Page 60 - Revista EAA - Edição 58
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regionais
seÇão são CArlos e PirACiCABA crescimento de 350% em 14 anos. O
sucesso comercial também trouxe a
Precisamos de carros sua parte indesejável, em que as esta-
tísticas de mortes em acidentes tam-
bém subiram, de sete mil para 17 mil
mais avançados no mesmo período. A aplicação do
ABS nas motocicletas se torna cada
vez mais necessária, principalmente
porque nos veículos de duas rodas a
o simpósio sAe brAsil mostram que houve redução de seus frenagem precisa ser muito precisa,
de dinâmicA veiculAr, acidentes viários em 60% desde que o mas existem motociclistas que des-
reAlizAdo em mArÇo, sistema de antitravamento de rodas se conhecem a tecnologia e outros que a
discutiu tecnologiAs que tornou obrigatório. acham dispensável.
possAm reduzir mortes Também foi abordada a segu- Os especialistas também abor-
em Acidentes de trânsito rança na frenagem das motocicletas. daram a questão da interação do ser
michelle raeder Atualmente, rodam nas vias brasilei- humano com a máquina. O tema
ras 18 milhões de motos; em 2000, Human-in-the-Loop analisa as reações
eram apenas quatro milhões, um do condutor em manobras de emer-
A conclusão do evento aponta para gência e suas reações interagindo com
maiores investimentos em tecnologias as tecnologias do veículo. “Loop” é um
de segurança, já que pesquisas mos- circuito fechado no qual a reação hu-
tram que as vítimas do trânsito em mana alimenta uma reação do veículo,
2012 lotariam nove dos 12 estádios que agirá de uma determinada forma.
que terão partidas da Copa do Mundo O Human-in-the-Loop coloca o ho-
de 2014. A obrigatoriedade do uso do mem nesse circuito.
ABS no Brasil é um fator importan- A aplicação da dinâmica veicular
te para a diminuição desses eventos, no setor ferroviário também foi dis-
uma vez que dados da União Europeia cutida durante o encontro. Especialis-
tas da área de automação e seguran-
ça – que atuam no desenvolvimento
de software em projetos de parceria
com a USP nas áreas de simuladores
de trens, Interfaces Homem-Máquina
(IHM) e sistemas embarcados – mos-
traram um software de simulação fer-
roviária desenvolvido em parceria com
a Poli USP e a Cia. Vale.
De acordo com as estatísticas, a
Vale consome cerca de 8% de todo
Acima, Gyorgy henyei, diretor
da seção regional são Carlos e
Piracicaba; abaixo,
vítor lippi, presidente do Parque
tecnológico de sorocaba e prefeito Fotos DivulGAÇão
da cidade de sorocaba, dando
boas-vindas aos participantes
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