução de 25% no consumo ao DOE, mas tra-
cobrindo aspectos de combustão no balho significativo, particularmente em controles e calibração, ainda existe antes
motor, descreve a função DMP como do prazo de abril. Várias soluções para se obter sensoriamento da combustão em
“várias pequenas velas de ignição — tempo real estão sendo estudadas. Conseguir bom desempenho nas partidas a frio
como um sistema de ignição de alta é outro problema a resolver, possivelmente usando injeção de ar secundária para
energia que usa diesel”. Aumentando superar a enorme massa térmica do sistema de turboalimentação de dois estágios
as taxas de EGR num motor a gasolina entre o motor e o catalisador.
de ignição por centelha ajuda a abaixar “Nada é de graça”, exclamou o realista Cowland, repercutindo todos os que
a temperatura de combustão, a reduzir estão trabalhando para levar o motor de combustão interna ao futuro. n
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