Page 59 - Revista EAA - Edição 58
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Novidades tecnológicas da competição
              Conectividade – as equipes investiram fortemente em
            sistemas de comunicação entre pilotos e os boxes.
              os times Corisco, da Politécnica de Pernambuco; mangue
            Baja 1, da Federal do Pernambuco, e a Piratas do vale-Bardahl,
            da engenharia de Guaratinguetá, desenvolveram recursos
            de telemetria. Por meio de sensores posicionados na pista,
            o sistema enviava informações do carro (temperatura do
            óleo, nível do fl uido de freio, velocidade, aceleração e espaço
            percorrido) em tempo real para o boxe.
              A Bajarara, do Centro universitário hermínio ometto, do
            interior de são Paulo, criou um sistema de comunicação
            por barramento de CAn que permitia ao carro enviar dados
            para a equipe enquanto estava na pista. As mensagens eram
            geradas por meio de uma rede de difusão (broadcast) com um   equipe mangue Baja 1, da universidade Federal do
            dispositivo central.                              Pernambuco, a grande vencedora da competição
              e a Zebu Baja, da universidade Federal do triângulo mineiro,
            criou um sistema de eletrônica de bordo que, por meio de um
            mostrador de leD incorporado ao protótipo e em tempo real,
            informava o piloto das condições do carro.
              Sustentabilidade – A preocupação com o meio ambiente
            também esteve presente. A equipe estreante Amazon Baja, da
            universidade Federal do Pará, usou compósito com fi bra de
            juta na carenagem do veículo; já a equipe mangue Baja 1 e 2,
            da universidade Federal de Pernambuco, investiu na fi bra de
            coco do compósito para a construção do painel do carro.
              os alunos da unicamp construíram amortecedores de
            plástico e a carenagem em compósito de fi bra de carbono, de
            vidro e de curauá, uma planta. A fi bra extraída de suas folhas é
            resistente, macia, leve e reciclável.
              Transmissão – o câmbio dos carros foi desenvolvido por
            boa parte dos participantes: Pantanal Baja ms, do Centro
            universitário Anhanguera, de Campo Grande – mato Grosso
            do sul; a Fei Baja 1 e Fei Baja 2, do Centro universitário da Fei, e   hora da comemoração. Pódio com os cinco
            a atual campeã, Baja uFmG, da universidade Federal de minas   melhores classifi cados
            Gerais foram algumas delas.                                                   um bom desempenho
              e a equipe da universidade Federal do espírito santo, vitória
            Baja, posicionou o motor longitudinalmente no chassi.                        na lama ajudou a somar
              Metalurgia do pó – os carros das equipes Fei Baja 1 e Fei                        pontos preciosos
            Baja 2 contaram com engrenagens produzidas pelo processo
            de sinterização, um sistema que reduz o tempo de fabricação,
            desperdício de material e de energia consumida.
              Eletrônica – o carro da mangue Baja 1, da Federal do
            Pernambuco, possui sistema híbrido para dar suporte à bateria.
            Para tanto, a equipe usou um conversor que transforma
            a energia térmica do motor em energia elétrica, ou seja,
            transforma calor em eletricidade, que é transferida para a
            bateria que alimenta o painel eletrônico do carro.
              A Bajampa, equipe do instituto Federal de educação da
            Paraíba, desenvolveu um acelerador sem cabo. Por meio de
            um sensor, a posição do pedal é enviada para uma central
            eletrônica que, ao receber a informação, aciona um motor
            elétrico (servo-motor) que abre ou fecha a borboleta de
            acordo com a posição do pedal, controlando a admissão de
            mistura ar-combustível para o motor.
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